8 hábitos eficazes para eliminares a ansiedade e o stress emocional.

vida-eliminar-ansiedade-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance-1.jpg

Há muita coisa a acontecer neste mundo. Na verdade, provavelmente há muito a acontecer na tua vida no momento. Tanta coisa para fazer, tão pouco tempo, e muita incerteza.

Questionares-te como é que algum dia vais conseguir eliminar da vida a ansiedade e o stress emocional é o primeiro passo para começares a Viver Em Alta Performance.

Lembras-te do “O milagre de Hudson”? Em 2016 Tom Hanks foi protagonista deste filme para eternizar um momento heróico. O comandante Chesley Sullenberger conseguiu forçar o pouso do seu Airbus no rio Hudson em New York em janeiro de 2009 e deixar a salvo 100% dos passageiros.

Todas as pessoas foram resgatadas sem tumulto e aparentavam certa calma. Ao serem questionadas, elas disseram que permaneceram calmas porque a tripulação parecia calma, e esses disseram que o equilíbrio permaneceu presente porque o piloto estava seguro e tranquilo.

Exemplo de alta performance emocional.

When US Airways Flight 1549 loses engine power moments after leaving LaGuardia, there's only one option: an emergency landing on the Hudson. From: AIR DISASTERS: Getting Out Alive 

O comandante Chesley Sullenberger quando perguntado, respondeu: “Eu nunca estive tão nervoso na minha vida, mas também nunca estive tão calmo em toda a minha vida”.

O que podes aprender com este momento para viveres em alta performance?

Uma das poucas certeza que podes ter sobre a vida, é que ela vai-te colocar sob intensas situações de pressão em algum momento - forçando-te a tomar decisões difíceis que vão prejudicar ou facilitar o teu progresso.

Quando as emoções mostram o melhor de ti, provavelmente vais conseguir capitalizar as tuas maiores oportunidades. Na verdade, a tua capacidade de manter a calma sob pressão pode ser a diferença entre o sucesso que desejas criar na tua vida, ou o fracasso completo e total.

Consegui a tua atenção? Acompanha-me agora com a explicação da importância de manteres sempre a calma e a lucidez.


O valor de estar lúcido e "calmo"

Desenvolveres a capacidade de manter a lucidez sob situações de pressão significa que és menos propenso a sofrer os efeitos do stress, da ansiedade e das preocupações.

A tua abordagem lúcida também te conduzirá a uma melhor saúde e a maiores níveis de produtividade. Ela irá fornecer-te uma sensação de confiança sobre os eventos e circunstâncias da tua vida, e certamente um melhor senso de autoconhecimento sobre os teus pensamentos e emoções.

Além disso, manter a calma sob pressão ajudará a melhorar a tua capacidade de manteres a concentração nas coisas certas, no momento certo e no caminho certo. Ela permitirá que comuniques melhor as tuas necessidades para as outras pessoas, e ajudar-te a tomares decisões mais eficazes, mais inteligentes e menos emocionais.

As Qualidades da Lucidez

A fim de colheres as recompensas que um estado de lucidez pode trazer na tua vida, precisarás de estar mais consciente. Ser mais consciente significa estares mais centrado e focado no momento. Significa deixares de lado arrependimentos passados. Significa reordenares a tua mente longe de tensões atuais, e também significa reorientares-te para longe das preocupações futuras.

É tudo sobre ser consciente - estar presente no momento - porque é no momento em que vais encontrar as respostas que tu precisas para te ajudarem a resolver os problemas da vida.

Um estado de lucidez também requer paciência. Às vezes precisas de um pouco de paciência e tempo para entenderes os eventos e as circunstâncias. Também precisas de paciência para obter uma visão mais profunda da tua situação, e a única maneira de a encontrares é através de um estado de lucidez.

Da mesma forma, a lucidez também requer otimismo. Tu precisas de otimismo para ajudar-te a encontrar a motivação necessária para enfrentares os teus problemas. O otimismo ainda irá ajudar-te a encontrar o desejo que precisas para avançar e a coragem para persistires.

