Os (novos) super alimentos para Viver em Alta Performance

superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-7.jpg

Os super alimentos não são milagres em pequena quantidade, é preciso que fique bem claro! E não são substitutos de um estilo de vida saudável. São um conjunto de alimentos que contém um alto teor em fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com elevadas vantagens para a saúde.

‘Super alimentos’ e ‘super frutas’ são termos que se tornaram banais. Médicos e nutricionistas dividem-se quanto às reais qualidades dos produtos que surgem a cada momento. Mas todos convergem numa ideia – a publicidade que quer fazer os consumidores crerem que estes alimentos têm poderes curativos vai muito para além da realidade, pelo menos a realidade testada cientificamente, com resultados comprovados e aceites por todos.

Quem me conhece, sabe o quão curioso sou com as qualidades milagrosas destes alimentos, mas defendo a variedade e principalmente a escolha de produtos de origem biológica para Viver Em Alta Performance.

Às vezes procuram-se alimentos exóticos como forma de melhorar a saúde e descartam-se alimentos banais fáceis de encontrar e que são também muito importantes para a saúde. Lembra-te da dieta mediterrânica e de que o que é nacional é bom!

superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-2.jpg

Os super alimentos mais famosos

A nutricionista Lillian Barros está entre as que recomendam o consumo dos tais ‘super alimentos’. Mas não gosta da designação. "O termo ‘super alimento’ não era usado na linguagem corrente até há pouco tempo. Chegou com a moda dos sumos ‘detox’ e da alimentação saudável.

"As pessoas devem ter em atenção o seu estado de saúde. Devem fazer uma avaliação antes de começarem a comer este tipo de ingredientes. As bagas de goji, por exemplo, podem ser muito interessantes pois têm propriedades antioxidantes que as tornam recomendáveis para consumir ao pequeno-almoço. Mas sabe-se que as pessoas que tomam anticoagulantes devem evitar os frutos desidratados. E a baga de goji é, precisamente, um fruto desidratado", diz Lillian Barros.

A nutricionista dá um conselho simples: "Estes alimentos não são solução para todos os males. Devemos conhecer o que é que cada um deles tem a nível nutricional e perceber porque é que nos podem fazer bem."

agriao-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Agrião

O consumo de agrião cru é altamente benéfico à saúde. Atualmente, ele é mencionado como um dos primeiros alimentos que fazem parte dos super alimentos.

Pesquisas comprovam que o agrião surpreende com o índice de betacaroteno quatro vezes maior que de uma maçã, além de possuir vitamina K, responsável pela beleza e jovialidade da pele. Se não bastassem todos esses benefícios, ele ainda tem propriedades que atuam no combate ao cancro

153750142

Espinafres

Muito tem sido escrito sobre as virtudes do espinafre, e com razão. É um dos alimentos mais ricos em nutrientes que podes comer. Também está facilmente disponível na maioria dos supermercados locais e a preços razoáveis. Podes obtê-lo fresco, ou podes comprá-lo congelado em forma de folha, e também em conserva no corredor vegetais enlatados.

broculos-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-1.jpg

Bróculos

Os bróculos têm sido muitas vezes referenciado como um bom item para adicionar a qualquer refeição. Contanto que não o sufoques com manteiga ou queijo é capaz de manter todos os seus efeitos saudáveis. Coze a vapor para manter todo o sabor e mais fácil de comer, retendo o maior número de nutrientes possível. .

mirtilo-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Mirtilo

Os mirtilos são uma fonte natural de fibra, vitamina A e vitamina C, fazendo deles um excelente alimento. Pode ser combinado com iogurtes e batidos de proteína. Os flavonóides dos mirtilos aumentam ainda as bactérias da flora intestinal, e assim promovem a nossa saúde.

tomate-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Tomate

O licopeno é um poderoso antioxidante, e é o ingrediente chave do tomate que o populariza como super alimento. O licopeno tem a capacidade de evitar doenças cardíacas e promover a saúde do nosso coração.

castanha-brasil-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Castanha do Brasil

Não é por acaso que a sua tradução em arábico seja pai de todos os alimentos. Com propriedades que beneficia a saúde em geral, desde a digestão, ao aumento dos níveis de energia e ao fortalecimento do sistema imunitário.

azeite-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Azeite

Também conhecido antigamente como "ouro líquido", o azeite possui propriedades que previnem o cancro. Pesquisas recentes mostraram que além de fornecer o colesterol bom para o organismo, ele ajuda na prevenção de doenças coronárias e na redução da obesidade.

superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-3.jpg

Maçã com casca

A maçã é rica em fibras e ajuda consideravelmente o funcionamento do intestino, mas não é só isso. Essas mesmas fibras ajudam a combater o mau colesterol e colaboram com o processo de emagrecimento, uma vez que as próprias fibras retêm gordura que passam a ser eliminadas pelas fezes. Pesquisas ainda apontam que os polifenóis presentes nas maçãs podem ajudar a combater o cancro.

superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Lentilhas

Alguns estudos sugerem que o consumo regular desta leguminosa diminui o risco de obesidade em 22%. Isto deve-se ao seu elevado teor em fibras que ajuda a reduzir a produção de insulina e, assim, a manter os níveis de glicose equilibrados. Existem cerca de 50 variedades, mas todas têm em comum o seu elevado teor proteico, a sua fácil digestibilidade e o seu grande teor de ferro.

