A importância do silêncio para Viver Em Alta Performance

silencio-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance1.jpg

Pensar antes de reagir é uma das ferramentas mais nobres do ser humano nas relações interpessoais. Nos primeiros trinta segundos de tensão, cometem-se os maiores erros das nossas vidas, falamos palavras e temos gestos diante das pessoas que jamais deveríamos expressar.

Já reparaste que a maioria das pessoas vive agora debaixo da ditadura da resposta e da necessidade compulsiva de reagir quando se está debaixo de pressão?

Com isso cometem-se erros, alguns muito graves, e que só cultivando a importância do silêncio se poderão preservar valores como a sabedoria, a ética e a civilidade quando se é ameaçado, criticado, ou injustiçado.

Para Viver Em Alta Performance precisamos ter intrínseco no nosso comportamento o valor do silêncio. Acompanha-me na leitura do artigo de hoje para ficares a saber:

  1. Uma experiência curiosa
  2. O poder do silêncio
  3. Testemunhos de quem ficou em silêncio
  4. Como cultivares o silêncio
silencio-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance8.jpg

Uma experiência curiosa

Em 1952, o compositor John Cage apresentou uma peça de vanguarda ao público americano. Entrou no palco, sentou-se à frente do piano, ligou um cronómetro e, durante 4 minutos e 33 segundos exatos, ficou em… silêncio.

Para o artista, a música eram os leves murmúrios produzidos pela plateia atónita. Ao final desse tempo, Cage levantou-se e agradeceu ao público como se tivesse acabado de apresentar uma das suas obras convencionais.

O que o músico queria?

Provocar reflexão pela ausência de som! A sua extravagante composição virou um clássico executado até hoje, e batizado de 4’33.

John Cage 4´33´´ interpretado pela Orchestra with Soloist, K2Orch, Live
 

Cage radicalizou uma experiência que, há milénios, tem operado profundas transformações não só emocionais e mentais como físicas na humanidade. É com experiências como esta que a meditação se tem tornado em alvo de investigação até da comunidade científica como caminho de cura para males de vários níveis.

O tema de hoje não é a meditação, mas podes ler mais no meu artigo 6 Mitos e 3 Verdades sobre a Meditação

O silêncio é o início de tudo. De onde surgem o bem-estar, a saúde física, emocional e mental.

Aconselho-te para este tema o livro “Meditação e autoconhecimento” do Prof. DeRose. Podes ter acesso à sua versão digital nesta link: PDF do livro Meditação


O poder do silêncio

Imagina um lago: se a superfície estiver quieta a água torna-se verdadeiramente transparente, permitindo observar com perfeição qualquer objeto no fundo do lago.

Se atirares uma pedra para o lago, imediatamente a superfície fica agitada e transparência desfaz-se, não sendo possível ver nada com exatidão, até que a superfície se acalme novamente. O mesmo dá-se com a nossa vida interior!

Sabendo que os sons estão sempre presentes na nossa vida, que tal fugires de uma das piores fontes de poluição - a sonora - e passar a contemplar o silêncio?

O silêncio não só transmite paz, como facilita a compreensão do nosso eu interior. Foge, nem que seja alguns segundos, dos hábitos da modernidade e procura esse momento de simplicidade.

Como dizia o Leonardo Da Vinci: A simplicidade é o último grau de sofisticação.

O silêncio, além de trazer um estado de quietude da mente, faz com que desligues dos problemas por um período, fazendo uma pausa na correria do dia. Com isso podes ouvir melhor os teus pensamentos e até sons primários, como o do vento, dos pássaros…

Viver Em Alta Performance é conseguires potenciar as tuas capacidades e materializá-las na tua vida com resultados significativos de sucesso, jovialidade, prosperidade e realização pessoal.

Como vais conseguir isso? Priorizando o silêncio!

silencio-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance6.jpg

Testemunhos de quem ficou em silêncio

Max Picard:

No seu livro The World of Silence, de 1989, o filósofo suíço advertiu que nada mudou tanto a natureza do homem quanto a perda do silêncio, uma lembrança fraca, como a privacidade e o mistério. Especialmente entre os moradores das grandes metrópoles, envolvidos não apenas pelo crescente barulho do trânsito como por aquele vindo dos aparelhos eletrónicos típicos da vida moderna.

George Prochnik:

Durante alguns meses, o escritor de New York percorreu o globo em busca de tranquilidade. Dessa jornada solitária resultou o livro In Pursuit of Silence, de 2010, onde relata a passagem por mosteiros e conversas com estudiosos sobre o efeito do sossego no corpo e na mente. Conclusão do autor: “Hoje existem poucos lugares onde se encontra a quietude, mas há diferentes formas de sair do barulho”.

Assim como o som, o ruído e os pensamentos, o silêncio é da natureza da mente. Todas as pessoas o reconhecem. Mas, entre tantos estímulos sonoros, nos dias de hoje quase não se respeitam os momentos de interrupção.

silencio-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance4.jpg

Como cultivares o silêncio?

Não é preciso isolares-te num retiro no cume de uma montanha longínqua no Tibete, nem ficares enclausurado num templo no interior da Índia para alcançares a calma e o silêncio interior.

Mesmo em cidades barulhentas como São Paulo (onde hoje escrevo este artigo para ti), London ou Nova York, é possível um contato efetivo com o silêncio. Basta teres vontade e disciplina.

Agora,pratica alguns destes exercícios em alguns momentos do teu dia a dia:

  • Ao invés de ligares o rádio quando entrares no carro, deixa-o desligado. Aproveita o som do ambiente. Mas e quando o trânsito das grandes cidades por si só já quebram a barreira do silêncio? Procura o seu silêncio, desliga-te do exterior e “ouve-te”.
  • Deixa a televisão ou rádio desligados por um certo período do dia, essa ausência de ruídos faz bem à mente, acalma.
  • No teu momento individual de exercícios físicos diários, ou na tua prática de DeROSE Method procura não usar os auriculares. Essa é novamente mais uma oportunidade de te encontrares com o teu silêncio.
  • Antes de dormir, ao te deitares, apaga as luzes e desliga tudo, para apenas sentires esse momento de paz e tranquilidade. Aproveita para relaxares o teu corpo e a tua mente. Concentra-te no silêncio do ambiente e sente cada parte do teu corpo.

Cuida assim do teu silêncio, porque, como diz o provérbio, em algumas situações o silêncio vale ouro.


E agora, estás pronto para cultivar o silêncio?

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

PROF. CIRILO DEROSE METHOD LIFECOACH

PROF. CIRILO
DEROSE METHOD LIFECOACH

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- 8 hábitos eficazes para eliminares a ansiedade e o stress emocional

- Como usar a lei da atração em favor do sucesso na vida