3.999.999.998.000.000.000 interações - As 6 dicas para aproveitar o melhor das redes sociais

543195707

Neste momento o Facebook tem mais de 2 mil milhões de usuários no mundo e cerca de 3.999.999.998.000.000.000 de interações. A nossa cultura mudou, as pessoas mudaram e com isso a forma com que nos relacionamos e nos comunicamos também.

Vimos isso acontecer do pombo correio para a carta, passando pelo telegrama, cartão postal, telefone e e-mail. Estamos em constante transformação e devemos aproveitar ao máximo os benefícios que elas nos proporcionam.

O que dizer das redes sociais? Que tipo de relacionamentos são cultivados nesta Era da humanidade?

As redes sociais permitiram desde logo a participação ativa dos indivíduos no mundo com o tipo de pensamento: “O que é bom pra mim, o que funciona e o que diz a minha verdade, eu desejo dividir com as outras pessoas”

Consegues imaginar como tudo seria sem as redes sociais e a comunicação online? Será que esta é uma tendência boa ou má?

Vou-te falar agora sobre o seu efeito negativo no mundo… continua a ler.

494280907

O poder para o mal

É preciso entender que as redes sociais transformaram-se em poderosas ferramentas para Viver Em Alta Performance. Naturalmente como quase tudo o que pode ser usado para o bem, também pode ser aplicado para o mal, dependendo da consciência e das intenções, as redes sociais podem ser prejudiciais:

  • Acabam por oferecer relações superficiais, onde não consegues revelar os teus verdadeiros sentimentos.
  • Às vezes, as redes sociais podem, inclusive, prejudicar famílias e parentes próximos. A explicação aqui é simples: os usuários que estão muito interessados em redes sociais gastam todo o tempo livre online e não prestam atenção às pessoas ao seu redor. Neste caso, o hobby estraga relacionamentos reais.
  • É desperdiçada energia e tempo ao ver o que outros fazem, em vez de te focares em ti e na tua vida.
  • Muitas das fotografias e videos partilhados acabam por ser de bons momentos, como por exemplo festas, viagens, jantares, entre outros, o que pode levar a que se desperte uma certa inveja, que no entanto não precisa de ser encarada como negativa.
  • No caso das pessoas mais tímidas estas acabam por se expor mais nas redes sociais, acabando por ser esta a única forma de interagir com os outros.
  • As informações de contato podem ser usadas para spam.
  • A disseminação de informações falsas é outro problema que acontece nas redes sociais. Muitas pessoas leem algo em algum lugar ou ouvem falar e partilham. Isso pode tomar proporções gigantescas, chegando a prejudicar gravemente as vítimas de tais mentiras.
  • Muitas pessoas costumam abrir demais as suas vidas nas redes sociais. Elas contam onde moram, para onde vão viajar, onde os filhos estudam. Tudo isso pode acabar por chegar a pessoas erradas, que podem usar essas informações para planear roubos, sequestros, etc.

Estás a viver a vida que publicas?

A Social Life é uma curta-metragem sobre uma mulher dirigida pela carreira, chamada Meredith, que está a viver a vida que sempre sonhou ... online.

Meredith esforça-se para viver uma vida equilibrada: ficar em forma, trabalhar arduamente e conectar-se com os seus amigos; ela está a criar a sua "imagem" dentro da sua base de amigos da rede social mais ampla. Mas ela acorda um dia e numa reflexão percebe que ela é meramente a coleção de fotografias que ela partilhou com os outros. Essa é a sua vida? Ou apenas uma marca cuidadosamente criada?

E o que dizer dos seus efeitos positivos?

redes-sociais-derosemethod-altaperformance-profcirilo-6.jpg

O poder para o bem

As redes sociais facilitam a circulação e propagação das informações.Hoje são poderosas engrenagens movidas pela vontade comum que imprimem as suas forças na história, pois são capazes de mobilizar inteiras nações.

O que mais podem as redes sociais fazer de bom por nós?

  • Oferecem a possibilidade de encontrar pessoas com gostos semelhantes aos teus e podem tornar as amizades virtuais em amizades reais.
  • O facto de partilhar fotografias, textos ou vídeos, faz com que consigas expressar os teus sentimentos e pensamentos de uma forma saudável.
  • Aumentam e estimulam a criatividade, uma vez que acabas por usar o teu tempo à procura de novos conteúdos.
  • A busca por velhos amigos, familiares, etc. A rede social dá-te a possibilidade de encontrares pessoas que mudaram de cidade há muito tempo, colegas e até familiares. Podes comunicar-te com eles nas redes sociais e encontrá-los na vida real. Há alguns anos atrás, apenas poderias sonhar com tal possibilidade.
  • Possibilidades incríveis para encontrares ofertas de trabalho. As redes sociais podem ser bem utilizadas como anúncios de internet e, olhando para o número de visitantes, são anúncios muito eficazes.
  • A possibilidade de participares de grupos de discussão é outro ponto positivo das redes sociais. Existem grupos que reúnem pessoas interessadas em trocar informações sobre uma série de assuntos, como: doenças, fã clubes, faculdades, cursos, livros, etc.

