Como combater as emoções negativas e cultivar as positivas para viveres em alta performance

Todos nós já ouvimos a frase: “controla as tuas emoções ou elas te controlarão”. Em todo este tempo a trabalhar com gestão emocional na minha escola e em particular no meu programa DeROSE LifeCoach, nunca ouvi tanta verdade numa só frase.

Como podes combater as emoções negativas e cultivar as positivas para viveres em alta performance?

Num mundo de constantes mudanças e crescente demanda por resultados mais expressivos, a humanidade tem demonstrado cada vez menos racionalidade. Não custa muito para vermos as pessoas a trocarem garantias de segurança por gratificações emocionais imediatas e momentâneas sem pensar nas desastrosas consequências futuras.

Sei que existe um enorme universo de literatura sobre como lidares com as emoções, mas também sei que não existe nenhuma fórmula secreta e que tudo é relativo.

Porém, quero partilhar contigo 16 dicas, das muitas maneiras de superares as emoções negativas e com isso poderes dar mais cor à tua vida.


16 dicas para eliminares as emoções negativas

Nem sempre é fácil vencer as emoções negativas, pois elas muitas vezes surgem de situações delicadas como discussões, excesso de preocupações, mudança de emprego, desgosto amoroso ou desilusões etc..

Assim, para o bem estar do teu corpo e da tua saúde mental, quando surgem emoções negativas deves ter em consideração o seguinte:

Reconhece o poder das emoções

Somos seres extremamente emocionais apesar de gostarmos de pensar em nós mesmos como seres altamente racionais. Tomamos decisões impulsivas todos os dias com base nos sentimentos. Dizemos e fazemos coisas no calor do momento e mais tarde arrependemo-nos.

Estares ciente de quanta influência as emoções têm sobre a vida é o primeiro passo para assumires o comando já que compramos, relacionamo-nos e comportamos-nos de acordo com elas. Achares que somos seres racionais é uma ilusão. Então fica mais um alerta em relação ao que sentes no teu dia a dia.

As emoções nem sempre representam a verdade

Só porque te sentes de certa maneira não significa que as emoções te digam a realidade. Por exemplo: podes sentir que és um fracasso, que és mal amado, que não és inteligentes o bastante, que não tens coragem ou que não és merecedor de amor verdadeiro. Isso definitivamente não significa que seja verdade.

Os sentimentos dão cor à percepção da realidade. Precisamos através da prática diária da auto-observação com a meditação, entender isso de maneira mais profunda.

Então na próxima vez que os teus sentimentos negativos vierem à tona, vê como uma grande oportunidade de examiná-los.

Evita pessoas tóxicas

Já ouviste dizer que somos em média uma mistura das cinco pessoas que passam mais tempo connosco. Se estamos constantemente na companhia de pessoas stressadas, rancorosas, negativas, mal-humoradas e desanimadoras, eventualmente tornas-te uma pessoa igual a elas.

É difícil estar no controle das tuas emoções quando passas muito tempo com pessoas que estão emocionalmente no caminho errado.

Pede apoio

Se quiseres fazer qualquer mudança significativa na tua vida, vais precisar do apoio de profissionais, assim como também das pessoas mais próximas a ti.

Assumir a responsabilidade pelas tuas emoções requer muito trabalho, e por isso, poucas pessoas o fazem. Um programa de lifecoach pode-te permitir voltar a encontrar o lado positivo da vida, mas vais precisar de tempo e força de vontade.

Estou disponível para te oferecer uma sessão gratuita do meu programa de lifecoach (pessoalmente ou à distancia por skype). Para me contactares, o mais rápido é por email.

Lembra-te que outras pessoas podem caminhar ao teu lado, mas somente TU podes fazer o teu caminho. As verdadeiras mudanças só podem acontecer de dentro para fora, e ninguém pode convencer ninguém a mudar.

Mantém a calma

Para conseguires controlar e ultrapassar as tuas emoções, um dos passos é manteres sempre a calma e não desesperares.

  • Tentar descontrair, mexendo o corpo, balançando os braços e as pernas e alongando o pescoço para a direita e para a esquerda.
  • Apanha um pouco de ar fresco e tentar relaxar, contando de 60 até 0, de forma lenta e gradual, olhando para cima se possível.
  • Podes tentar acalmar e relaxar com a ajuda de plantas medicinais, tomando um chá natural de valeriana por exemplo.

Identifica o motivo

Identifica a razão do sentimento negativo, sendo muito importante que dediques algum tempo a pensar e a refletir sobre a situação.

Às vezes, desabafar com alguém sobre o que estás a sentir também pode ajudar, pois desta forma analisas pontos de vista que não tinhas considerado.

