Vida de sucesso e alta performance: Os hábitos do dia a dia de pessoas brilhantes (que não se aprendem na escola)

O trabalho sempre nos demanda muita energia. Só que, nestes últimos anos tecnológicos, passamos a estar sempre disponíveis para qualquer tarefa a qualquer momento, uma situação que nos deixa sobrecarregados e próximos do nosso limite.

Cerca de 40% das pessoas acorda e a primeira coisa que faz é ver os seus e-mails, para outros 40%, verificar e-mails é a última coisa que fazem à noite.

Como é possível nestes moldes levarmos uma vida de sucesso e alta performance se os nossos dias têm as mesmas 24 horas e a quantidade de informação disponível aumenta todos os dias?

Resposta: adquirindo mais conhecimento e sabendo como Viver Em Alta Performance!

Se desejas descobrir a resposta para teres uma vida de sucesso em alta performance, e queres aprender os hábitos do dia a dia de pessoas brilhantes (que não se aprendem na escola, mas sim com a experiência), continua a ler este artigo.


Alta Performance

Viver em Alta Performance, é teres uma vida plena, com saúde em todos os sentidos, relacionamentos sólidos e duradouros, mente afiada e visão de longo alcance dos factos, servindo um propósito de vida.

Para atingires a Alta Performance na vida tens que cuidar de pelo menos de 4 dimensões: físico, emocional, mental e intuicional(ou metafísico).

  1. o físico: no âmbito do material, boa forma física, consciência corporal, beleza;
  2. o emocional: directamente relacionado aos nossos relacionamentos interpessoais e à inteligência emocional;
  3. o mental: desenvolvendo o potencial da mente, aumentando a concentração, a lucidez, a consciência;
  4. o intuicional (ou metafísico): ampliando as nossas percepções e o alcance da visão.

Mas e o que dizer sobre uma vida de sucesso plena? A quem ela serve?


Vida de sucesso

Não é facto que, cada pessoa tem seu próprio conceito de sucesso? Que tal começarmos por avaliar as palavras “vida” e “sucesso” individualmente?

A vida é um conceito com numerosas faces. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre o nascimento e a morte de um organismo; a condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja… vivo. Metafisicamente, a vida é um processo constante de relacionamentos.

A definição informal de sucesso, tem a haver com ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; ou conseguir chegar ao fim de uma empreitada.

Sendo assim, definir uma vida de sucesso será olhares para a janela de tempo entre o nascimento e a morte e perceber o grau de êxito obtido. Se juntarmos a palavra alta performance, concluímos que o êxito para esse indivíduo (tanto tu, quanto eu) tem um significado mais amplo, pois abrange o êxito em 4 planos: físico, emocional, mental e metafísico.

Vamos dar o passo seguinte: Tu!

Como avalias a tua vida no sucesso e na alta performance? Responde a estas questões:

  1. Tens-te dado permissão para ser feliz?
  2. Como está a relação entre lazer, família e trabalho?
  3. Estás a viver o teu sonho ou o dos outros?
  4. O teu propósito de vida está alinhado com a pergunta nº2 e nº3?

As 4 respostas que obtiveres, permite-ão ter mais consciência do momento presente e quão alinhado ele está com o teu propósito pessoal. É o start-up!


 44848389 - happy friends in the park on a sunny day

Os maiores inimigos da alta performance

Assim como não saber gerir o volume avassalador de informação é um fator que não nos permite alcançar sucesso nos nossos dias, um dos maiores perigos atuais são as distrações na palma da nossa mão, os smartphones.

Hoje em dia, basta ter um smartphone para estares rapidamente conectado com os teus amigos de todo o mundo através do Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Tumblr, Google Plus, entre outras redes sociais.

Não há nada de errado em estar ligado. Desde que não seja no momento em que deverias estar a produzir, e quando isso ocorre é uma distração.

A grande questão é como evitar as distrações nos momentos de trabalho mas sem necessariamente deixares de fazer parte dos círculos sociais.

Soluções?

  1. Acede somente em horários pré-definidos;
  2. Usa um navegador diferente para aceder as redes sociais;
  3. Deixa os ícones das redes sociais dentro de pastas no teu smartphone.

Da mesma forma que falamos das redes sociais, também há outro inimigo público nº 1 ao virar da esquina: o Email!

Tens o vício por abrir emails? Verificas mais de 3x por dia?

Acredita que não estás sozinho neste problema, mas se é a primeira coisa que fazes ao acordar, então começa já a colocar em prática estas ações de salvação:

  1. Procura ver o email em horários (períodos) pré-definidos.
  2. Sai de listas que já não te interessam.
  3. Procura eliminar todos os emails, em menos de 24h.

