8 vantagens do autoconhecimento na carreira profissional

medita-derosemethod-profcirilo-autoconhecimento.jpeg

Quando o computador bloqueia, resolvemos o problema com um restart – desligamos e reiniciamos o aparelho para ele voltar a funcionar. A nossa mente também pode bloquear quando fica sobrecarregada de pensamentos, informações ou afazeres.

Ficamos confusos, com dificuldade para definir o que é mais importante ou por onde começar. Precisamos de um restart mental para reorganizar as ideias e encontrar soluções onde antes se vislumbrava uma estrada sem saída.

No artigo de hoje vou-te descrever:

  1. o que é a clareza mental
  2. o que é o autoconhecimento
  3. quais as 8 vantagens do autoconhecimento na carreira profissional
  4. como chegar à clareza mental e ao autoconhecimento

Lê agora o primeiro item:

clareza-mental-profissional-autoconhecimento-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance2.jpg

O que é a clareza mental

A clareza mental é quando tens acesso ao pensamento claro e cristalino. É o restart em que dissipas a névoa que encobre os teus pensamentos, em primeiro lugar, vendo os factos como factos, sem carga emocional e sem a interferência das emoções negativas como a raiva, o medo, a tristeza etc.

A clareza mental é uma consequência do autoconhecimento.

O que é o autoconhecimento

Quem investe no autoconhecimento aumenta as suas chances de sucesso, e por uma razão muito simples: o autoconhecimento é o ponto de partida para o processo de mudança pessoal!

O autoconhecimento é quando tu sabes as tuas limitações e os teus pontos fortes. Tens a sensibilidade de perceber também as pessoas que te rodeiam, conseguindo identificar nos outros as suas qualidades e defeitos, e desta forma podes trabalhar com as pessoas afim de conseguir o melhor de cada indivíduo.

Se tu te conheces e tens a sensibilidade de detectar perfis de comportamento nos outros, saberás qual a melhor forma de abordar cada indivíduo. Por isso a importância de teres uma filosofia de autoconhecimento, como o DeROSE Method e repassá-la aos teus colegas e subordinados para Viverem Em Alta Performance.

Desta forma, cada um deles aprenderá a lidar melhor com os seus problemas e limitações, mas também desenvolverá e trabalhará as suas qualidades, trazendo enriquecimento pessoal e profissional para o trabalho.

Faz sentido, não faz?

clareza-mental-profissional-autoconhecimento-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance3.jpg

As 8 vantagens do autoconhecimento na carreira profissional

Talvez penses que trabalhas muito, ou que a vida é tão intensa que não tens tempo para o autoconhecimento. Cuidado, às vezes tu deixas de evoluir nos teus objetivos e repetes os mesmos erros no trabalho e em relacionamentos sem perceberes.

Viveres em Alta Performance é viveres a desenvolver todos os dias autoconhecimento. O que é que ele te faz evoluir?

1 | POTENCIAL

Fazendo o uso do teu potencial tornas-te cada vez mais eficiente, eficaz, e tens mais vontade de te superares na tua área profissional, destacares-te, e principalmente: seres mais feliz! Quando usufruis disto o cansaço do quotidiano vira felicidade e não stress. Mesmo que não tenhas um emprego, é importante que cries um trabalho (ocupação) que desenvolvas aquilo em que és bom.

2 | IDENTIFICAR AS PESSOAS NEGATIVAS

Se não te conheceres bem, corres o enorme risco de ser consumido por pessoas negativas. Elas estão por toda a parte inclusive no teu traballho, circulo de amigos, familiares etc.

Um exemplo claro é que existem pessoas em qualquer esfera da vida que são negativas, muitas vezes por inveja ou por não acreditarem em ti e não usarem o teu potencial, então tendem a DIMINUIR o potencial dos outros. Como elas acreditam que não são capazes, idealizam que ninguém é.

Isto pode influenciar muito uma pessoa que não é muito segura dos seus talentos ou habilidades, mas caso tu tenhas um bom autoconhecimento poderás evitar este tipo de pessoa ou diminuir a frequência com que as vês.

Quando te juntas a pessoas positivas, a tua probabilidade de evoluir é muito maior. “Tu és a media das cinco pessoas com quem mais passas tempo.”

