Ultrapassar as dificuldades - o que não é divulgado por quem Vive Em Alta Performance

ultrapassar-dificuldades-derosemethod-profcirilo-escola.jpg

Saber ultrapassar as dificuldades da vida é, de longe, a habilidade mais importante que podes desenvolver como ser humano.

Num dos meus últimos artigos, partilhei contigo PAIXÃO, IRA, INVEJA, AMARGURA… COMO LIDAR COM SENTIMENTOS INCONVENIENTES para lidares com o lado emocional e conseguires dessa forma Viver melhor a Alta Performance.

Nessa publicação é necessário que entendas que não é obrigatório (nem é humanamente possível) estares 24h por dia, 7 dias por semana em Alta Performance.

Porquê?

Porque para os melhores e mais experientes que já Vivem Em Alta Performance, há sempre momentos de menor fulgor e mesmo de vez em quando sentimos o desânimo.

Os culturistas após as competições, saem da sua dieta e horários de treino, e ganham mais de 10 quilos de gordura em apenas algumas semanas após a competição. Os psicólogos com excesso de trabalho necessitam de uma licença pessoal do trabalho para recuperarem o seu próprio estado mental. Os programadores mais talentosos e de alta remuneração fazem questão de se ausentarem 1 semana para que não coloquem a empresa em risco de uma violação de segurança. Os professores universitários tiram licenças sabáticas de 1 ano para se recuperarem.

ultrapassar-dificuldades-derosemethod-profcirilo-escola3.jpg

Cada um de nós é vítima de si mesmo!

Podemos chamar-lhe de ego, inexperiência, ou falta de autoconhecimento, mas o que nos motiva a Viver e faz gerar a paixão de realizar leva-nos também muito facilmente ao burn-out (e normalmente é quando estamos próximos de ultrapassar o desafio).

Normalmente quando eu começo a entrar em burn-out, significa que necessito de me recolher no meu sofá e fazer-me “desaparecer” da minha atividade durante várias horas, um dia ou mais. Nesses momentos passo por duas fases:

Fase 1 - abandono todas as minhas rotinas do GTD, vejo televisão (futebol, filmes, séries…), como o que realmente me apetece, durmo… enfim, não tenho limites a encherem a minha cabeça. Não me proponho a nenhum objetivo ou meta. Desfruto do tempo passar!

Fase 2 - (ainda no sofá) começo a rever as minhas metas e a perguntar se fazem sentido. Percorro o trajeto caminhado até ao momento e analiso o porquê de ter chegado ao burn-out. Executo algumas técnicas do DeROSE Method como a respiração, técnicas corporais, a mentalização e a meditação.

eu, o meu sofá e as técnicas do derose method.

eu, o meu sofá e as técnicas do derose method.

E depois?

1 - Ou continuo com mais vontade e força o caminho que me levou ao burn-out, resignando-me à minha existência e dimensão real no Universo;

2 - Ou então proponho-me a novos objetivos, reformulo o meu GTD, optimizo o meu calendário mas agora renascido como uma Phoenix.

Ninguém disse que Viver o caminho da Alta Performance seria fácil, apenas há a certeza que será recompensador.

A maioria das pessoas consegue Viver Em Alta Performance um dia, dois dias, mesmo uma semana ou um mês, mas quando entram em burn-out procuram logo voltar às suas antigas vidas.

Mas o que a maioria não sabe, é que mesmo vivendo em Alta Performance, tu também entras em burn-out , falhas objetivos e metas mas a diferença reside na capacidade de nunca nos deixarmos ver como derrotados (e mesmo que possamos demorar alguns dias a recuperar, raramente passa de mais de dois).

Como diz uma high performer que sigo, a Ania Klaudia Kats:

“The only difference between a successful high performer, and anyone else, is that the high performer will get back up with the same level of enthusiasm and passion as they had when they set out on their mission.“

Como levantar a cabeça? Por vezes temos de ficar de "cabeça para baixo"... Sabe como ao leres a lenda que te vou contar sobre o jovem samurai Musashi.

A lenda de Musashi Sensei

No Japão medieval houve um samurai famoso chamado Musashi Sensei. Ele era capaz de lutar com duas espadas simultaneamente e ninguém o conseguiu vencer.

Quando era jovem, o samurai era muito arruaceiro e violento. Foi preso e julgado — provavelmente com a pena de morte —, quando o monge Takuan, que o conhecia desde a infância, convenceu as autoridades a prenderem Musashi numa árvore, de cabeça para baixo.