Sabes quais as rotinas que eliminam a ansiedade e o stress emocional? Vamos passar ao ponto seguinte…

vida-eliminar-ansiedade-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance5.jpg

8 hábitos diários para eliminares a ansiedade e o stress emocional

1 - Pratica meditação.

A meditação não é sobre ficares sentado num ambiente calmo, é mais sobre treinares a tua mente a estar sob o teu controle. As técnicas de relaxamento ajudam muito nessas situações. Podes contar de dez a um ou usar o método de visualização onde te vês mentalmente num lugar agradável, próximo da praia assistindo ao pôr do sol ou em cima de uma área montanhosa coberta de neve. O que importa é que consigas focar a tua atenção em algo, seja contemplar uma paisagem, uma sensação corporal, ou o fluxo dos teus pensamentos, sem análise ou julgamento.

2 - Pratica atividade física.

Cuidar do corpo, saber tirar prazer e satisfação do movimento, do esforço e de todas as experiências agradáveis associadas aos nossos cinco sentidos é promotor de saúde geral. Ao exercitares-te estás a promover a libertação de elementos químicos no teu corpo que têm a função de manter o equilíbrio homeostático. Este equilíbrio é perdido sempre que enfrentas situações de pressão por um período prolongado. A atividade física permite-te diminuir as hormonas do stress fazendo-te sentir melhor.

3 - Pratica respiração ritmada.

Se a sua mente está muito carregada, a ponto de transbordar, tenta parar por um minuto e equilibrar a tua respiração. Senta-te com a coluna ereta, feche os olhos e presta atenção somente na tua respiração e nada mais, equilibrando-a. Inspira e expira devagar e, quando notar que já estás mais calmo, retorna às tuas atividades, procurando manter o mesmo ritmo de respiração.

4 - Opta por uma boa alimentação.

O que comes também influi na tua condição mental. Come alimentos com muitas fibras, vitaminas e minerais e bebe muita água. Reduz o consumo de cafeína, que te vai deixar agitado, e do açúcar, que reduz a tua energia e humor.

vida-eliminar-ansiedade-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance-14.jpg

5 - Aprende a relaxar.

Nada de perderes os teus momentos de lazer, com amigos e família, falando ou pensando em problemas. Permite-te descansar a mente e aliviar a tensão fazendo atividades aprazíveis e na companhia das pessoas que amas. Isso ajuda-te a recarregar as baterias e a clarear as ideias.

6 - Reprograma-te para teres sempre pensamentos e emoções positivas dentro de ti.

Como uma vez disse o Dalai Lama, “A mente calma traz força interior e autoconfiança, por isso é muito importante para uma ótima saúde."

Vou partilhar contigo um texto com a reprogramação emocional para conquistares êxito. Desenvolvi 7 minutos para mim e para todos os meus alunos que fazem lifecoach para viver em alta performance.

Para que funciona aqui vão as instruções:

  1. define uma meta objetiva
  2. inicia esta reprogramação no mesmo dia que definires a tua meta objetiva
  3. repete todos os dias até conquistar a tua meta

Agora é o momento de a praticares seguindo as instruções do texto. Se quiseres gravações de audio, com programações emocionais podes ir a este link ==>> audio de reprogramações emocionais


Texto da Reprogramação para conquistares êxito

" Adopte uma posição que lhe seja confortável.

Ajeite bem a sua cabeça e feche suavemente os olhos deixando uma expressão serena no rosto. Faça uma inspiração profunda e ao expirar relaxe e descontraia. Solte-se cada vez mais em cada expiração. Abandone completamente o seu corpo de encontra ao chão sentindo cada vez mais a força da gravidade pressionar agradavelmente o corpo de encontro ao solo.

Relaxe ao expirar. Em cada expiração vai soltar e descontrair. Ao longo do exercício mantenha-se acordado e lúcido do princípio ao fim, para escutar tudo aquilo que eu disser, filtrar e assimilar somente aquilo que quiser.

