19 dicas para meditação (a nº 15 é a que mais gosto)

meditacao-mindfulness-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Uma profunda meditação vale mais do que mil palavras. - Textos Judaicos

Tu sabes porque é que a meditação é tão falada e venerada?

Este será para ti o guia completo para começares a acreditar no poder incrível da meditação e como ela te pode levar a viver em alta performance… acompanha-me na leitura.

No meio desta loucura da sociedade moderna, a meditação é a ferramenta gratuita mais eficaz para combater o stress e melhorar a qualidade de vida.

A 1ª pergunta que se deve fazer é: Tu sabes o que é meditar? Ao contrário do que a maioria pensa, meditar é diferente de pensar… é exatamente não pensar!

É assim há mais de 5000 anos e apesar de ter origem no Oriente, a meditação tem cada vez mais adeptos em todo o mundo Ocidental. Muitos estudos científicos sobre a meditação estão a ser realizados e os resultados, até agora, continuam a ser maravilhosos.

As pesquisas mostram que a meditação alivia a dor, aumenta a nossa capacidade de atenção, melhora nosso sistema imunológico e produz uma grande conexão entre o corpo e a mente (mais do que a dança).

O poder incrível da meditação

A meditação traz o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, o que promove a regeneração celular. A mente torna-se mais jovem e com a prática regular da meditação, conseguirás:

1. Aumentar a produção de seratonina, melhorando o humor e o comportamento;
  2. Melhorar o sistema imunológico.
  3. Diminuir a ansiedade;
  4. Aumentar a estabilidade emocional;
  5. Aumentar a criatividade;
  6. Aumentar a alegria;
  7. Desenvolver a intuição;
  8. Ganhar mais clareza na mente;
  9. Aguçar a mente através do ganho de foco;
  10. Começar a ver cada vez mais o lado positivo da vida.

Rebecca Gladding, MD explica num artigo publicado na Psychology Today, como o cérebro funciona melhor com a meditação, e os efeitos positivos que tem sobre ele, quanto mais tu meditares. Este artigo, complementa a Anatomia de Uma Mente Perfeita.

Basicamente, Gladding explica como o cérebro pode ser moldado e que, para manteres os seus benefícios, deves continuar a meditar, porque “o cérebro pode facilmente voltar aos seus velhos hábitos, se não estás vigilante.”

Numa outra pesquisa sobre meditação, Catherine Kerr, neurocientista do Martinos Center for Biomedical Imaginge do Centro de Pesquisa Osher, descobriu que aqueles que praticam a meditação podem ajustar melhor as suas ondas mentais. Eles podem seguir os rastro das distrações e aumentar a produtividade mais rapidamente do que aqueles que não meditam.

Menos distrações dá espaço para o cérebro integrar novas informações. Esta ligeira mudança no ajuste do cérebro pode ajudar dramaticamente na recuperação da memória e na incorporação de novos factos.

Estás a procurar mais energia, mais saúde, mais concentração, relacionamentos positivos e satisfação na vida? Queres gerir melhor o stress?

Tu podes aproveitar todos esses resultados e muito mais com a meditação.

Vê este video:

19 dicas para começares a meditar em alta performance

As dicas que te vou revelar, têm um objetivo: ajudarem-te a a começar a meditar e a não desistir. Não tens de as implementar de uma só vez, sê gradual e vai testando algumas. Depois voltas a este artigo e aplica mais 1 ou 2.

1. Treina por apenas 3 minutos;
  2. Torna-a na primeira coisa da manhã;
  3. Não te deixes levar pelo como… simplesmente faz;
  4. Encontra uma posição confortável;
  5. Mantém os olhos fechados;
  6. Coloca um sorriso nos lábios;
  7. Descontrai a testa;
  8. Começa com contagens cíclicas de 10 ciclos respiratórios;
  9. Deixa a mente flutuar nos primeiros momentos;
  10. Não te preocupes em demasia com o que podes estar a fazer de errado;
  11. Concentra-te no som da tua respiração;
  12. Habitua-te a ouvir o teu corpo e a conheceres-te melhor;
  13. Prolonga cada vez mais os momentos de concentração na respiração;
  14. Cria um compromisso diário;
  15. Podes meditar em qualquer lugar;
  16. Podes meditar sozinho ou acompanhado;
  17. Partilha as tuas experiências com um amigo;
  18. Mantém um registo diário escrito das experiências e ideias que surgirem;
  19. Procura uma comunidade, uma escola do DeROSE Method, uma turma; um professor.

A meditação nem sempre é fácil e pacífica, mas tem verdadeiros resultados realmente incríveis. Hoje podes começar e depois continuar até ao resto da tua vida.

A prática leva à perfeição. A consistência é mais importante do que a quantidade. Meditar por 3 minutos a cada dia vai recompensar-te com muito mais benefícios do que meditar durante duas horas, um dia por semana.

Uma vez integrada na rotina diária, a meditação torna-se a melhor parte do teu dia!

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola . Contacta-me para fazermos uma sessão de life coach e assim conquistares as tuas metas.

Toca a aplicar esta técnica!

A meditação é como uma semente. Quando a cultivas com amor, ela desperta. Da mesma forma, a árvore da consciência que está dentro de ti precisa ser nutrida com técnicas de meditação.

CIRILO