O monge Takuan sentou-se aos pés da árvore e provocava o jovem Musashi com perguntas tolas. Musashi, enfurecido, insultava-o, cuspia-lhe, gritava palavrões.

O monge, a sorrir, disse: — Essa tua raiva pessoal não te serve para nada. Se tivesses uma reflexão correta, poderias libertar-te para além de ti mesmo.

Musashi queria a liberdade. Comprometeu-se (palavra de Samurai é palavra) e o monge libertou-o com o compromisso de que ficaria três anos trancado num aposento, estudando estratégias de lutas e estudando-se a si mesmo.

Depois de passado esse período, o jovem Musashi estava transformado. Percebia que cada adversário — ou cada adversidade — era apenas um aspecto de si mesmo. Passou a respeitar os seus oponentes, e passou a respeitar-se a si mesmo.

Quando respeitamos a realidade, assim como é, colocamos os nossos pés no chão sagrado, no caminho iluminado. Nesse caminho as dificuldades são portais. Falta-nos um dos sentidos? Os outros são capazes de compensar.

ultrapassar-dificuldades-derosemethod-profcirilo-escola.jpg

3 obstáculos que te podem fazer duvidar da vida em Alta Performance

Por vezes, confunde-se ser positivo com ser-se irrealista e ingénuo. Ser positivo não é nada disso. Ser positivo é ver sempre a vida e os acontecimentos pelo melhor ângulo, o da oportunidade, porque todas as situações trazem uma oportunidade consigo.

Existem obstáculos que te poderao fazer perder esse positivismo. Acompanha-me na explicação dos 3 maiores fantasmas de quem Vive Em Alta Performance .

Medo de falhar ou fracassar

Esta terrível sensação coloca-nos sempre numa situação de dúvida, incerteza e de incapacidade, levando-nos muitas vezes a não fazermos o que desejaríamos ou aquilo que seria melhor para nós. Mas na perspectiva de que o nosso cérebro é capaz de criar novas ligações desde que estimulado para esse objectivo, coloca-se-nos um mundo vasto de possibilidades e oportunidades.

A verdade é que nós podemos e temos capacidade para fazer praticamente tudo se tomarmos a iniciativa, nos colocar-mos em acção, pararmos o pensamento negativo e destruidor, e acima de tudo mudar a nossa percepção da verdade sobre as nossas capacidades.

Excesso de pensamentos e preocupações

Alguma vez já deste por ti a pensar excessivamente de forma obsessiva sobre um problema, ou num estado de ansiedade e preocupação tal, que pode durar dias ou mesmo semanas?

Isto pode tornar-se incapacitante ao ponto de te retirar energia, afectar-te o sono, o humor e mesmo a esperança de vida, ao ponto de quanto mais te focares no problema, pior te sentirás e menos soluções pareces encontrar. Lembra-te que o cérebro reforça as ligações neuronais daquilo que se repete.

Humor diminuído e medos

Às vezes, podemo-nos sentir fora de nós, mal humorados, como se fosse um dia de nevoeiro, vimos e sentimos apenas o lado cinzento das coisas e da vida. Afortunadamente na grande maioria das vezes isto é apenas temporário, permanecendo apenas algumas horas ou poucos dias. Alguns distúrbios do humor, como a depressão, ansiedade grave ou as fobias, podem ser debilitantes e implacáveis.

538904954

E agora, como ultrapassar?

Como já sabes, neuroplasticidade desfruta agora de uma aceitação generalizada, e os cientistas estão a provar que o cérebro é infinitamente adaptável e dinâmico. Ele tem o poder de mudar a sua própria estrutura.

É o momento de ficar de cabeça para baixo como o samurai Musashi!

Como o cérebro tem a capacidade de criar novas ligações assim como reestruturar as redes neuronais já existentes, se o estimularmos é então possível beneficiarmos da extraordinária capacidade de reforçarmos novas aprendizagens e promovermos o nosso desenvolvimento adaptativo. Isso contribui para que possamos instituir hábitos a favor do nosso bem-estar e Viver mais tempo em Alta Performance..

Lembra-te: Nós não conseguimos Viver 100% do tempo em Alta Performance!

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

PROF. CIRILO DEROSE LIFE COACH

PROF. CIRILO
DEROSE LIFE COACH

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Os 5 melhores exercícios para combater o stress mental

- Como construires confiança