Em cada expiração descontraia e relaxe. Desloque toda a sua atenção para os seus pés. Tome consciência da pele da planta dos seus pés. Conscientemente ordene à pele dos seus pés que se descontraia e relaxe por intermédio da sua vontade. Solte e descontraia a pele dos seus pés. Vá mais fundo descontraindo agora músculos e nervos superficiais, músculos e nervos profundos, tendões, ossos, até à medula dos ossos dos seus pés.

Sinta os seus pés completamente descontraídos e soltos. Descontraia tornozelos, pernas, joelhos, coxas, nádegas e região pélvica. Em cada expiração vá mais fundo na sua descontracção. Descontraia agora todos os seus órgãos abdominais. Relaxe o tórax aquietando coração e vitalizando os pulmões.

Solte toda a musculatura das suas costas. Sinta irradiar da coluna para o resto das costas uma descontracção profunda e absoluta. Solte os ombros, descontraindo os músculos dos ombros, dos braços, antebraços, mãos e dedos. Agora, preste atenção ao seu pescoço. Solte completamente toda a musculatura do pescoço. Relaxe os músculos do pescoço, também a carótida, a jugular, a laringe e a faringe.

Solte e descontraia o queixo. Os lábios e a língua. Descontraia as narinas, as faces e músculos faciais. Descontraia as pálpebras que estão suavemente fechadas, os olhos, músculos e nervos oculares. Relaxe em cada expiração mais profunda, descontraia e vá mais fundo na sua descontração. Descontraia agora a testa que está desenrugada, as orelhas, o couro cabeludo e as orelhas. Sinta-se completamente descontraído e solto.> Tão solto e descontraído que será perfeitamente normal que não sinta mais o seu próprio corpo nesta posição.

Neste ponto da sua descontração, imagine a sua vida como uma linha, um caminho que vai desde o passado até ao futuro. Imagine-se neste momento a caminhar nessa linha, no seu atual presente e posicione ao longo dessa linha os acontecimentos mais importantes da sua vida.

Agora, eleja um ponto no futuro para a concretização da sua meta: amanhã, daqui a uma semana, um mês, um ano…

Imagine-se a caminhar e a percorrer a sua linha de tempo presente em direção ao seu futuro. Veja-se a chegar ao momento da concretização do seu objetivo. Vivencie ao máximo de sensações que sentirá nesse momento: sons, cores e formas, aromas, paladar, e sensações táteis. Imagine as pessoas que estão à sua volta, como irão reagir? O ambiente de agradecimento, o reconhecimento pela sua conquista, a alegria em torno…

Procure vivenciar ao máximo com imagens nítidas e claras, como se tudo estivesse a acontecer neste preciso momento. Use todo o poder da sua mente.

Agora comece a retornar pelos cinco sentidos físicos, do mais sutil para o mais denso, ouvindo melhor a minha voz, ouvindo melhor todos os ruídos exteriores. Ouvindo melhor os ruídos do seu próprio corpo, ouvindo seu batimento cardíaco e o som do próprio sangue circulando.

Inspire profundamente e ouça o ruído do ar. Sinta o tato do ar. Sinta o tato das costas no chão, ao fazer uma inspiração profunda. Sinta o tato das mãos ao esfregar um por um os seus dedos.

Mova todo o seu corpo, sentindo o tato do corpo todo, espreguiçando e aumentando a força e a vitalidade dos músculos. Abra os olhos e veja mais formas e cores, enxergando muito melhor do que antes. Mova a língua e sinta o paladar mais apurado, sentando-se com muita boa disposição.

O sorriso é a parte mais importante do retorno."


7 - Dorme bem e aprende a descansar.

Lembras-te do artigo 3 hacks para lidar com o stress?

Lê o que escrevi: O cansaço físico e mental é um dos precursores do stress e da ansiedade. Teres tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para recuperares energia.

Aproveitares os dias, ou horas de folga para conseguires relaxar um pouco e descansar também te pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirares alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que gostes e que possas descansar tranquilamente.

