Como teres tempo para tudo e viver em alta performance

gtd-tempo-gestao-altaperformance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

Já percebeste que, quando queres alguma coisa e focas nisso, consegues realizar esse objetivo com muito mais facilidade e em menos tempo do que imaginavas?

A Revista Harvard Business Review, juntamente com o Instituto Gullup, identificou que se trabalhares mais feliz tens 300% mais capacidade de inovação do que os infelizes. Eles têm tempo para tudo!

Esses estudos indicaram que a felicidade interna está no comportamento que cada um tem no seu dia a dia de trabalho, como a pessoa sente e pensa cada acontecimento, a capacidade de superar os momentos desagradáveis e, principalmente, o amor que coloca no que está a fazer.

Muitas pessoas quando refletem sobre a sua produtividade no trabalho, sentem-se mal por não estarem a aproveitar tudo que poderiam, como por exemplo as suas famílias, amigos, lazer e principalmente a vida. Elas têm a sensação de que estão a deixar a vida passar, que os seus sonhos estão e vão continuar apenas na imaginação.

Mas o que te impede de aproveitar melhor o teu tempo e a tua vida? Será que é a estrutura em que vives ou és tu que ainda não decidiste ter um planeamento de tempo, uma boa organização e foco para as coisas que realmente são importantes? O que te impede de usufruir de tudo que poderias?

Continuar a ler sobre a importância de teres mais tempo.

gtd-tempo-gestao-altaperformance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

A importância de ter tempo

O Tempo é um recurso limitante e totalmente irrecuperável na tua vida. Não é possível expandir a quantidade de tempo disponível por dia, semana ou ano. Se não fores capaz de gerir o teu tempo, não és capaz de gerir nada.

Portanto saber gerir o teu tempo é a base da tua eficácia para os 300%, pois não vais ter uma segunda oportunidade para compensar. Se souberes programar, agendar, selecionar, criar prioridades… vais com certeza viver melhor e ter uma saúde mental e física, fantástica.

Isto é Viver Em Alta Performance!

Não saberes gerir o TEMPO, leva-te a fazer tudo a correr e a stressar, como consequência disso o restante corre mal ou fica por fazer. Faz-te sentido?

SE O SEU DIA-A-DIA ESTÁ FORA DE CONTROLE, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL PENSARES ESTRATEGICAMENTE OU PLANEARES COM EFICÁCIA.

Por razões óbvias é preciso teres uma boa gestão de tempo, para certificares-te que estás a retirar o máximo do teu dia. Para conseguir isso, precisas de verificar o teu foco de vez em quando, e avaliar se o que tens andado a fazer tem sido produtivo ou importante para ti, e o que pode ser melhorado.

Tempo livre é especial, ele é necessário para não ficares doido e sem exagerar, senão não se faz nada. Por vezes é um pequeno luxo, que não tem preço, outras é tão banal que nem valorizas o que podes fazer com ele.

Sabias que o teu tempo pode multiplicar-se?

Tudo é meramente possível apenas com o aprendizado e ações de planeamento do tempo, organização, disciplina e foco na direção do que tu desejas.

O sistema que te vou explicar resumidamente para conseguir isso é o GTD. O GTD tem por objectivo atingires uma sensação de conforto e controlo sobre o trabalho que tens agora, para que se liberte energia e espaço mental para outras coisas da tua vida.

Queres aprender os segredos do GTD?

gtd-tempo-gestao-altaperformance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

GTD em 5 minutos

GTD™ é a abreviação da marca “Getting Things Done™” (“A Arte de Fazer Acontecer”). Um sistema de gestão inovador para a vida pessoal e profissional, criado pelo famoso consultor americano David Allen, que fornece soluções concretas para transformar o “corre corre” diário e as incertezas num sistema integrado de produção sem stress.

O GTD™ permite-te maior performance, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança. Não é isso o princípio de Viver Em Alta Performance?

Como funciona? Prepara-te para entender as bases do GTD em 8 passos:

  • Existem 5 fases separadas para gerir o trabalho de acordo com GTD

Recolher é o acto de capturar todos os inputs: recursos, tarefas, ideias, etc. Consegues dar um melhor seguimento a todos os inputs se estiverem todos recolhidos num único recipiente (caixa de entrada).

