Os 13 mitos comuns sobre liderança

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

A alta performance na liderança faz sentido para ti? Pensa comigo: quem é que não é líder de qualquer coisa? O que é um líder em Alta Performance?

Quer tenhas 15 ou 55 anos, homem ou mulher, aprenderes hoje um pouco mais sobre liderança é aperfeiçoares o conhecimento que tens sobre ti. Acompanha-me…

Desde os primeiros tempos de escola, até ao gestor formalmente empossado pelo seu curso, tu e muitos que conheces já desempenharam um papel de liderança em algum momento: como filho mais responsável, como chefe de turma, capitão de equipa, treinador, escuteiro, líder de caminhada, porta voz de projeto, etc….

Com isto tudo, o que fará diferença na tua relação de líder com os teus liderados? A resposta é óbvia, Viveres Em Alta Performance!!!!!!!

Conheceres os 13 mitos comuns sobre liderança, permite-te evoluir como líder e ampliar a tua visão. Aplicado como uma vacina, aperfeiçoas-te e crias o ambiente para aperfeiçoares os outros também.

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

Os 2 passos para um líder de sucesso

76% das causas da estagnação de qualquer grupo são fruto da figura do líder, conforme a pesquisa da Delloite.

Muitos pensam que é devido às questões técnicas dos processos mas repito, 76% das causas da estagnação de qualquer grupo é devida à forma de liderança exercida!

O 1º passo antes de te tornares líder, é aplicares em ti o conceito da alta performance para aprofundares o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

Algumas das técnicas que te tenho ensinado do DeROSE Method, são exatamente para isso. Respiração, consciência corporal, relaxamento e meditação, criam em ti um terreno fértil para alcançares o autoconhecimento mais rapidamente do que o esperado.

Destas, a meditação, é a que te vai libertar para uma quantidade avassaladora de vislumbres e insights que semeiam o progresso.

O 2º passo, logo na sequência, surge quando assumes qualquer papel de liderança e passas a entender que o autodesenvolvimento é transferido para as pessoas pelas quais ficas responsável e esse passará a ser o teu verdadeiro sucesso!

Aristóteles disse que “Aquele que nunca aprendeu a obedecer não pode ser um bom comandante.”

Ou seja, antes de liderares os outros, há um período de tempo necessário, para te desenvolveres nos diversos quadrantes de atuação do grupo. Não queiras ser ansioso e antecipar processos. Os alicerces são mais importantes que o telhado.

Sabes quais são os 3 tipos mais ortodoxos de liderança?

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

Os tipos de liderança que existem

Existem 3 estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores. São elas a Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).

A Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual tu, como líder impões as tuas ideias e decisões ao grupo. Não ouves a opinião do grupo.

A Liderança Democrática: Tu estimulas a participação do grupo e orientas as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

A Liderança Liberal: Tu dás liberdade e há total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a tua participação como líder é limitada.

Enquadras-te em alguma delas? Sim e não… certo?

Facilmente concluis que nos dias de hoje, uma liderança visionária tem um pouco destas 3 mas moldada a uma estratégia de progresso e prosperidade para a humanidade. Faz sentido não faz?

Mas, o que te impede de te tornares nesse líder “moderno”, visionário? O teu nível cultural, social, o teu cargo, a família, a cidade, o país????? Nenhum destes… o que te limita são os mitos. Os mitos e as crenças…

Lê agora sobre os 13 maiores mitos limitativos.

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

13 mitos sobre liderança que não te deixam ser um líder visionário

O que é que tu podes aprender com os mitos?

1- Os líderes são super heróis.

É a visão popular sobre a qual um líder é representado por um indivíduo “superior”, dotado de habilidades extraordinárias. Essa mentalidade cria uma pressão descomunal em líderes de diversas organizações para não hesitarem e não demonstrarem dúvidas, resultando numa geração de gestores intransigentes e inseguros, incapazes de pedir ajuda e de criar uma atmosfera de colaboração. Demonstrares fraquezas e mostrares-te vulnerável é uma das formas existentes para criares uma profunda relação de respeito e entre-ajuda no grupo.

2- A liderança é um dom.

Ninguém nasce pronto. Por mais que uma pessoa possa ter predisposição a esta característica, tens de aprender as habilidades essenciais de um líder. Autoconhecimento e disciplinba, além de dominar técnicas de relacionamento, comunicação e gestão têm de ser aprendidas.

3- O líder sempre ocupa altos cargos na empresa.

Ao contrário do que se pensa, a liderança não é exercida de cima para baixo dentro de um grupo. Ela acontece em todos os níveis, porque é um processo de influência. Tu facilmente tornas-te um líder quando impulsionas a performance dos demais.

4- O líder é sempre extrovertido.

Muita gente confunde exercício de liderança com carisma pessoal. Muitas vezes as pessoas tímidas e introvertidas são muito mais atentas aos detalhes e muito mais dedicadas. O que interessa, na verdade, é a profundidade técnica. Tu és um líder, não um animador de auditório!

5- Líder é quem tem servidores e está rodeado de mordomias.

A essência da liderança é o serviço. Servir os liderados é a missão de quem comanda. Líderes cercados de mordomias e bajuladores deixam de ser líderes para renderem-se à ambição e ao deslumbramento do cargo que ocupam e das conquistas do passado.

6- O líder deve ser amigo dos colaboradores.

Não basta protegeres e seres amigo. Como líder, precisas influenciar e contribuir para o crescimento de quem comandas.

