Como conquistar alta performance financeira: os 11 hábitos

alta-performance-financeira-derosemethod-profcirilo.jpeg

Nestes últimos 19 anos enquanto profissional liberal, aprendi muito sobre a gestão financeira pessoal.

Percebi que até aos 30 anos não existe amanhã e que chapa ganha é chapa gasta. Dos 30 aos 35 só queria ver o negócio a crescer e se possível maior que nunca, por isso não olhei a meios para reinvestir, seja em pessoas ou conhecimento. Dos 35 aos 40 apercebi-me que outras necessidades existem e que o nosso corpo já não consegue viver com 4 horas de sono. Sou mortal e um dia haverá um fim (mais rápido que o imaginado)!

Depois dos 40, tudo o que realizo tem de fazer sentido com o meu propósito (e com os meus valores). A saúde e a família passam a estar de igual para igual com o trabalho (ou lifestyle para quem faz o que ama), mas em primeiro e antes de tudo isso, descobri que há algo transversal a qualquer idade e a qualquer cultura duma economia de mercado: a estabilidade financeira!

Sem a estabilidade financeira assinamos uma morte precoce.

… (pausa para reflexão) …

A estabilidade é a qualidade de uma situação que se mantém no tempo com alguma regularidade. Quem é autónomo ou empresário, sabe que com a economia atual isso é impensável, porém o que hoje te escrevo é exatamente a possibilidade de imaginares com um grande sorriso nos lábios, os próximos 10 a 20 anos da tua carreira. Só terás de colocar em prática os 11 hábitos altamente eficazes para conquistares a alta performance financeira.

A Alta Performance financeira não é apenas teres um orçamento diário bem gerido, mas é também quando constróis património, tens segurança e realizas os teus sonhos.

Se queres ter independência financeira e construir uma vida de prosperidade continua a ler!

Plant Growing In Savings Coins - Investment And Interest Concept

Como Conquistar Estabilidade Financeira em 6 Meses

Como qualquer outro objetivo, alcançar a estabilidade financeira e tornares-te financeiramente bem sucedido requer o desenvolvimento de bons hábitos.

Os principais pontos a serem desenvolvidos são: eliminar as tuas dívidas, aumentar a tua capacidade de poupar dinheiro e aumentar a segurança financeira da tua família.

Vou-te mostrar como conseguires estas bases em 6 meses:

  1. Analisa as tuas despesas atuais. Categoriza as saídas em grupos como: alimentação, aluguer/prestação da casa, serviços, diversão, viagem, seguros, saúde e vestuário. Se tens filhos que vão à escola, é preciso incluir essa categoria também. Um grupo diversos também é necessário para gastos aleatórios que possam ocorrer.
  2. Analisa todo o dinheiro que entra, incluindo vencimento, investimentos e rendimentos de imóveis.
  3. Calcula o teu progresso (ou a falta dele) fazendo uma comparação entre as despesas e as receitas. Se a receita for menor do que as despesas, é preciso fazeres uma mudança imediata.
  4. Cria um orçamento com base nas tuas despesas fixas. Procura gastos que possam ser reduzidos, como jantares em restaurantes, cinema, ou então diminui algumas despesas fixas. Leva o almoço para o local de trabalho em vez de comeres em restaurantes todos os dias. Faz o teu próprio café.
  5. Deixa de usar cartões de crédito.
  6. Quita as tuas contas. As contas vencidas são as prioridades. Uma boa regra para seguir é pagares as contas em ordem de valor, da mais barata para a mais cara. Determina um plano mensal para o pagamento de todas as contas vencidas.
  7. Usa o dinheiro extra (se houver) para pagar outras contas ou guarda na poupança. Não gastes. Usa-o para conseguir a tua estabilidade.
  8. Se o orçamento ainda não estiver equilibrado, procura um trabalho extra temporário ou procura outra fonte de renda. Mesmo que precises trabalhar o dobro por um período curto de tempo para conseguir pagar as contas, é um bom sacrifício.
  9. Aprende a gostar de atividades gratuitas.
  10. Cria um fundo de emergências com cerca de 3 a 6 vezes o valor do teu rendimento. Esse fundo pode ser usado para gastos inesperados com a casa ou o carro, ou como reserva caso você sem trabalho.

Se já conquistaste alguma da estabilidade desejada, agora é o momento de leres os meus hábitos financeiros. Vou partilhar contigo hábitos que te deverão acompanhar ao longo da tua existência para teres Qualidade de Vida e poderes Viver Em Alta Performance.

estabilidade-financeira-derosemethod-profcirilo.jpg

Os 11 hábitos de Alta Performance Financeira

Aqui estão eles (a ordem é irrelevante, pois todos são importantes):

Hábito #1: Poupa automaticamente

Esta deve ser a tua prioridade, especialmente se ainda não tens um sólido fundo de emergência.

Hábito #2: Controla os gastos por impulso

O consumo por impulso (comer fora, compras no shopping ou compras online) é o maior ladrão das nossas finanças. Este é um dos mais difíceis de colocar em prática.

Hábito #3: Analisa os teus gastos

Se nunca registaste os teus gastos e nem montaste um orçamento, já está na hora de o fazeres.

Hábito #4: Investe no teu futuro

O crescimento dos teus investimentos ao longo do tempo será impressionante se começares o mais cedo possível.

Hábito #5: Mantém a tua família segura

Se és casado e/ou tens filhos, considera a possibilidade de fazeres um seguro de vida o quanto antes.

Hábito #6: Elimina e evita dívidas

Se possuis cartões de créditos, empréstimos, financiamentos ou qualquer outra dívida, precisas iniciar um plano para acabar com elas.

Hábito #7: Usa o “sistema do envelope”

Assim que o dinheiro que destinaste para uma categoria acabar, para de gastar.

Hábito #8: Paga as tuas contas imediatamente

Um bom hábito é pagares as tuas contas assim que elas chegarem.

Hábito #9: Lê sobre educação financeira

A simples leitura deste artigo já é mais um passo para melhorares a tua educação financeira. Mas não deve ser o único. Existem ótimos sites, blogs e – principalmente – livros sobre o tema.

Hábito #10: Aumenta o teu lucro e tem mais de uma fonte de rendimento

Procura por novas formas de ganhar dinheiro, ou de receber mais pelo que já fazes.

Hábito #11: Aplica o teu dinheiro com sabedoria

Uma vez que tenhas iniciado a construção de uma reserva financeira, é sempre importante investires o teu dinheiro corretamente para que ele esteja guardado com segurança.

Lembra-te que o futuro da Segurança Social é, no mínimo, incerto. Poderás contar com a tua reforma ou apenas com o resultado do investimento da tua poupança ao longo dos próximos anos, e não há capacidade de investimento sem poupança.

Partilha…


E agora, estás pronto para entrar num Círculo Virtuoso e Viver Em Alta Performance Financeira?

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life mentoring para Viveres Em Alta Performance e Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

Cirilo LifeCoach

Cirilo
LifeCoach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Hábitos de sucesso para o dia a dia em Alta Performance.

Fontes de referência