Hábitos para estudar e aprender com sucesso em qualquer escola ou faculdade

habitos-estudar-sucesso-escola-faculdade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Sabes aquele dia em que precisas de estudar, mas alguma coisa dentro de ti impede-te de estares concentrado e acabas por adiar os estudos? Se já passaste por esta situação já sabes então o que é procrastinar.

Procrastinar é um mal mais comum do que imaginas e teres hábitos de Alta Performance para estudar e aprender no teu dia, fazem com que otimizes cada vez melhor o teu tempo e obtenhas melhores resultados quando estudas.

Deixar para depois é uma prática tão comum que existem programas e plugins de computador que te protegem da tua própria procrastinação. Eles podem bloquear redes sociais como o Facebook, YouTube, ou até mesmo cortar todo o acesso à internet por tempo determinado, como o Cold Turkey, Self Control ou Stay Focusd.

É importante identificares qual o motivo que te faz deixar o momento de estudar para depois.

Para conseguires estudar e aprender com sucesso em qualquer escola ou faculdade, lê os 3 tópicos da publicação de hoje:

1 - Como desenvolveres o hábito de estudar

2 - Como organizares o tempo

3 - Hábitos para estudares e aprenderes com mais sucesso

Pronto para desenvolveres o hábito de estudar?

habitos-estudar-sucesso-escola-faculdade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Como desenvolveres o hábito de estudar

Um hábito pode ser definido como um comportamento que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.

Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está a procurar maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar todas as ROTINAS em HÁBITOS. Dessa forma o cérebro torna-se mais eficiente e otimiza os seus recursos.

Pensa em quantas ações realizas e nem sequer pensas nelas: escovar os dentes, conduzir ou executar tarefas complicadas no trabalho…

Qualquer ROTINA pode-se tornar um HÁBITO, ou seja, tudo o que executas repetidamente. Um dos problemas que surge é que podes desenvolver um bom hábito ou um mau hábito.

  • Bons hábitos são aqueles que tornam a tua vida mais produtiva ou saudável sem prejudicá-la, por exemplo, o hábito de estudar todos os dias , meditares 3 minutos diários ou de exercitares-te;
  • Maus Hábitos são aqueles que te prejudicam, por exemplo, o hábito de ficares 3 horas por dia nas redes sociais ou navegar sem rumo na internet, ou de a 1ª coisa do teu dia é ver os emails.

Caso tenhas interesse no tema sobre hábitos, recomendo-te a leitura do livro O poder do Hábito (versão inglesa do Kindle) de Charles Duhigg, é o melhor que podes encontrar.

E o hábito de estudar? Como o vais desenvolver?


Lembra-te em 1º lugar que tu não vais aprender tudo o que precisas de saber da noite para o dia, as coisas acontecem com o tempo, pouco a pouco.

Um hábito de estudo eficaz possui 3 estágios, a âncora, a rotina e a recompensa:

1 - Âncora: É um tipo de estimulo que faz com que o teu cérebro entre no automático. É a âncora que também define o tipo de hábito a ser usado.

2 - Rotina: É a ação que tu executas repetidamente. Esta ação pode ser física, emocional ou mental .

3 - Recompensa: É o que ajuda o teu cérebro a definir se um hábito deve ser memorizado ou não.

Vamos partir para a ação?

Primeiro precisas identificar como está a tua rotina. Como estão os teus horários e atividades todos os dias. Além do mesmo horário, também é necessário o mesmo local.

Um mesmo local reforça os teus hábitos de estudos, e o teu cérebro percebe que estás a executar a mesma tarefa num local seguro, ajudando a reforçar o hábito. Já tendo definido o teu horário e local de estudos, agora podes desenvolver o teu hábito de estudos poderoso.

Chegou o momento de definires quanto tempo de estudo.

 47505593 - time management concept young woman with sand clock sign sticker on her forehead

Como organizares o tempo

Começa a estudar devagar e progride com o tempo. Começar um hábito exige tempo, e para isso é preciso paciência.

Precisas estudar todos os dias para conseguir manter o hábito de estudar, por isso a minha recomendação é que comeces com uma sessão de estudos de apenas 20 minutos. Vai aumentando 10 minutos de estudo por dia.

Seguindo esta rotina, até ao final do mês estarás a estudar umas 5 horas por dia. No início começas com leituras leves e apenas uma matéria de estudo mas com o tempo podes chegar ao estudo de 5 temas diferentes.

Deves começar com pouco para que o teu cérebro e organismo se acostumem com o estudo. Essa é a melhor forma de começares a estudar e desenvolveres um hábito de estudo sólido.

Queres agora saber quais os hábitos que deves desenvolver? Vamos agora falar sobre eles. Acompanha-me!