Diminuindo os problemas criados por estas 2 equações da sociedade atual, as redes sociais e os emails, o smartphone deixa de ser novamente o centro da tua vida. Passas a ter novamente mais oportunidade de observar o teu propósito de vida.

Pronto para ter um dia em alta performance?


O dia a dia em alta performance

Há uma diferença muito grande entre viver em alta performance e aplicar técnicas de alta performance. É como compararmos tocar piano e ser um pianista.

O primeiro vai à escola de música, aprende umas notas , consegue extrair algumas melodias, paga e vai embora. O futuro pianista vai à escola, aprende, paga e volta para casa onde continua a treinar horas a fio para se aperfeiçoar. Vai a eventos, faz cursos, participa de corpo e alma e compromete-se. Faz disso o seu propósito de vida.

Tu podes ver a alta performance pelo mesmo prisma. Aplicar alguns dos hábitos de sucesso são o início da jornada, fazem-te sentir melhor e mais produtivo. Porém, se queres mesmo extrair o máximo de potencial e desenvolveres-te integralmente, pensa em ser o pianista. Aprofunda o tema da alta performance e faz disso o teu estilo de vida.

20 Práticas do dia a dia para Viver em Alta Performance (baseado nos ensinamentos da vida genial do Prof. DeRose e que não se aprendem na escola).

Muitos nomes brilhantes como DeRose, Mandela e outros nomes altamente criativos como Thomas Edison, são conhecidos pelas rotinas bastante rígidas e não somente durante o período de trabalho, mas ao longo de todo dia.

Ter um horário para acordar, para dormir, para te exercitares e para trabalhar ou ter momentos de lazer contribui para a melhor gestão do tempo.

Mais importante ainda é teres uma rotina matinal que pode fazer toda a diferença no teu desempenho ao longo do dia. Afinal, é a hora em que nosso nível de energia está mais elevado, principalmente após uma revigorante noite de sono, certo?

Dos 20 hábitos que te vou revelar, mais de metade são até à hora do almoço.

1 - Acordar

A hora ideal para acordares é antes das 4 para que após o despertar correto, a primeira meditação e o banho matinal possas fazer a tua prática de DeROSE Method (hábito nº 7).

Mas como conseguires despertar a essa hora? Como não perderes a vida social? A resposta vem na criatividade e na disciplina. Podes ler dicas complementares no artigo Acordar Cedo e Ser Uma Pessoa Matinal com 21.2 Dicas.

Confesso-te que este é para mim o maior desafio desde sempre… estou no processo há alguns anos… e melhorando. Estamos juntos!

2 - A primeira meditação

A primeira coisa do dia deve ser a meditação, mesmo que curta.

Senta-te numa posição confortável e no início procura recordar-te dos sonhos. No início serão lembranças nebulosas. Depois, com o treino regular passam a ser imagens mais e mais claras, até que se torna possível lembrar desde quando te deitaste, até ao acordar. Tenta compreender os simbolismos dos teus sonhos.

Terminado o exercício de recordação da fase do sono, pratica a meditação durante um mínimo de 3 minutos, uma média de 20 minutos e um máximo de 30 minutos. Se estiveres sem tempo, medita um minuto, mas não deixes de fazer o teu exercício. Complementa a meditação com as 19 dicas para a meditação (a nº 15 é a que mais gosto).

3 - Identificação com o teu professor, mentor ou mestre

Como qualquer eterno aluno, todos nós devemos ter um professor, mentor ou mestre para nos ensinar. Não é comum no atual mundo ocidental, mas essa tradição observamos naturalmente nas escolas de artes marciais e nas escolas ortodoxas iniciáticas.

O papel do professor é um dos mais importantes na sociedade e no desenvolvimento de cada um de nós em qualquer fase da vida. Infelizmente, o que observamos actualmente, é a desvalorização desta profissão tão nobre e tão importante na arquitectura de qualquer nação.

Para Viver Em Alta Performance e por mais autodidata que sejas, precisas de ter um professor que te ensine, oriente e corrija. Por isso, se não tens está na hora de o encontrares.

Ao sentares-te para meditar, visualiza o rosto do teu professor, mentor ou Mestre e dá-lhe bom dia. Como pela Lei de Causa e Efeito, nada pode ser recebido sem que antes se ofereça algo de igual intensidade.

Mentaliza que do teu coração partem feixes de luz dourada, transmitindo energia, saúde, amor, carinho, estabelecendo uma conexão de lealdade e fidelidade com o teu preceptor.