Já ouviste falar no netweaving? Sabes o que é? Lê a sua explicação no seguimento.

redes-sociais-derosemethod-altaperformance-profcirilo-10.jpg

O netweaving ao invés do networking

Uma rede não pode ter hierarquia e burocracias. Uma rede social não pode ser um grupo seleto, guetos ou um clube de pessoas. Uma rede social não pode ser uma rede institucional.

No networking (rede de interesses) busca-se a potencialização profissional através de alianças estratégicas, relações comerciais e interesses próprios. Neste tipo de ganha ganha, apenas um indivíduo é beneficiado. O networking desta forma já não está a ser visto com tanto valor na sociedade e no universo corporativo.

Na evolução dos relacionamentos nas redes surgiu entretanto o netweaving. Ele possibilita a criação de uma rede de cooperação. A proposta é poderes usar o teu conhecimento com as outras pessoas e criar uma dinâmica de redes de modo a ajudar, mobilizar, inspirar e colaborar com a sociedade.

No netweaving tu abres mão de ter guetos ou grupos fechados e fazes uma distribuição em torno de agendas compartilhadas. Plataformas virtuais como o NING possibilitam esta reunião de pessoas.

Na prática, vamos pensar em inovação: queres inovar (x) e sendo assim tu começas a conectar-te com pessoas que também querem inovar (x) ou (x+y). Estas pontes e mobilizações reúnem pessoas dentro de uma rede de causa. Esta rede animada começa a produzir e inicia então a CONTAMINAÇÃO de mais pessoas. Tu atinges os resultados, crias mais situações e uma rede.

AS REDES CONTAMINAM E INFLUENCIAM AS PESSOAS.

redes-sociais-derosemethod-altaperformance-profcirilo-9.jpg

6 dicas para aproveitares o melhor das Redes Sociais

As redes sociais são verdadeiros motores de mudança no mundo como já leste acima… tanto para o poder do bem, quanto para o poder do mal. Preciso deixar-te claro que as redes sociais não são vilãs, mas mal utilizadas podem trazer-te problemas.

Para te prevenires e utilizares ao máximo o seu poder do bem, lê as minhas dicas:

1 – Verifica as informações antes de partilhares. Não é porque alguém que é da tua inteira confiança partilhou algo que aquilo é verdade. O Google está aí para ser usado, faz uma busca e apenas partilha depois de teres a certeza.

2 – Não exponhas a tua vida. Toma cuidado com o que publicas sobre a tua vida e a dos teus familiares. Sempre podes ter alguém mal intencionado a ler tudo.

3 – Cuidado com o acesso pelo telemóvel. Não mexas no telemóvel para ver as tuas redes sociais enquanto estiveres a conduzir, andar de bicicleta ou a caminhar. Espera poderes parar e assim evitas acidentes.

4 – Antes de divulgares qualquer artigo, lê e relê o conteúdo a fim de evitar publicações desrespeitosas, imorais, irresponsáveis, anti-éticas, de conteúdo duvidoso. Lembra-te que tudo qo ue é publicado pode ser usado a favor ou contra ti em situações posteriores. Por isso, respeito e ética também devem estar conectados com os perfis nas redes sociais. Procura publicar conteúdos de alto nível, relevantes à tua profissão, hábitos e valores.

5 – Seleciona para a tua rede, pessoas com o mesmo interesse, networking ou netweaving e não hesites em bloquear pessoas que estão fora deste objetivo. Utilize a rede para manteres, estreitares ou retomares contatos pessoais, relacionamentos com amigos e colegas de trabalho.

6 – É importante gerires as tuas redes sociais diariamente, ou sempre que possível, a fim de verificares se não há postagens importantes, mensagens, aniversários, etc., em que tu deverás interagir. O inverso também é verdadeiro, ou seja, se há algum artigo indesejado, deverás excluir e se for o caso bloquear o usuário.

social_media_landscape

E agora, estás pronto para usar as redes sociais e Viver Em Alta Performance?

Agora que já tens uma noção dos prós e dos contras, é importante que saibas que a forma como utilizas as tuas redes sociais e o tempo que gastas nelas depende apenas de ti. Foca-te em ti e mantém um equilíbrio.

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

CIRILO LIFECOACH

CIRILO
LIFECOACH