Acordar cedo e ser uma pessoa matinal com 21.2 dicas

Acordar cedo e ser uma pessoa matinal com 21.2 dicas

ZZZZZzzzzz… Tiquetaque, tiquetaque, tiquetaque…. e… e… surge um infinito triiiimmmmmmmmmmmmm, logo seguido de um estrondoso SMASH! Paft! Plaft!

Mas o que é que aconteceu?

Das duas uma, ou acabaste de destruir o teu despertador ou acabaste de levar umas bofetadas da tua consciência para ganhares juízo e voltar a dormir.

Acordar cedo é um problema? Já tentaste e até conseguiste durante algum tempo ser uma pessoa matinal?

Eu já fui assim. Cada manhã era um verdadeiro desafio titânico, mas após muito testar, encontrei 21.2 dicas. Colocadas em prática permitem-me acordar cedo, bem disposto e com energia para viver intensamente a vida que escolhi.

Um método gradual

A melhor forma para mudares a hora a que acordas é aplicando um método gradual: 10 a 15 minutos mais cedo durante 2 a 4 dias até te habituares ao novo horário. O processo repete-se até chegares à hora pretendida.

Pode parecer lento, mas a experiência sempre me mostrou que mudanças bruscas me levaram a desistir. Por não conseguir adaptar as restantes rotinas do dia eficazmente, mais tarde ou mais cedo necessito de compensar o sono perdido.

Os padrões de sono são difíceis de mudar, e por isso um método gradual resulta melhor. Isto também é verdade para os hábitos alimentares, exercício físico, sistemas de organização e muitos mais.


As 21.2 dicas para acordar cedo

O próximo passo é a ação. Acordar 10 a 15 minutos mais cedo exige muita força de vontade. A boa notícia é que com estas 21.2 dicas tudo se torna mais fácil e se calhar uma ou duas delas já colocas em prática.

Aqui vai como conseguirás:

  1. deita-te cedo
  2. faz do teu quarto um local apenas para dormir
  3. ajusta a temperatura para os 22 graus
  4. prepara o teu quarto para a maior escuridão e silêncio possíveis
  5. reduz as luzes 1 hora antes de adormeceres
  6. programa-te mentalmente para a hora a que te vais levantar
  7. come pouco à noite
  8. bebe um copo de água antes de ir dormir
  9. não tomes bebidas cafeinadas depois das 15h
  10. desliga o smartphone à noite
  11. não leves o computador para o quarto
  12. lê um livro ou revista antes de dormir (30 minutos)
  13. ouve música clássica à noite
  14. faz um exercício de relaxamento antes de deitar
  15. acorda todos os dias à mesma hora, incluindo ao fim de semana
  16. não uses o snooze
  17. coloca o despertador bem distante, se possível noutra divisão da casa
  18. ajusta o despertador para 15 minutos mais cedo que o habitual
  19. programa tempo suficiente para dormires bem
  20. faz parte do clube 5am
  21. deita-te motivado:
  • 21.1 escreve num papel 3 ações que fizeste durante o teu dia
  • 21.2 escreve num papel 3 ações que vais fazer pela manhã

O que fazer depois de acordar

O que fazer depois de acordar

O principal passo é acordar os sentidos. Como?

  1. acender as luzes
  2. beber um copo de água fresca
  3. ouvir música
  4. preparar o café
  5. um bom banho (eu uso o de água fria)

Se possível apanha Sol

A libertação da vitamina D (que é na realidade uma hormona) é essencial. Ela é uma das que mais efeitos benéficos promove para o bom funcionamento do organismo humano.

Exercita o corpo e a mente com 3 técnicas

  1. meditação de 5 a 20 minutos (relê o artigo das 10 práticas que te vão deixar mais inteligente)
  2. prática de DeROSE Method
  3. caminhada

Problemas comuns

Acordar super cansado

Se tens acordado cedo mas sentes-te demasiado cansado, é perfeitamente normal. Bebe um copo de água fresca, caminha pela casa, faz um exercício de respiração para oxigenar o cérebro e prepara uma boa caneca de café ou chá verde. Procura ser mais gradual na mudança de horário e volta a mudar a hora de despertar quando começares a acordar bem disposto.