É altura de começares a dormir o suficiente!

O sono adequado alimenta o teu corpo e mente.

Por fim, o 8º hábito para eliminares a ansiedade e o stress emocional:

vida-eliminar-ansiedade-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance3.jpg

8 - Aplica o poder das metáforas.

Metáforas são absolutamente maravilhosas ferramentas que podes usar para ajudar a ganhar uma perspectiva mais adequada sobre os problemas e as circunstâncias confrontando a tua realidade.

Usa-as para ajudarem-te a ver os teus problemas de uma forma diferente. Ou usa-as para encontrares mais força e conforto no momento.

As metáforas fornecem-te um ponto de vista diferente de ti e das circunstâncias. Esta mudança de perspectiva pode ser tudo que precisas para ficar descontraído, calmo e lúcido durante situações de pressão.

Em vez de imaginares o teu problema como esta montanha gigantesca que agora deves subir, imagina-o em vez disso como uma formiga minúscula. Vê-te como uma pequena formiga a andar sob os seus pés, e pergunta a ti mesmo:

E se o meu problema fosse uma pequena formiga? Como é que eu resolveria esse problema? Que abordagem específica eu tomaria?

O benefício de olhar para o teu problema desta forma é que já não estás a vê-lo como esse grande monstro que deves matar. Em vez disso estás a imaginar que é algo pequeno - como algo que podes facilmente controlar e influenciar.

Isso terá um auxílio para acalmar a tua mente, enquanto ajudas a desenvolver a perspectiva adequada e necessária para resolver o problema.

Outra metáfora que poderás usar é imaginar o teu problema como argila maleável. Aqui o teu problema não é mais uma parede rígida de titânio que está entre ti e o resultado desejado. Em vez disso, é algo que tu podes moldar. Pergunta a ti mesmo:

E se o meu problema fosse argila maleável? Como é que eu poderia potencialmente moldar este problema? Como é que eu poderia moldar este problema para ser minha vantagem?

Dentro dos exemplos anteriores estavas a usar metáforas sobre os teus problemas, no entanto imagine que também poderias usar metáforas em ti mesmo.

Por exemplo, imagina-te como água. Ou imagina-te como um pássaro. Ou imagina-te como nuvens suaves percorrendo o céu. Pergunta a ti mesmo:

Como é que eu abordaria este problema se eu fosse água líquida? Que novas perspectivas eu poderia ganhar se eu fosse uma águia? E se eu abordasse este problema da perspectiva de uma nuvem que desliza suavemente no céu?

Estas metáforas certamente não te fornecerão respostas instantâneas. Eles exigem algum pensamento e contemplação. Respostas e novas perspectivas virão à medida que aplicas mais e mais as metáforas.

O que é mais importante é que podes usá-las para ajudarem-te a separares-te do problema, a fim de ganhares algumas perspectivas novas e únicas, que irão ajudar-te a avançar de uma forma mais positiva.


Pede apoio

Se quiseres fazer qualquer mudança significativa na tua vida, vais precisar do apoio de profissionais.

Assumir a responsabilidade pelas tuas emoções requer muito trabalho, e por isso, poucas pessoas o fazem. Um programa de lifecoach pode-te permitir voltar a encontrar o lado positivo da vida. Mesno que não possas investir agora num lifecoach, aconselho-te a inscreveres-te numa das minhas turmas online.

Lembra-te que outras pessoas podem caminhar ao teu lado, mas somente TU podes fazer o teu caminho. As verdadeiras mudanças só podem acontecer de dentro para fora, e ninguém pode convencer ninguém a mudar.

Aconselho-te ainda a leres os livros do Prof. DeROSE, especialista em comportamento humano e meditação. Podes ter acesso a alguns dos seus livros na minha loja virtual.

E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola para fazermos uma sessão de life coaching sobre viver em alta performance.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

Um forte abraço,

 Cirilo DeROSE LIFE COACH

Cirilo
DeROSE LIFE COACH

Ah, e não te esqueças