Mentalmente pede-lhe uma benção para o dia que se inicia. Visualiza que ele pousa a mão direita sobre a tua cabeça. Sente o calor da força que te é transmitida. Então, concentra-te em algo que queres realizar nesse dia. Se a intenção enviada foi sincera e vigorosa, a mentalização realizar-se-á na proporção direta.

4 - Limpeza corporal

Ensinar a alguém a escovar os dentes é algo que parece patético nos dias de hoje, mas eu sempre que vou ao meu dentista (de 6 em 6 meses rotineiramente), levo uma lição de 8 minutos sobre como escovar bem os dentes e usar a fita dental. SEMPRE!

Utiliza uma escova macia, executa movimentos longitudinais e massageia carinhosamente as gengivas e no final lava a língua. A pasta dentífrica é menos importante que a escovagem.

Como medida preventiva, faz o rodízio de marcas, uma regra geral que deve ser adoptada como norma na vida, aplicada a quase tudo: água mineral, tipo de panelas (ferro, vidro, aço, cerâmica, pedra, ágata), ervas para chá (infusão) etc. A finalidade disso é evitar a saturação de alguns elementos em detrimento de outros.

Se já controlas a musculatura abdominal faz algumas séries de contrações para massagear e tonificar os orgãos dessa região.

5 - Evacuação intestinal

Educa o teu organismo para que evacue o número de vezes igual ao das refeições que fizer. A primeira excreção deve ser pela manhã, antes da tua prática do DeROSE Method.

Evita papel higiénico. É anti-higiénico e agride a mucosa do ânus podendo causar problemas mais tarde. Sempre que poderes faz a higiene com água e sabão neutro.

Se os teus intestinos são preguiçosos e só funcionam uma vez por dia, ou menos que isso, acrescenta fibras na tua alimentação: frutas, hortaliças e legumes é suficiente.

6 - Banho matinal

A água é um elemento purificador, não apenas do corpo. Nunca experimentaste a sensação de revigoramento quando estavas fatigado após um bom duche?

Um bom momento para tomar o primeiro banho do dia é ao levantar-se, antes da série regular do DeROSE Method (não se deve tomar banho depois da prática). No caso de mais de um banho no mesmo dia, procura usar o sabonete só uma vez. Mesmo para essa vez, escolhe um sabonete tão neutro quanto possível. Se tiveres cabelos curtos, lava-os todos os dias. Compridos, sempre que puderes. Massageia o couro cabeludo.

No final, uma chuveirada fria, mesmo no inverno. Se for sacrifício, vai-te habituando aos poucos, cada dia uma parte do corpo. Além dos benefícios para a circulação, para a pele, para os cabelos, para os músculos, ajudando a reduzir flacidez, ainda constitui treino de superação, visando o fortalecimento da mente.

Um segredo para aguentares melhor a mudança térmica é fazeres uma inspiração profunda e suster a respiração enquanto te passas pela água fria. Começas a retirar normalmente quando sentires que já passou a sensação desagradável.

7 - DeROSE Method

Se for possível, pratica durante uma hora, com a orientação do CD de Prática Básica (Série Protótipo do DeROSE Method). Caso contrário, reduz o tempo de cada parte. É mesmo possível reduzires em apenas 8 minutos, e pode ser bastante forte.

O importante é criares o ritmo da prática diária.

8 - Pequeno almoço

O que comes é muito importante para manter a tua energia alta durante o dia. Ao contrário do senso comum, existem gorduras boas que mantêm a tua reserva de energia alta por várias horas.

A gordura boa atua como uma tora de madeira que pega fogo aos poucos, enquanto hidrato de carbono atuam como um graveto que pega fogo rapidamente.

É por esse motivo que um pequeno almoço com manteiga e óleo de côco ajudam na concentração para as primeiras e importantes horas do dia.

Pela manhã é a hora ideal para ingerir complementos alimentares como ginseng, guaraná (quando estritamente necessário), berberina, ginkgo biloba, ashwagandha, bacopa monnieri, schizandra etc.

e0b8e345-c34e-4b28-bfa7-bb58d270965d

9 - Iniciar um belo dia de trabalho

Não deixe nada para depois. Quando tiveres uma ideia, escreve. Anda sempre com um livro, papel e caneta. Não tomes cafezinhos.

Quem vive em Alta Performance consegue cativar as pessoas e dar-se bem com todos, até com o colega invejoso e mal-educado. O truque é: cordialidade distante.

