3 Hacks para lidares com o stress

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

O Paulo levanta-se de manhã depois de 3 snoozes, já tarde e a correr para se arranjar e sair de casa: entorna o copo de café que bebeu à pressa na camisa e tem de mudar de roupa, não escova os dentes, calça os sapatos mas sem reparar que as meias que vestiu eram diferentes.

Sai de casa a correr, mas tem de voltar atrás porque se esqueceu do telefone. Chega ao carro e não tem as chaves, toca a voltar a casa. Finalmente na estrada, mais atrasado do que nunca começa a ficar chateado porque apanha todos os semáforos no vermelho e ainda por cima estão lentos …

Chega ao trabalho tarde e sem disposição de cumprimentar as pessoas. Na sua secretária tem uma pilha de papéis e cartas por abrir (alguns dos resquícios de mais uma das dezenas de viagem de trabalho que realizou no ano).

O facto da sua secretária estar coberta em papéis, não conseguir encontrar o relatório que precisa e uma caixa de e-mail com 120 mensagens por ler também não ajuda. Para além disso, sabe que tem de terminar 5 tarefas antes da reunião do meio-dia e depois vai passar a tarde toda em mais e mais reuniões.

Já percebeste a ideia, não já?

O dia do Paulo está a ser péssimo e tem uma forte probabilidade de assim continuar criando um efeito acumulador ao longo de horas, dias, semanas, meses e (até ao caso extremo) de anos sem tréguas.

OK, é um cenário exagerado mas a verdade é que acontece com muitos e perante isto, há a necessidade de saber lidar com o stress.

Vou-te mostrar neste artigo:

  • o que é o stress
  • os 3 tipos de stress
  • o que provoca o stress
  • as fases do stress negativo
  • os 3 hacks para lidar com o stress

Como qualquer mal, tudo fica mais leve de ser resolvido se atuares na prevenção, e por sua vez a prevenção torna-se mais fácil quando tens conhecimento.

Esta é o modelo ideal quando queres Viver Em Alta Performance: aprender e aplicar o conhecimento!

derosemethod-porto-altaperformance

O que é o stress

O stress é a resposta do organismo a acontecimentos que provocam desequilíbrios no bem-estar. É provocado por qualquer acontecimento – positivo ou negativo – que te obriga a mudar de comportamento.

O stress negativo é um mal típico do mundo moderno, da vida agitada e cheia de tensões. É causado pela ação de defesas orgânicas decorrentes de estímulos que podem ser físicos, psicológicos e/ou ambientais.

A capacidade de administração dos fatores que levam à sobrecarga é variável de pessoa para pessoa. Ultrapassado um certo limite, o organismo entra em stress .

Em síntese, algumas pessoas nascem mais resistentes ao stress, outras nascem com certas vulnerabilidades que, por natureza, já as levam a um nível de stress mais alto e frequente.

Sabias que a morte e o divórcio são os 2 maiores factores de stress na nossa atual sociedade? Acompanha-me para saberes quais são os 3 tipos de stress existentes.

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

Os 3 tipos de stress

Stress negativo: é o stress em excesso. Ocorre quando tu ultrapassas os teus limites e esgotas a tua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente podes vir a adoecer.

Stress positivo: é o stress na sua fase inicial. O teu organismo produz adrenalina que dá animo, vigor e energia fazendo-te produzir mais e ser uma pessoa bastante criativa. É a fase da produtividade! Infelizmente ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress tende a transformar-se em excessivo.

Stress ideal: é quando tu aprendes o manejo do stress e geres a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre estar em alerta e sair de alerta. Se tu aprenderes a fazer isto, o “céu será o teu limite”.

O teu organismo precisa entrar em equilíbrio após uma permanência em alerta para que se recupere. Após a recuperação, não há dano em entrares de novo em alerta.

É mais importantes estares atento a ti mesmo, perceberes o teu grau de resistência e saberes o que provoca o stress negativo.

E como é que consegues saber o que provoca stress?

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

O que provoca o stress

Normalmente não se trata de apenas uma coisa, mas sim de várias situações que se acumulam e provocam o stress. A seguir apresento-te 5 principais motivos que te podem levar ao stress negativo:

1 - O trabalho

O trabalho stressante que enfrentas atualmente faz com que fiques mais sobrecarregado do que o normal. Pressa, excesso de responsabilidades, maus relacionamentos com colegas e chefes, e em muitos casos, falta de colaboradores habilitados na empresa deixa-te sobrecarregado e com uma maior carga mental em uso.

2 - Pessoas tóxicas

O ambiente no qual passas a maior parte do tempo influencia-te muito no stress. As pessoas tóxicas tiram a tua positividade e energia. São pessoas que têm raiva, stress, ansiedade, e más intenções.

3 - Perdas importantes

Os falecimentos de entes queridos, amizades ou pessoas as quais eras apegado é uma das situações mais difíceis e mais causadoras de stress. Na maioria dos casos este tipo de situação requer ajuda profissional. São mudanças irreversíveis e muito dolorosas na vida.

4 - Stress acústico

É um tema pouco falado, mas passares muito tempo exposto a situações barulhentas stressa, principalmente se tens a obrigação de estar habitualmente nesses ambientes de contaminação acústica.

5 - Solidão

Apesar de estarmos rodeados por diferentes tecnologias hoje há mais solidão que nunca. As relações humanas pioraram e é cada vez mais comum diminuir o contato real, substituindo-o pelo contato com dispositivos eletrónicos.

Para lidares com estes 5 fatores, acompanha-me na descrição dos 3 hacks.