Deves comer cerca de uma chávena de chá, duas vezes por semana, preferencialmente cozida. Adicionada aos vegetais ou às saladas. Estudos apontam que a ingestão de lentilhas ajuda a reduzir inflamações, diminuir o colesterol, e acredita, diminuir o apetite.

aveia-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-2.jpg

Aveia

É um cereal com muitas fibras solúveis e insolúveis, que promovem o bom funcionamento intestinal e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. É também um excelente aliado na perda de peso, devido ao seu índice glicémico moderado que ajuda a estabilizar os níveis de glicémia e insulina.

As famosas papas de aveia cozidas em água com casca de limão, canela e um pouco de mel são o pequeno-almoço ideal. Também podes adicioná-la aos iogurtes ou batidos. Come entre três a quatro vezes por semana.

superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-6.jpg

Os (novos) super alimentos para Viver em Alta Performance

Os super alimentos são uma ótima opção para todos aqueles que praticam um estilo de vida saudável e querem preservar a saúde e prevenir a doença.

Atualmente há uma lista de super alimentos que têm o rótulo de novo nas nossas prateleiras das mercearias biológicas. Quais são?

sementes-canhamo-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Sementes de Cânhamo

Ou proteína de cânhamo. É uma planta originária dos países asiáticos, rica em ácidos gordos ómega 3 e 6, minerais, vitaminas e fibras. A sua proteína contém todos os aminoácidos essenciais pelo que é considerada uma fonte completa de proteína de fácil digestão, sobretudo quando comparada com a carne, soja ou laticínos.

É ótima para quem tem problemas de pele, cabelo e unhas, obstipação, baixa o mau colesterol (LDL) e a tensão arterial, ajuda a regular o açúcar no sangue. Têm uma proporção interessante de ácidos gordos, como ómega 3 e 6, e são ricas em minerais, vitaminas e fibras.

São usadas para melhorar a saúde do cabelo, pele e unhas e em dietas para perder peso.

arando-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Arando

Os arandos são riquíssimos em fitoquímicos que nos melhoram a saúde e bem estar. Podem ser facilmente adicionados a iogurtes ou batidos proteicos, e com as sua excelentes capacidades antioxidantes e anti-envelhecimento são uma mais valia na nossa dieta.

alfafa-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-5.jpg

Alfafa

A alfafa é rica em vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B, ajudando a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, além de eliminar o cansaço. Rica também em cálcio, potássio, ferro e diversos outros minerais que são essenciais para a saúde, a alfafa traz muitos benefícios quando inserida na dieta alimentar. Pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo através dos vasos, combate à fadiga, complementar a alimentação – devido à grande quantidade de vitaminas e nutrientes – e, além disso, tem ação diurética, ajudando a excreção urinária e aumentando a filtro glomerular, e ação hipocolesterolemiante, que contribui com a melhora dos índices de colesterol.

Com o consumo regular deste alimento, é possível ainda controlar o nível de glicose no sangue e controlar a pressão arterial, além de ajudar na manutenção da massa muscular e da força.

baobab-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Baobab

Uma árvore imponente que existe em várias partes do mundo, em África conhecida por imbondeiro e chamada árvore da vida. O seu fruto, a mukua, é rico em vitamina C (tem muito mais vitamina C que a laranja), importante para reforçar o sistema imunitário, ferro e fibra solúvel, ou seja, é um excelente promotor do bem-estar e regulador do sistema digestivo e intestinal. Excelente fonte de potássio, cálcio e magnésio.

lucuma-superalimentos-derosemethod-escolaeduardocirilo-altaperformance-porto-4.jpg

Lucuma

Fruto tropical muito utilizado em sobremesas e gelados. É energizante devido ao seu conteúdo elevado de hidratos de carbono mas de valor glicémico baixo, ótimo para pessoas muito ativas e que precisam de energia. Tem um sabor muito agradável, próximo da baunilha, é rico em vitamina B3, cálcio, ferro, e betacaroteno, que são benéficos para a pele e visão. Tem também muitos antioxidantes.


Por fim, o que comer?

Facilmente se conclui como estes alimentos são importantes na nossa rotina diária graças a todos os benefícios enumerados.

Se há muitos que fazem todo o sentido promover, existem outros que só emagrecem a tua carteira e apenas melhoram a saúde de quem os vende.

Jeffrey Blumberg dirige o Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos: "Os termos ‘superfrutos’ e ‘super alimentos’ são criações de marketing alheias a qualquer regulação ou definição científica.

Há muita prova científica que diz que uma dieta rica numa diversidade de frutos, vegetais e grãos pode promover substancialmente a saúde. Mas é muito restrita a prova de que algum alimento possa, só por si, providenciar benefícios significativos fora do contexto de uma dieta saudável. Ou seja, o mais importante é estabelecer um padrão saudável."

Portanto o segredo será sempre: variedade na alimentação!


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço, Cirilo

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Os 5 melhores exercícios para combater o stress mental

- Como construires confiança

Fontes de referência

-http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/os-novos-super-alimentos

-http://www.fold.pt/o-que-sao-os-superalimentos/

-https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/superalimentos-o-que-sao

-http://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/superalimentos_a_procura_de_saude_a_mesa

-http://vista100.blogspot.pt/2014/06/20-alimentos-mais-saudaveis-do-planeta.html

-https://www.saraiva.com.br/superalimentos-os-alimentos-mais-saudaveis-do-planeta-3695676.html

-https://familia.com.br/8696/os-7-alimentos-mais-saudaveis-do-planeta

-http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/o-que-ha-de-super-nos-super-alimentos/

-http://activa.sapo.pt/saude-e-beleza/2017-04-17-Ja-ouviu-falar-nestes-12-superalimentos--Saiba-o-que-sao-e-como-usa-los

-http://lifestyle.publico.pt/mitosquecomemos/360595_um-manifesto-contra-os-novos-super-alimentos