Hábitos para estudares e aprenderes com mais sucesso

Define a tua âncora

Uma âncora deve acontecer logo no primeiro momento, quando acordas. A primeira coisa que vais fazes durante o dia é a tua âncora, e assim ela já informa o teu cérebro das coisas que poderão acontecer e de que maneira ele deverá lidar com elas, o seu hábito.

Atenção: deves manter as mesmas ações todos os dias, para que o teu cérebro identifique o hábito.

Apenas 2 exercícios são essenciais para que desenvolvas um hábito de estudos perfeito, eles devem ser executados antes de dormir e na hora de acordar. Fazer antes de dormir e ao acordar é importante, pois é o momento em que o teu cérebro está a trabalhar com ondas capazes de influenciar o teu inconsciente.

Exercício antes de dormir

Todas as noites antes de dormires pensa nos teus objetivos. O porquê de estares a dedicar tempo a estudar.

Quando pensares nos teus objetivos imagina onde queres estar, sente como será a tua vida ao completares esse objetivo. Faz isso todas as noites um pouco antes de dormir.

Exercício após acordar

Todos os dias a primeira coisa que vais fazer ao acordar é pensar sobre o motivo de te levantares naquela manhã. Vais por breves segundos mentalizar o teu objetivo e visualizar o teu dia de estudos, se possível repete em voz alta ao acordar:

“Hoje é dia de estudar, dia de seguir rumo aos meu objetivo que é (aqui dizes qual é o teu objetivo)”.

E na mesma hora, lembra-te do teu horário de estudos e que estarás pronto para estudar sempre entusiasmado por estares a seguir o teu sonho.

Âncora antes de começar a estudar

Logo antes de começar a estudar vais executar uma âncora que seja capaz de informar o teu cérebro para o hábito entrar em ação. É obvio que ele já está alerta desde o dia anterior quando fizeste a mentalização antes de dormir. Mas esta atividade diária é o que irá disparar o teu hábito de estudo.

Podes usar qualquer estímulo que podes fazer antes de estudar:

Tomar banho antes da sua sessão de estudos.

Fazer uma atividade física também é excelente.

Ouvir uma reprogramação para o êxito reforça o teu objetivo. Podes baixar uma das faixas que lancei há 3 semanas.

Tomar água. Parece bem simples não é? Mas ao tomar água hidratas o corpo e em particular o cérebro.

Ouvir uma música animada. Escutar uma música animada deixa o teu cérebro em alerta e pronto para aprender. Podes fazer uma playlist de músicas animadas e ouvir sempre antes de começar a estudar.

Particularmente o que eu mais gosto é a música, tanto para estudar, quanto como âncora para me motivar antes de iniciar uma palestra ou um curso.

habitos-estudar-sucesso-escola-faculdade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Define a tua recompensa

Agora é o momento que vais definir o estímulo que ligará as tuas rotinas. Uma recompensa é o que faz o hábito ser o que é.

O cérebro identifica como hábito tudo o que ele considera como recompensa e tu vais decidir que recompensa o teu cérebro vai receber logo após a sessão de estudos.

É simples, apenas precisas decidir o que mais gostas de fazer: comer, assistir ou sentir…

Exemplos:

  • jogar um jogo
  • comer uma guloseima
  • ver um filme ou série
  • dormir
  • navegar na net
  • etc.

Ao desfrutares da tua recompensa aproveita ao máximo, sente a alegria e a felicidade de terminares a tua meta diária e fica tranquilo. Quanto mais emocional for a tua recompensa, melhor se fixará o teu hábito.


Dicas bónus

Ensina o assunto: Procura alguém que não entenda o tópico e ensina-lhe. Este exercício força o teu cérebro a organizar todo o conhecimento. Gastar 5 minutos explicando um conceito pode poupar uma hora de estudos combinados com o mesmo efeito.

Não deixes ilhas: Quando estudas através de um livro, todos os pedaços de informação devem estar conectados a outros que já tenhas conhecimento (progressão do conhecimento). Pessoas que aprendem rapidamente fazem isso automaticamente, porém, se deixares ilhas de informação, não estarás apto para acessá-las durante uma prova. Exercita a conexão entre os assuntos.

Medita: Treina a meditação e usufrui do que ela te proporciona: clareza mental e desenvolvimento da intuição. Conseguires limpar o excesso de ruído com que o teu cérebro é bombardeado todos os dias é uma enorme vantagem para que o tempo destinado para o estudo seja amplamente rentabilizado.

Não forces: Não é necessário estudares muito antes das provas. Forçar o aprendizado durante os poucos dias que precedem uma prova é incrivelmente ineficiente. Ao invés disso tenta linkar as ideias que te ocorrem sobre o assunto, assim a recapitulação é muito melhor que a primeira tentativa de aprendizado.

Ter um hábito de estudo é o melhor conselho!


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola para fazermos uma sessão de life coaching sobre viver em alta performance.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

 Cirilo DeROSE LIFE COACH

Cirilo
DeROSE LIFE COACH

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Fontes de referência