Processar é o acto de examinares todos os inputs recolhidos e decidir qual o seu significado, objectivo e que compromisso queres estabelecer.

Organizar significa pegar nos resultados da fase de Processar e colocá-los num sistema de confiança para que não tenhas de te lembrar de tudo. As tarefas vão para uma lista de tarefas, projectos para a lista de projectos, planos futuros para uma incubadora, informação de referência para uma arquivo, etc etc..

Fazer significa percorrer as tarefas que podem ser executadas no momento e completá-las.

Rever significa verificar que as listas, assim como todo o sistema está actualizado e de acordo com os teus objectivos e compromissos. É também uma fase para rever a tua estratégia e melhorar o sistema para obteres melhores resultados.

Deves manter as fases deliberadamente separadas para alcançares melhores resultados.

  • Tira Tudo da cabeça

A maioria das pessoa tenta manter tudo o que precisam de saber e fazer na cabeça, o que é um grande erro. O teu cérebro está optimizado para tomares decisões rápidas, não para armazenamento.

  • Projetos e tarefas são 2 coisas diferentes e devem ser geridos separadamente

Um dos maiores erros que podes fazer quando tentas controlar as coisas que tens para fazer, é misturar tarefas e projectos. Essa é uma forma de te sentires sobrecarregado rapidamente – a maior parte das coisas não podem ser feitas com apenas uma acção.

  • Foca-te na próxima ação necessária para ires em frente

Os grandes projectos têm muitos passos e podem ser bastante complexos. A chave para lidar com esses projectos não é focares-te em tudo o que tem que ser feito – isso é a forma mais rápida de stressares! A solução é sim focares-te apenas na próxima acção física que pode ser feita e que leva o projecto em frente.

  • Usa a regra dos 2 minutos para as pequenas tarefas

Não te preocupes demasiado em controlar ou organizar as tarefas realmente pequenas – se conseguires concluir uma tarefa em menos de 2 minutos, faz logo! Escrever tudo para mais tarde reveres acaba por gastar mais tempo do que se a fizeres no mesmo instante.

  • Utiliza pastas de referência, UM DIA/TALVEZ para todas as coisas que não têm ação imediata

Não faz sentido manteres projectos a longo prazo ou informações de referência na lista de tarefas diária. Teres pastas (ou arquivos) de referência é uma óptima solução para guardares tudo aquilo que não tem nenhuma acção associada neste momento.

  • Constrói um sistema de confiança que te ajudar a gerir todos os compromissos

A tua mente mantêm coisas em memória se souber que as vais perder caso ela não o faça. É por isso que construir um sistema de produtividade é importante – ajuda a tua mente a largar detalhes desnecessários para que se possa focar com eficácia nas tarefas a desempenhar em cada instante.

É por isso que a exteriorização funciona – quando pões algo no papel ou num local onde sabes que vais encontrar mais tarde, estás a libertar recursos mentais que podem ser melhor utilizados noutras coisas.

Um sistema de produtividade eficiente consiste em ter:

  1. lista de tarefas activas – próximas acção a serem completadas nos próximos dias.
  2. lista de projectos activos – projectos a completar nas próximas semanas/meses.
  3. calendário – compromissos futuros com data e hora específica.
  4. lista UmDia/Talvez – ideias a explorar, mas não agora.
  5. referência – informação ou documentos que podem ser importantes para consultas futuras.
  6. ferramenta de recolha – algo que ajuda a capturar as ideias e próximas acções assim que surgem na mente.
  • Disponibiliza tempo para uma revisão semanal

A vida muda muito rapidamente – às vezes tens tanto para fazer que se torna difícil dar um passo para trás e examinar se estás ou não a obter os resultados que queres e a caminhar na direcção certa.

É por isso que é extremamente importante reservar e marcar tempo uma vez por semana para fazeres a “Revisão Semanal”.

gtd-tempo-gestao-altaperformance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

E agora?

O GTD™ permite-te maior performance, capacidade de realização e inovação. Liberta-te a mente para o que realmente o teu cérebro deve estar orientado: foco e clareza.

Toca a aplicar este conceito sobre como fazer acontecer!

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Durante os próximos dias, faz a mudança.

Um forte abraço,

 Cirilo

Cirilo

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more