Ajuda os outros. Não sejas egoísta. Todos notam. Uma pessoa prestativa não está a ser ingénua nem explorada. Ela está a colecionar créditos junto à comunidade.

No meio do teu expediente, recarrega as tuas baterias fazendo exercícios respiratórios discretos enquanto trabalhas. Senta-te sempre com as costas eretas. Mantém o bom humor. Sorri para todos.

No almoço, come pouco. Assim evitas a sonolência e a queda de produtividade da parte da tarde.

Chega mais cedo e sai mais tarde. Não cumpras horários mínimos. Quem faz isso é subalterno. Os teus superiores percebem (mesmo quando parecem não perceber) e, na primeira oportunidade, o teu valor será reconhecido.

10 - Treino de auto-superação

Nós que adotamos um lifestyle de Viver em Alta Performance, temos uma prioridade no nosso esforço pelo aprimoramento: é o cultivo das boas relações entre os seres humanos.

Sem compreensão, não existe evolução. Não se admite que quem quer viver um lifestyle de Alta Performance, não consiga superar uma emoção para evitar desentendimentos com alguém.

Com o pretexto da franqueza ou da autenticidade muita gente faz grosserias, o que magoa quem está envolvido no mal-entendido e também quem não está. Amizades promissoras são rompidas para sempre. Fecundas carreiras profissionais são destruídas. Enormes prejuízos morais e financeiros são contabilizados por causa de uma palavra ou fisionomia que poderia ter sido perfeitamente evitada.

Emoções pesadas sujam mais o organismo do que fumar, beber e comer animais defuntos. Não adianta praticar DeROSE Method, meditação, respiratórios, se tu não souberes relacionar-te bem com as outras pessoas. Lapida o teu ego, educa o teu emocional, reprograma a tua mente.

Tu e eu não somos pessoas vulgares e toscas, que habitualmente respondem com crueza a qualquer atitude que não as agrade, gerando, com isso, um mal-entendido atrás do outro, certo?

11 - Treino dos hemisférios cerebrais

Este é despretensioso exercício de desenvolvimento de aptidões. Consiste em adestrares a mão esquerda e a direita de forma similar, executando todas as tarefas, tais como comer, escrever etc., nos dias ímpares, com uma e nos dias pares, com a outra.

Recentemente descobriu-se que esse simples treino consistia numa poderosa estimulação neurológica dos hemisférios cerebrais.

12 - Almoço

Para quem quer Viver Em Alta performance, recomendo-te a eliminares as carnes de qualquer tipo (em alguns aspectos as carnes brancas são piores), o álcool até socialmente, o fumo de qualquer substância e as drogas, a menos que sejam usadas como medicamento prescrito por um médico.

Uma alimentação biológica aconselha-te a reduzir o açúcar, o sal, os fritos, o café, os refinados, as conservas, os refrigerantes e os excessos. Água, só mineral, até para chá e para fazer comida. Mas é necessário fazer rodízio de marcas e procedências.

Essa regra não é só para a água, mas para tudo na vida. Fora com as panelas de alumínio: substitui-as por outras de vidro, de aço e de outros materiais. Evita o teflon.

É conveniente adotares os integrais, mais fibras, mais legumes, cereais, hortaliças, raízes, frutas, mel, maior proporção de alimentos crus (desde que bem lavados e esterilizados em saladeiras revestidas com prata coloidal ou, na sua falta, em salmoura e sumo de limão).

Frugalidade e muita mastigação são sempre enfatizadas. Contudo, evita rotular-te de vegetariano. Isso não esclarece as pessoas e só causa polémicas desnecessárias. Se quiseres, diz, singelamente, que não gostas de carnes.

13 - Jantar

De manhã come como um rei, durante o dia como um príncipe e à noite como um mendigo.

Que tal jantar só frutas até às 19h?

Ajuda a dormir melhor, dormir menos, evita ressonares, reduz o mau-hálito matinal... e emagrece!

14 - Jejum

O melhor jejum é o curto e frequente: 36 horas, uma vez por semana, bebendo muita água mineral. Um dia antes, alimentação comedida, laxante natural (como uma infusão laxativa, ou caroços de mamão, ou água de ameixa deixada de molho durante a noite e bebida pela manhã), e um clister. Para terminar, frutas doces como mamão ou manga, antes de ingerires alimentos mais pesados.

Jejuns longos agridem demais o corpo, consomem massa muscular e podem comprometer a saúde.

Leste os 9 benefícios do jejum intermitente para viver em alta performance? Quando quiseres aprofundar este capítulo, dedica algum tempo na sua leitura.