3 | TU APRENDES COM QUALQUER PESSOA

Sim, até com as pessoas negativas: aprendes a não ser como elas. Claro que não vais parar de falar ou algo do tipo, só vais diminuir a frequência com que estás com elas.

Qualquer pessoa pode-te ensinar algo diferente, isso mesmo, QUALQUER pessoa. Cada um tem uma origem, educação, valores, ideias e vivências diferentes portanto as percepções são diferentes. Na maioria das vezes aprendemos mais com as pessoas que discordam de nós do que as que concordam, sabias? É através delas que tu e eu podemos expandir a consciência e ver por outros ângulos, questionar o mundo e a nós próprios (independentemente de concordar ou não).

4 | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CARREIRA

A inteligência emocional é a capacidade de coordenar as emoções para alcançar objetivos. A partir disto é possível entenderes porque as pessoas devem saber lidar com os seus medos, inseguranças e insatisfações afim de terem êxito nas atividades.

Esta competência, permite-te desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, ser produtivo em ideias e resultados. Saber agir emocionalmente com inteligência pode-te trazer diversas vantagens. Rápidas promoções, trazer resultados efetivos para a equipe e para a empresa, ampliação da rede de relacionamentos e aprendizado com maior facilidade são alguns dos benefícios quando tu desenvolves esta competência.

5 | BOAS HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

O mundo corporativo carrega a máxima de que os profissionais são contratados, geralmente, pelos seus conhecimentos técnicos, mas demitidos por problemas comportamentais. Muitas vezes, a falta de sensibilidade de te relacionares com os outros e não saberes lidar com as situações de desconforto prejudicam a imagem e o teu desempenho.

Neste contexto, o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho pode ser um grande aliado. Afinal, de que te adianta seres formado nas melhores universidades do mundo e não saberes relacionar-te com as pessoas?

6 | NÃO JULGAR

Quanto mais tu te conheces, menos julgas os outros. Aprendes que todas as pessoas têm as suas dificuldades, que a vida é muito vulnerável e nunca sabes quando vais passar uma situação parecida. Por mais que aches que nunca acontecerá contigo, é preciso respeitares o caminho e as escolhas dos outros… o mundo dá muitas voltas e pode ser que um dia aquele que tu julgas talvez te salve de uma situação de aflição. Somos humanos.

7 | NÃO GERAR EXPECTATIVAS

Na nossa sociedade, no geral, acha-se sempre que a felicidade está no exterior, que ela depende de alguma coisa. “Quando conseguir comprar aquilo vou ficar muito feliz” “Quando eu viajar para lá vai ser o dia mais feliz da minha vida!” e quanto mais as pessoas acreditam nisso mais infeliz ficam.

Claro que estas coisas geram um momento de super felicidade! O que estou a dizer é que se tu dependeres delas para seres feliz, talvez nunca o sejas, porque será uma busca incessante.

Deves focar, planear, determinar, mas quando não geras expectativa, não idealizas e não te frustras. A melhor coisa é viver!

8 | LIVRE ARBÍTRIO

Talvez essa seja uma das coisas mais fantásticas do autoconhecimento. Passas a ter o poder de escolher o que queres e o que não queres para a tua vida… o que gostas e o que não gostas, e principalmente, a mudar de ideia QUANTAS VEZES QUISERES.

As pessoas vão querer falar, opinar, meter-se na tua vida, julgar, mas no fundo é porque elas talvez não tenham a coragem de mudar. Quem sabe da tua vida és tu!

Com estes resultados incríveis, tens de conseguir otimizar a tua estrutura física e aplicar as técnicas que desenvolvem o autoconhecimento. Acompanha-me nos passos necessários.

clareza-mental-profissional-autoconhecimento-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance6.jpg

Os passos para chegar à clareza mental

A tua mente é uma ferramenta poderosa. No entanto, a falta de sono e a agenda sobrecarregada podem comprometer o desempenho. Por isso, é importante maximizares a tua clareza mental.

Como vais chegar à clareza mental?