Depois de identificares o motivo que te levou ao descontrolo emocional, deves planear o que vais fazer daqui para a frente para evitares este tipo de situações, mesmo que isso implique afastares-te de alguém específico ou de alguma situação em especial.

Faz uma lista de sentimentos

Dedica tempo para construires uma lista de sentimentos. Basta dividi-la em duas partes, onde de um lado deves escrever uma lista dos sentimentos positivos e agradáveis que desejas sentir, como a confiança, a coragem ou a calma, e do outro lado deves escrever todos os sentimentos negativos que sentes: o medo, a raiva ou angustia.  Este tipo de listas são muito úteis para te ajudarem a lidar e a ultrapassar sentimentos, e também podem ser realizadas quando existem dúvidas sobre se uma pessoa ou situação está a ser prejudicial, funcionando neste caso como uma lista dos sentimentos positivos e negativos que são transmitidos.

Faz atividades físicas que te fazem suar e cansar

Cuida do teu condicionamento físico. Se não és uma pessoa ativa fisicamente, toma cuidado quando fores iniciar. Mas, quando perceberes que um pensamento negativo não sai da tua cabeça, faz exercícios físicos que te levem àquele estado de exaustão em que tu fiques muito cansado.

Indico esta prática porque, quando fazes algum exercício exaustivo, a tua oxigenação aumenta, fazendo com que a tua aura se expanda. Dessa forma, aqueles padrões de pensamento negativos que estão incorporados serão quebrados pouco a pouco.

É importante apenas lembrar que a exaustão não é para ultrapassares o limite do teu corpo, causando lesões; mas é para fazeres uma atividade até que tu te sintas aceitavelmente esgotado.

Se não gostas de suar, aplica o DeROSE Method. As técnicas respiratórias, juntamente com as corporais vão oxigenar consideravelmente as tuas célulase proporcionar um resultado semelhante.

Dá uma olhada no artigo “Por que alta performance do corpo não funciona… E o que fazer a respeito

Vive sem reclamação

Sabes aquelas coisas desagradáveis que acontecem? Imagina um trauma da tua vida, alguém que te magoou, que te fez mal. Aposto que falaste sobre isso com muita gente. Mas, deixa-me contar um segredo:

Cada vez que fala disso, reativas o campo de energia da reclamação, e, dessa forma, o pensamento negativo não se vai embora.

Os problemas da vida deveriam ser contados apenas para um especialistaou para um terapeuta, um coach, um psicólogo ou psicanalista, algum profissional que te ajude a lidar com a emoção, e a sublimá-la.

Então, pára de falar de um assunto que te desagrada com outras pessoas. Não cites nomes, pois ao fazeres isso, crias uma âncora que só vai piorar a tua situação.

Dá atenção ao que realmente importa

Foca-te nas coisas que amas fazer: num livro, no teu trabalho, num hobby… Desenvolve essas atividades para quebrares a sintonia com pensamentos negativos.

Quando tiveres aquele pensamento novamente, não fales. Se já estás a cultivar exercício uma vez por dia, por exemplo, ou fazes por alguns dias seguidos, eu tenho a certeza que terás um resultado incrível em pouco tempo.

Concentra-te com o universo e com a natureza

Anda no meio da mata ou no meio da natureza. Fica perto de lugares onde não há muitos prédios, nem tantos carros. Faz uma caminhada num lugar desses, por 15 minutos. Eles estão carregados com mais energia vital.

Se moras numa grande cidade, entra numa florista e leva um vaso com uma planta, ou não compres nada, mas anda dentro da loja para sentires a natureza das plantas e das flores. Também podes ir a algum parque ou algum bosque.

Ri-te com anedotas

Compra um caderno de anedotas, ou pesquisa na internet sobre anedotas – assiste, lê ou ouve anedotas. Se tu não gostas, aprende a gostar, pois elas vão limpar a carga das emoções negativas. O riso verdadeiro e espontâneo faz-te mexer todos os nervos e músculos, é relaxante.

Faz o que gostas

Fazeres atividades que gostas e te dão prazer, como ver um filme, dar um passeio, escrever um diário, pintar, ouvir música ou leres um livro é outra dica que te ajuda a ultrapassar os sentimentos negativos.

Este tipo de atividades ajudam a gerir e a ultrapassar os sentimentos negativos, uma vez que a atenção fica focada no bem estar e prazer.

Apenas vive o agora

Quantas vezes já imaginaste uma situação desfavorável e ela realmente foi tão má quanto tu imaginaste? Provavelmente nunca. Então, tu passaste esse tempo todo com uma preocupação no futuro, para nada.

Quando te vires novamente com essa emoção negativa, dá um passo atrás e concentra-te no presente. Concentra-te no que está à tua frente. A mente humana é fugaz – centra-te no agora, pois essa emoção negativa vai acabar por se dissipar por conta própria.