7- Existe uma receita para liderança efetiva.

A liderança varia de acordo com as pessoas e as situações. É necessário conheceres o grupo e conquistares a confiança do mesmo, para poderes exercer influência de acordo com as características do momento.

8- O líder elogia em público e corrige em particular.

O feedback positivo em público pode, às vezes, cruzar a fronteira da bajulação. Da mesma forma, em determinadas situações, o erro de uma pessoa deve ser exposto ao grupo para gerar aprendizado (mas não para encontrar culpados).

9- O líder tem de saber falar bem.

Mais do que saber falar, alguém só é mesmo líder quando sabe ouvir. Como líder precisas conhecer as necessidades das pessoas com quem interages.

10- O líder nasce líder.

“Fulano é um líder nato”. Talvez esta seja uma das frases mais ouvidas quando se trata de liderança. Mas, acredita, não passa de um mito. Segundo o especialista em gestão de pessoas, o professor José Valério Macucci, afirma que ninguém nasce predisposto a influenciar pessoas. Diz ainda “A organização e a disciplina, por exemplo, são pontos que podem ser trabalhados”.

Por outro lado, o respeito às pessoas é um valor que é adquirido na primeira infância – ou seja nos primeiros anos de vida de uma criança mas não é uma questão de genética. É um valor repassado pelos pais. Todos podem ser líderes, mas alguns não querem, porque não é fácil.

11- Todo o gestor é um líder.

O gestor deve necessariamente saber administrar e monitorar, direcionando o trabalho de quem está encarregue. Mas liderar vai além disso. Muitas vezes, o líder não é o dono ou o manager, mas um elemento de menor porte. Cabe ao dono identificá-lo e reconhecê-lo.

12- Líderes sabem mandar.

O perfil do chefe autoritário e centralizador ficou no passado como vimos nas 3 lideranças clássicas. Os poucos profissionais que ainda sobrevivem estão com os dias contados. O líder de sucesso confia nos colaboradores, delega tarefas e monitora os resultados para que consiga alcançar os melhores índices de desempenho.

13- Líderes sempre possuem as respostas certas.

O líder sabe que não é o senhor da verdade e que nem sempre terá as melhores soluções. O líder entende que processos evoluem e que não há conceitos absolutos. O que era bom há um ano pode estar obsoleto hoje. Portanto, valoriza a busca por novas informações e o aperfeiçoamento técnico.

Consegues despir-te destas crenças e vislumbrar onde podes chegar como líder? Um líder visionário é a tua metaum líder que vive em alta performance!


O que é ser um líder visionário? Continua para teres a resposta.

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

A visão da mudança permanente

“A permanência é uma ilusão. Somente a mudança é real. É impossível descer duas vezes no mesmo rio.” Heráclito

O líder visionário é o topo da liderança!

O líder do “futuro”, o líder que muda o mundo, o líder que constrói em antecipação é o líder que vai seduzir o progresso e influenciar a realidade.

Como líder visionário tu és empático e sistémico. Absorves os sinais fracos e trazes ao real, a tua sede do novo. Esta ânsia pela conceção inovadora dá-te a consciência do provisório e a convicção de que a tua contribuição acrescenta apenas um elo à grande corrente que sustenta o caminho humano.

Neste patamar, tu atuas com os binóculos do futuro, és positivamente insatisfeito, próprio dos que têm consciência profunda da essência da mudança.

A tua metaconsciência diz-te que tudo é movimento e por isso sem permanência. As obras são maiores que os seus criadores e permanecem mais do que eles. É o princípio da evolução que vives todos os momentos.

Analisando o passado, tu antecipas o futuro e constróis o progresso nas várias dimensões em que vives, desde os círculos de influência mais próximos como a família, aos círculos de influência mais alargados como o desconhecido com que te cruzas na rua. Ensino isso todos os dias com o DeROSE Method.

Como diz o consultor Edgardo Caramella, o líder deve "Desarrollar la capacidad de aceptar el presente, como plataforma necesaria para comprender mejor el futuro."

Uma vez que trabalhas em antecipação mental e estratégica, concebes de forma profunda a inovação dos produtos, serviços e mercados, mas também a inovação dos valores, das competências e comportamentos da humanidade.


Quantos líderes visionários conheces?

Poucos , não é… São raros, mas não são um mito! Não existem mais líderes visionários por causa das crenças e mitos que os colocam como deuses.

Um líder visionário não é um super herói, não nasceu com um dom, nem é obrigatoriamente extrovertido… percebes onde quis chegar ao expor-te os 13 mitos?

Tu podes ser um líder visionário, desde que te dispa das crenças limitativas, te rodeies de influências positivas e comeces hoje a acreditar que queres ser um melhor líder!

O teu presente é um reflexo do que pretendes para o teu futuro. Aprende a Viver em Alta Perfomance!

mitos-lideranca-lider-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viver em alta performance.jpg

E agora?

A tua capacidade de aprender e evoluir junto com a maturidade do teu grupo, deve chegar ao ponto em que formar outros líderes, que multipliquem a tua visão do futuro, vira o teu foco principal.

Pensando nisso, que tipo de líder tu queres ser e formar à tua volta?

'

Toca a aplicar estes conceitos!

Quero ver-te a evoluir e tornares-te cada vez melhor no teu dia-a-dia. Um líder aplicando os conceitos da alta performance nas suas conquistas.

Um forte abraço,

 Cirilo

Cirilo