15 - Leitura diária

Resiste heroicamente à tentação de ler qualquer coisa, só por tratar-se de auto-desenvolvimento ou de alguma matéria supostamente semelhante. Melhor é releres várias vezes um bom livro do que ler vários livros novos que sejam contra-indicados.

O estudo, para ser eficiente, tem que ser diário. Se tens tem tempo, o ideal é destinares um período do dia para sentares-te quieto e ler sem sem ser interrompido durante algumas horas. Se não tens tempo, a solução é carregares o livro, papel e lápis para onde quer que vás.

Gosta de usar livros em formato digital? Eu uso diariamente o meu Kindle.

Não leias sem ter papel onde fazer anotações para anotar as passagens mais importantes.

16 - Sexualidade

A sexualidade melhora o rendimento e a canalização da energia para a produtividade no trabalho, nos estudos, no desporto, na arte e, principalmente no desenvolvimento interior.

Devem-se evitar movimentos rápidos e atitudes grosseiras. O amor precisa ser uma obra de arte, de poesia e estética. Muito carinho é a lei.

17 - Corrente macrocósmica

Todos os dias entre dez para as nove e nove e dez da noite, ocorre uma corrente universal fortíssima, denominada Corrente Macrocósmica. Ela obedece aos fusos horários e horas locais de forma a dar a volta no planeta continuamente no mesmo sentido do Sol, portanto, do Oriente para o Ocidente.

Para participares, basta isolares-te das dez para as nove até as nove e dez da noite. Durante os primeiros dez minutos envie energia para a primeira vaga da corrente, aquela que a carrega de força. Nos dez minutos seguintes, mantém-te em estado de receptividade, concentrando-te nas coisas mais importantes que desejas ver realizadas. Se fores merecedor o teu desejo será realizado.

18 - Meditação da noite

Antes de te deitares, pratica qualquer técnica de meditação durante um mínimo de três, uma média de 20 e um máximo de 30 minutos. Se estiveres sem tempo, medita um minuto, mas não deixes de fazer o teu exercício.

Pode usar o grau de meditação imaginando formas e símbolos. Podes selecionar praticamente qualquer imagem que não seja demasiadamente complexa e com a qual tenhas laços de afinidade.

Pode ser uma chama, uma flor, um símbolo, um rosto de alguém que tenha um significado especial. Caso desejes aprofundar empatia com o teu Preceptor, utiliza o rosto dele como objeto de concentração e identificação.

No final da meditação, condiciona-te mentalmente no sentido de que o teu corpo adormeça e descanse bem, mas que a tua consciência permaneça cada vez mais acordada e lúcida durante o sono, para que participes conscientemente, possas tomar decisões e assimilar os ensinamentos que surgirem nesse período de mergulho no psiquismo.

Com o passar do tempo vais poder desenvolver a capacidade de manter a lucidez ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive durante o sono. Um setor do cérebro dorme e outro observa o que aflui das áreas subjetivas da consciência.

19 - Adormecer

Procura elevar os pés da cama, de forma a dormires com a cabeça mais baixa e as pernas mais altas. Como sempre, recomendo-te que o faças progressiva e cautelosamente. Se tiver problemas cardíacos, hipertensão ou outra enfermidade sê ainda mais prudente e consulta o teu médico.

A elevação dos pés pode ser obtida por vários meios simples e económicos. Um deles é colocar pequenas tábuas mandadas cortar em tamanho idêntico para ir acrescentando uma a uma, aos poucos, elevando os pés da cama de meio em meio centímetro, até que alcances uma inclinação racional.

Foge dos exageros como o diabo da cruz.

Se podes gastar um pouco mais, já existem camas com estrados inclináveis onde consegues colocar a posição que bem entenderes.

O teu quarto de dormir deve ser limpo e mantido arejado, mesmo nas noites frias. Se o frio for muito, cobre-te com boas mantas e edredons, mas procura não usar pijamas nem roupa alguma.

20 - Estar fisicamente com o professor, mentor ou Mestre

A proximidade física do professor é indispensável. É como ires ao cinema, compartilhares as emoções com os demais ao invés de assistires o filme sozinho em casa.

Não fiques só. Compartilha esta maravilhosa maneira de viver.

Esta rotina foi baseada na obra mais emblemática do Prof. DeRose, oTRATADO. É uma enciclopédia que podes encontrar facilmente em Portugal e no Brasil.


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola para fazermos uma sessão de life coachingsobre viver em alta performance.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

 Cirilo Derose life coach

Cirilo
Derose life coach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Fontes de referência