Motivação: o combustível para reduzires o stress e a ansiedade

motivacao-reduzir-stress-ansiedade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance27.jpg .jpg

Na calçada da fama das frases inspiradoras, o que não faltam são astros e estrelas para capas de livros motivacionais e posts em redes sociais.

Ao digitar no Google a palavra “motivação”, aliás, não levas nem meio segundo para encontrar exatamente 21.400.000 links recheados de conselhos com base no senso comum e empurrõezinhos em forma de texto: Sonha. Sê. Realiza.

Será mesmo que a motivação pode salvar o mundo? Sim será, mas como espoleta para conquistares novos desafios. Ela serve de combustível perfeito para gerires eficazmente o stress e a ansiedade pessoal.

O que provoca a mudança é o conhecimento. O agente da revolução é a informação e por isso hoje partilho contigo alguns segredos para te ajudarem a ter mais motivação pessoal.


O que é a motivação pessoal

A motivação pessoal é a força que direciona praticamente todas as tuas ações. Já ouviste falar da pirâmide de Maslow?

O psicólogo americano Abraham Maslow classificou as necessidades humanas de acordo com uma escala de hierarquia. A base da pirâmide é formada por necessidades básicas como comer, dormir e respirar e conforme são atendidas, outras mais acima começam a ganhar importância dentro da nossa cadeia de prioridades.

piramide_maslow_derosemethod_cirilo_escola.png

De acordo com Maslow, as nossas necessidades estão classificadas em 3 grupos:

  1. Necessidades Básicas: comer, dormir, respirar, ter um teto e satisfação sexual. São as mais importantes e também as mais fáceis de serem satisfeitas. A necessidade de estar seguro também entra nesta categoria;
  2. Necessidades psicológicas e sociais: todos nós precisamos de amor e do sentimento de pertencer a um grupo. O status também se enquadra nesta categoria, porque para sermos mais valorizados na nossa sociedade precisamos exibir bens materiais como carros, casas e roupas.
  3. Necessidade de auto-realização: se já tens as tuas necessidades fisiológicas, sociais e psicológicas atendidas, ainda assim sentirás falta de algo a mais. A primeira delas é estares bem contigo mesmo(a). E continuar a melhor constantemente. Ao contrário das necessidades mais básicas, neste estágio já não falta mais nada. A grande motivação está em evoluir.

A teoria de motivação pessoal de Maslowafirma que somos motivados pelo que ainda não alcançamos e sempre respeitando a hierarquia de necessidades.

O segredo para começares tu já sabes: é encontrares a tua motivação pessoal.Aquela voz interna para atenderes as tuas necessidades, sejam elas básicas ou mais complexas.

Grandes nomes de sucesso, seja no empreendedorismo, seja no mundo do desporto ou na arte, só conseguiram chegar ao topo porque focaram dias, meses e anos naquilo que queriam.


emoçoes-combate-negativas-positivas-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance14.jpg .png

Segredos para te ajudarem a ter mais motivação pessoal e eliminares o stress e a ansiedade

Se já chegaste até aqui, já entendeste os mecanismos por trás da motivação pessoal. São aqueles gatilhos, racionais ou não, externos ou internos que interferem na motivação de todos nós.

Mas agora vou apresentar-te 3 dicas práticas, que podes começar a aplicar na tua vida hoje mesmo, para aumentares cada vez mais o teu nível de motivação pessoal.

Então vamos lá?

A) Para de pensar e parte para a ação

Não fiques apenas no sonho com o teu objetivo e a aguardar por todas as condições perfeitas, porque a hora certa é agora.

Levanta-te do sofá e faz acontecer.

Se a tua motivação pessoal não tem força suficiente para te levar do estado de inércia para a ação, repensa se isso realmente é o que gostarias de fazer ou se estás apenas a seguir o que pensas ser a coisa certa.

B) Assume um compromisso publicamente

Uma vez que assumes um compromisso publicamente, acredita, não terás a coragem de desistir. Nenhum de nós gosta de mostrar fraqueza ou admitir que falhou na frente de outras pessoas. O que pode funcionar como um gás extra para a tua motivação pessoal para atingir um objetivo. Este ano eu comprometi-me com a minha audiência de publicar todos as semanas um novo artigo no nosso blog Viver Em Alta Performance e no meu outro blog QualidadeVida.pt.

A motivação é o combustível necessário para te fazer continuar a andar sem parar. E com o tempo, o sucesso acaba sendo inevitável.

C) Ajuda outras pessoas para te manteres mais motivado

O psicólogo Adam Grant conduziu um estudo na Universidade de Michigan, com voluntários de um call center que arrecadavam dinheiro para financiar bolsas de estudo na Universidade.

Os estudantes que ganharam a bolsa foram conhecer e conversar com os voluntários por 10 minutos durante o estudo. Um mês após a visita dos estudantes, os voluntários estavam a passar 142% mais tempo no telefone do que antes e a produtividade havia crescido em 171%.

Apesar de não reconhecerem conscientemente que a visita dos estudantes tivesse influenciado as suas ações, o fato de verem de perto as pessoas beneficiadas foi um grande fator motivacional.

Vou agora recomendar-te alguns filmes para que sintas ainda mais vontade de lutar pelo teu propósito.


motivacao-ansiedade-stress-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance2.jpg .jpg

3 filmes que mudarão tudo o que sabes sobre motivação

O Discurso do Rei (2011)

Baseado na história real de superação de George (Collin Firth), um integrante da realeza britânica que assume o trono e deve realizar discursos, mas gagueja desde os 4 anos de idade. Exemplo de como é possível superar um problema quando é preciso assumir um compromisso maior.

Ver o trailer

Invictus (2009)

Um filme de motivação e superação relata parte da história do ex-presidente sul africano Nelson Mandela, que lutava pela igualdade de raças no país. Com foco na vitória na Copa Mundial de Rugby, em que a equipa sul africana venceu, contrariando todas as previsões.

Ver o trailer

Whiplash: Em busca da Perfeição (2014)

Grande vencedor do Festival de Sundance em 2014, Whiplash não é precisamente um filme sobre jazz, mas sobre motivação e foco para atingir os objetivos. Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor da sua geração e gravar o seu nome na Música americana como fez Buddy Rich, o seu maior ídolo na bateria.

Ver o trailer


E agora, estás pronto para andar mais motivado?

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

PROF. CIRILO LifeCoach

PROF. CIRILO
LifeCoach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.