Falhares horários do casal

É muito importante manter momentos do casal e fortalecer a relação com atividades em comum. O ideal será conseguirem acordar em simultâneo, mas sendo um problema, pelo menos tenta a meditação ou tomarem o café juntos. Na pior das hipóteses, acorda somente 30 minutos mais cedo do habitual.

Não seres uma pessoa matinal

Eu tentei muitas vezes ser matinal mas sem sucesso porque não o fazia de forma correta. Esse costuma ser um problema muito comum e por isso é tão importante o método gradual. Não quer dizer que não sejas uma pessoa matinal, mas obrigar a acordar mais cedo 1 a 2 horas é muito violento e provoca desgaste. Eu tenho muitos amigos que preferem trabalhar de noite, mas é uma opção tal como a de acordar cedo. Não existe o que está mais certo ou errado, mas sim o que preferes. A minha intenção é de apenas partilhar a minha experiência e com dicas facilitar as escolhas.

E as crianças?

O que fazer com crianças que não nos deixam ter uma noite completa? Como a minha experiência é nula nesse aspeto, e é apenas baseada no que ouço dos meus alunos, aconselho-te a usar o bom senso. Entretanto, depois da publicação deste artigo, já recebi várias dicas de pais. Aqui vai uma delas:

Para quem tem crianças uma dica pode ser deitar-se à mesma hora que os filhos e acordar mais cedo.

Tal como a vida em casal, tens de priorizar os laços da família. Se ainda não for o momento de teres uma hora regular para acordar, vai treinando as outras 20.2 dicas.


Vantagens em acordar cedo

Vantagens em acordar cedo

Vantagem psicológica

A vantagem psicóloga já por si é mais do que suficiente para acordar cedo. Quando acordas e sabes que 99% das pessoas estão a dormir, começas o dia com vantagem e a tua força de vontade atinge o nível máximo. Quantos dias acordas com a sensação que já estás em atraso? Pois bem, ao acordar cedo estás a ganhar antecipação. Resolves o problema de começares com o pé esquerdo.

Começar o dia preparado

Não é apenas começares o dia cedo mas teres um ritual matinal que te confere confiança para estares claro das tuas prioridades e bem psicologicamente, fisicamente e energeticamemte. É uma dupla vantagem: começar cedo e começares preparado.

Aproveitar melhor a paz e o silêncio

Acordar cedo permite-te desfrutar do silêncio do ambiente mas também da quietude da tua mente. Mal acordas, ela está clara e livre do turbilhão habitual de pensamentos. Quanto mais aproveitares esse estado mental, mais produtividade e insights consegues obter. Num momento em que vivemos e em que tudo está mais acelerado, dinâmico e imediatista acredita que estes momentos de manhã são muito valiosos.

Quais são as tuas dicas para acordar cedo?

Deixa um comentário logo abaixo sobre o que mais gostaste, ou sobre alguma dica extra que desejas partilhar ou até mesmo alguma crítica sobre o que escrevi.

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para criares um compromisso contigo mesmo. Usauma das dicas para acordar. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer. Vive Em Alta Performance!

Fontes de inspiração

http://boost-fit.com/how-to-wake-up-early-to-workout/ http://mude.nu/dicas-para-acordar-cedo/ https://biosom.com.br/blog/bem-estar/10-dicas-para-acordar-com-disposicao/ https://zenhabits.net/early/ http://tudopelaarte.com/7-motivos-pra-acordar-5-da-manha/ http://pt.wikihow.com/Acordar-Cedo https://ecommercedesucesso.com.br/5am-club/

Até à próxima semana!

Abraço do Cirilo