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

3 hacks para lidar com o stress

Existem diversas estratégias que podem reduzir temporariamente o stress, mas causam mais danos do que benefícios a longo prazo. Eu chamo-lhe de formas prejudiciais.

Formas prejudicais de lidares com o stress

São elas:

• Fumares

• Beberes álcool

• Comeres em excesso ou comeres muito pouco

• Permaneceres muitas horas em frente à televisão ou computador

• Afastares-te dos amigos, família e actividades de lazer

• Dormires em excesso

• Usares medicação ou drogas para relaxar

• Procrastinares (adiares constantemente as tarefas que necessitas realizar)

• Evitares a qualquer custo confrontar os problemas

• Direcionares o teu stress para os outros (explosões de raiva, violência física, critica exacerbada etc.)

Se algumas destas é um dos teus métodos de lidar com o stress não estás a contribuir para melhorar a sua saúde. Está na hora de encontrares formas mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis de gerir, prevenir e lidar com o stress, mas todas elas requerem mudança. Eu destaquei para ti 3:

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

1º hack - Opta por uma alimentação mais inteligente

Bananas, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deves investir no seu consumo diariamente (se não fores intolerante a algum deles). Os alimentos ricos em ómega 3, como as sementes de chía, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o stress e o esgotamento mental.

Ao adotares uma dieta saudável, constróis um corpo bem nutrido e melhor preparado para lidar com o stress. Algumas dicas:

  • Reduz a cafeína e o açúcar.

  • Os níveis temporariamente “altos” que a cafeína e açúcar oferecem, na grande maioria das vezes terminam com efeito contrário, que é a queda da energia e do humor. Ao reduzir a quantidade de café, refrigerantes, chocolate e açúcares na tua alimentação, vais promover, entre vários resultados, uma melhoria considerável do teu sono.

  • Elimina bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. A auto-medicação com álcool ou drogas podem proporcionar-te uma saída fácil para o stress, mas o alívio é apenas temporário. Não deves evitar ou mascarar o problema em questão; lidar com os problemas de frente e com uma mente clara é a melhor estratégia a implementares.

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

2º hack - Aprende a descansar

O cansaço físico e mental é um dos precursores do stress e da ansiedade. Teres tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para recuperares energia.

Aproveitares os dias, ou horas de folga para conseguires relaxar um pouco e descansar também te pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirares alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que gostes e que possas descansar tranquilamente.

É altura de começares a dormir o suficiente!

O sono adequado alimenta o teu corpo e mente. A fadiga contribui para aumentares os níveis de stress, pois diminui a capacidade de concentração e pensamento claro, levando a pensamentos irracionais e prejudicais ao equilíbrio da tua vida.

hack-reduzir-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

3º hack - Aumenta a tua energia orgânica e capacidade de resistência

Tu podes aumentar a tua resistência ao stress através do reforço da tua saúde orgânica. Como?

Exercita-te regularmente. A actividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do stress. Usa pelo menos 30 minutos do teu tempo para exercício, seis vezes por semana.

A atividade física promove o bem-estar psicossocial. As pessoas que praticam atividade física conseguem dormir melhor à noite, sentem menos sinais de depressão e ficam mais resistentes ao stress.

Procura os exercícios para aliviar o stress que melhor se identificam contigo e lembra-te que cada pessoa tem diferentes formas de reação e resposta a determinado exercício ou atividade.

Recomendo-te exercícios sem impacto, pouca ou nenhuma repetição e com aplicação de ganho de força com isometria como podes fazer com o DeROSE Method.

Arranja tempo para respirares conscientemente: um exercício simples que podes experimentar é inspirar profundamente pelo nariz e ainda mais lentamente ao expirar. Este exercício respiratório permite-te libertar tensões musculares. Já o exercício de respirares tornando a inspiração mais longa do que a expiração, vai dar-te um aumento de energia interna prioritário para levares à frente os desafios.

Outro acréscimo é compreenderes a influência que as emoções têm sobre os teus pensamentos e ações, sendo esta compreensão fundamental para gerires melhor o stress. Tu não necessitas de sentir sempre o passeio de montanha russa com altos e baixos que as emoções provocam quando são mal administradas. O que é importante, é estares consciente do papel que elas ocupam nas decisões que tomas, mesmo as mais dolorosas que, normalmente, se tentam evitar ou reprimir.

Organiza melhor o teu tempo: Leste o artigo Como Teres Tempo Para Tudo? Apontando numa agenda todas as tarefas a executar já começas a organizar melhor o teu tempo. Se conseguires gerir melhor o teu tempo, vais com certeza sentir vantagens e gradualmente conseguir reduzir os níveis de stress.

E agora?

A leitura leva-te ao conhecimento! O conhecimento torna-te mais consciente e com isso aprendes a dizer não e a lidar melhor com o stress do dia-a-dia.

Toca a aplicar este conceito para fazer acontecer!

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Durante os próximos dias, faz a mudança gradualmente .

Um forte abraço,

 Cirilo

Cirilo

Ah, e não te esqueças

Se gostaste, partilha o artigo, deixa um comentário abaixo ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola.

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Fontes de referência

http://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/anti-stress/https://amenteemaravilhosa.com.br/o-que-provoca-o-stress/http://www.escolapsicologia.com/6-estrategias-para-combater-o-stress/http://estadozen.com/artigos/20-dicas-para-eliminar-o-stress-sua-vidahttps://www.slideshare.net/Lala_f/stress-63057https://www.tuasaude.com/como-combater-o-stress/http://www.estresse.com.br/publicacoes/o-percurso-do-stress-suas-etapas/