  1. Alcança uma boa qualidade e quantidade de sono. Recomendo-te de sete a nove horas de sono por noite em prol de uma ótima saúde e desempenho. A maioria das pessoas não consegue dormir adequadamente porque têm uma agenda agitada ou alguma dificuldade para adormecer. Durante o tempo de sono, as memórias e informações recebidas ao longo do dia são processadas e organizadas no teu cérebro.
  2. Faz exercício físico regular. Tenta exercícios que te respeitem, como as técnicas corporais do DeROSE Method, caminhada, natação ou ciclismo casual para aumentar a circulação de oxigénio e glicose.
  3. Exercita a tua mente para estimular e fortalecer o cérebro.

◦ Faz Sudoku, quebra-cabeças, desenho e matemática. Ajuda-te a criar e a manter conexões neuronais importantes da tua capacidade cognitiva.

◦ Tenta escrever com a mão oposta. Inicialmente pode ser difícil, mas com um pouco de prática e algumas conexões neuronais novas, vais apanhar o jeito.

  1. Mantém um nível saudável de açúcar no sangue. Assim como a gasolina abastece um carro, açúcar no sangue alimenta um cérebro. ◦ Tem refeições equilibradas, ◦ Adiciona lanches com hidratos de carbono entre as refeições, como fatias de frutas e legumes.
  2. Fornece os nutrientes certos. Quando se trata do teu cérebro, nem toda a comida é criada igual. O teu cérebro requer alimentação especial para um desempenho ideal:

◦ Inclui gorduras polinsaturadas e omega-3 na tua dieta. Evita saturada, trans e gorduras hidrogenadas porque podem realmente ter um impacto negativo na tua clareza mental.

◦ Toma vitaminas e minerais, tais como a vitamina C, vitamina E, vitaminas B, magnésio e zinco. Estes desempenham um papel integral na produção de energia, proteção das células e na saúde em geral dos teus órgãos. Eles estão envolvidos com o sistema nervoso e imunológico.

◦ Certos aminoácidos, como a taurina e tirosina, desempenham um papel importante na transmissão neurológica. Eles podem ser rapidamente esgotados em tempos de stress, fadiga, privação do sono, exaustão ou com uma dieta abaixo do ideal.

◦ Tenta plantas e extratos de ervas, como bacopa monnieri, rhodiola rosea, ginkgo biloba e huperzia serrata. Elas rejuvenescem o sistema nervoso e protegem contra a neurodegeneração. Vão-te ajudar a sentires-te mais alerta, optimizando a tua capacidade de neurotransmissão.

Conseguindo a estrutura física otimizada, o passo seguinte é aprender as técnicas para obteres a clareza mental.

clareza-mental-profissional-autoconhecimento-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance6.jpg

A técnica para chegar à clareza mental: a meditação.

A meditação é uma prática milenar através da qual o ser humano pode adquirir um melhor conhecimento de si mesmo, mais harmonia e paz interior. Segundo dados históricos, a sua origem é tão antiga quanto a idade da humanidade racional e esteve presente nas mais diversas épocas, culturas e povos.

Geralmente há um forte elo de ligação entre a meditação e a espiritualidade. No entanto, esta prática também é muito utilizada com objetivos puramente fisiológicos, visto que a mesma pode ser utilizada para o desenvolvimento pessoal ou para um simples relaxamento das tensões provocadas pelo dia-a-dia agitado.

Através da meditação, tu provocas um esvaziamento mental seguido de um total ou parcial domínio da mente pensante. Isso fazes através da concentração do pensamento num determinado objeto, físico ou imaginário. A tua mente é como um grande mar agitado pelas ondas de ideias que vão e vêm incessantemente. A prática da meditação, no seu aspecto mais simples, faz aquietar esses turbilhões de pensamentos.

Podes aprender mais sobre esta técnica, com o livro do Prof. DeRose, “Meditação e Autoconhecimento”.

Se quiseres ter acesso à versão em PDF entra nesta página exclusiva para os seguidores do Blog Viver Em Alta Performance

clareza-mental-profissional-autoconhecimento-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance8.jpg

E agora?

Adoraria saber sobre ti e o que achaste deste tema. Já testaste? Animou-te? Vejo-te aqui nos comentários…

Toca a aplicar este conceito para fazer acontecer!

Um forte abraço, Cirilo

 Cirilo DeROSE Life Coach

Cirilo
DeROSE Life Coach

Ah, e não te esqueças

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola.

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Fontes de referência