16 - Respira, pois ajuda a combater emoções negativas

Respira lenta e profundamente, levando o ar até ao abdómen. Esta inspiração pode aliviar-te emoções como a ansiedade, a raiva, o medo e a irritação que tomam conta de muitas pessoas e fazem perder o controle do dia a dia.

A sua execução é muito fácil: “Inspira por sete segundos, segura a respiração e expira contando novamente até sete para depois ficares sem ar o mesmo tempo e reiniciares a sequência.”

Cinco minutos de respiração abdominal são suficientes para domares os sentimentos negativos!

Controlares as emoções nem sempre é fácil, pois é necessário gerires bem os pensamentos negativos, sendo importante também aprenderes a ser mais optimista e a pensar positivo.

Sabes quais são as emoções positivas que fazem a diferença para Viveres Em Alta Performance?


As emoções positivas que vão fazer a diferença na tua vida

A busca pela felicidade vem desde a Grécia Antiga e, desde então, é um assunto cada vez mais frequente. Abaixo, vais ter uma lista de 10 emoções que deves cultivar na tua mente e possas aprimorar a paz interna e, consequentemente, obteres resultados mais positivos no teu dia a dia:

  1. Alegria - Quando ocorrer uma situação que te traga alegria, tenta eternizar esse momento numa imagem.
  2. Gratidão - Ser grato é um sentimento que traz conforto à mente. Experimenta! Por exemplo, eu sou muito grato por TU estares aqui a ler o artigo da semana. Obrigado!
  3. Serenidade - A paz interior ajuda-te a mudar a tua visão do mundo e sobre ti mesmo.
  4. Interesse - Tem interesse pela vida e principalmente por ti. Investe em aprender sempre e aproveita os tombos como lições na tua vida. O interesse é movimento, que te faz querer ir sempre para a frente. A vida segue e só fica parado quem perdeu o interesse nela.
  5. Esperança - Sem esperança não somos nada. A esperança faz-te acreditar que há algo melhor que pode acontecer.
  6. Orgulho - O reconhecimento daquilo que já superaste é motivador para novas conquistas. Orgulha-te!
  7. Divertimento - Alimenta o sentimento de divertimento dentro de ti e aprende que podes divertir-te com as pequenas situações do dia a dia.
  8. Inspiração - A inspiração é um bálsamo para a caminhada da vida. É uma emoção que te ajuda a seguir em frente. Inspira-te pelo teu trabalho, pelos teus filhos, pelas conversas com os teus amigos etc.
  9. Temor - Não me refiro aqui ao medo e sim a um alerta que a nossa mente fornece. Ela é tão perfeita que manda sempre sinais de como, e para onde devemos seguir. Esse temor da estagnação é um alerta para começares novos projetos ou não te deixares acomodar.
  10. Amor - O amor move montanhas e contagia todos à nossa volta. Faz tudo na tua vida com muito amor.

6 técnicas para cultivares as emoções positivas

As emoções positivas tornam a vida mais plena, ampliam padrões mentais e constroem os teus recursos, além de contribuir para o fortalecimento do teu sistema imunológico – o que leva a Viver Em Alta Performance (mais tempo e com mais saúde).

1 - Encontra significados positivos: Encontra significados positivos em eventos e experiências vividas;

2 – Ter objetivos:Emoções positivas estão ligadas às causas e às consequências do processo de atingir objetivos, principalmente se esses objetivos forem intrínsecos e autoconcordantes;

3 – Engaja-te em atividades sociais:Participar de atividades sociais e envolveres-te com a comunidade estão associados a um alto grau de felicidade e satisfação;

4 – Meditação e relaxamento:Ambas as técnicas produzem resultados benéficos. A meditação coloca-te num estado lúcido e consciente, focado no momento presente, enquanto as técnicas de relaxamento visam descansar o corpo, a mente e libertar tensão. Lê o artigo sobre ”Os 6 mitos e as 3 verdades sobre a meditação”.

5 – Crenças fortalecedoras:Crenças limitantes evocam e reforçam emoções negativas. As emoções negativas, por sua vez, reforçam as crenças limitantes. Sai desse círculo vicioso e desenvolve crenças positivas e fortalecedoras;

6 – Carpe Diem:“Aproveitar o dia”! Desfruta cada momento e deixa-te energizar pelos pequenos prazeres da vida.

Estamos a chegar ao fim, e estas são algumas técnicas que te podem ajudar a ser mais positivo, no entanto é importante relembrar que ser positivo é acima de tudo uma escolha que cada um deve fazer.

Além disso, teres hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir bem, é essencial para te sentires bem e em equilíbrio, contribuindo também para a forma positiva e o bem-estar.


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola para fazermos uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

 CIRILO DeROSE LIFE COACH

CIRILO
DeROSE LIFE COACH