O que a filosofia Kaizen te pode ensinar (se melhorares apenas 1% por dia)

66026214-a-estátua-samurai-isolado-no-fundo-branco.jpg

“A maior descoberta de todos os tempos são os juros compostos” - Albert Einstein

A busca do autoconhecimento e do auto-aperfeiçoamento é muito semelhante a uma montanha russa. É feita de altos e baixos, momentos de excitação e de pavor, de prazer e de azia, de certezas e inseguranças, porque no fundo no fundo, tu sabes que o fim pode não ser o esperado… erros e acidentes fazem parte da diversão em si.

A vida não é uma corrida, nem de 100 metros, nem uma maratona, é sim, uma jornada que te dará sempre a oportunidade de recomeçares e melhorares mesmo que o faças apenas 1% por dia. Vou-te mostrar isso com a aplicação da filosofia Kaizen.

A maioria das pessoas busca segredos, truques e atalhos para tornarem a jornada da vida magicamente fácil. Mas se calhar já aprendeste (como eu), que a vida não funciona dessa forma. Não existe o sucesso da noite para o dia!!!

Pensa em todos as pessoas que realmente admiras… Elas não são bem sucedidas porque tiveram uma grande oportunidade, mas sim uma sequência de pequenos passos consistentes e realizados durante muito tempo. Já paraste para refletir nisso?


Não há mudanças radicais

Não existe a fórmula mágica para te salvar. De uma vez por todas se queres evoluir, tens de abraçar o processo exigente do auto-aperfeiçoamento e simplesmente desfrutar dele, sem pressa e com muita entrega.

Todas as pessoas incríveis que conheces hoje, já passaram pelo mesmo sentimento de aborrecimento, tédio e mesmo frustração ao colocar em prática disciplinadamente os sistemas já comprovados, durante séculos, que eventualmente te levarão ao êxito da Alta Performance.

Ao invés de andares à procura de fórmulas rápidas, e tornares-te num super humano às custas dos biohacks mágicos, tens de entender que estás a perder tempo valioso na busca dessas mudanças radicais. O processo da Alta Performance é longo e exigente. É conhecido há mais de 5000 anos e ninguém o consegue alcançar assim tão facilmente. Vais querer insistir em ser diferente?

Mas afinal qual é o teu destino com a Alta Performance?

kaizen-Escola-Eduardo-Cirilo-Método DeRose-Porto-viver em alta performance

Alta performance não é o destino!

“Tu nunca mudarás a tua vida se não mudares alguma coisa diariamente!” - Mike Murdock

Aprender não pode terminar quando acabas o teu curso. A vontade de conheceres algo de novo e saíres do ponto de conforto para conquistares novas habilidades deve acompanhar-te a vida toda. É esta vontade que te vai enriquecer, dar-te sabedoria e tornar-te numa melhor pessoa todos os dias até ao final da tua existência.

Desistires de aprender é desistires de ser feliz!

O teu verdadeiro destino é o autoconhecimento, e Viveres em Alta Performance (que nunca terá um fim), é apenas o meio mais eficaz (não confundir com rapidez) para chegares lá. Lembra-te que tu aprendes mais se tentares e falhares do que aqueles que nem sequer tentaram. Faz-te sentido? Conheces a filosofia japonesa Kaizen?

kaizen-Escola-Eduardo-Cirilo-Método DeRose-Porto-viver em alta performance

Kaizen Kaizen

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.”

Esta frase representa perfeitamente a essência da metodologia Kaizen, uma filosofia japonesa voltada para a melhoria contínua em todas as dimensões da vida das pessoas, seja no aspecto familiar, social, pessoal ou profissional.

A Origem

A origem da filosofia Kaizen voltada para a melhoria contínua nas empresas surgiu no Japão, pouco tempo após o término da 2ª Grande Guerra como resposta à necessidade de reconstruir o país.

Segundo a filosofia kaizen, é sempre possível fazer melhor e nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada.

3 mandamentos

Também aplicada à vida pessoal, e em particular para Viveres Em Alta Performance, nenhum dia deve transcorrer sem que pelo menos alguma melhoria tenhas realmente concretizado.

Do vários mandamentos da metodologia Kaizen, selecionei 3 que**aplicados diariamente, são verdadeiros mandamentos para o teu biohacking natural**.

  • Aprender na prática

Os fundamentos do Kaizen pressupõe diversas mudanças em ti, que deverás dedicar diariamente cerca de 50% do teu tempo ao processo da melhoria. Essa será uma prática que não trará benefícios apenas para ti, mas também para todos aqueles que interagem contigo tanto profissionalmente quanto socialmente. Aprender na prática, é também aprender com os erros e saber assumi-los de forma inteligente como forma de aperfeiçoamento constante.

  • Todo o desperdício deve ser eliminado

Basicamente, a ideologia do Kaizen consiste em eliminar os diversos desperdícios que não agregam valor ao processo do teu aperfeiçoamento. É uma otimização do teu tempo e dos teus recursos. Como é que consegues fazer isso? Um exemplo é o de simplesmente não cederes aos 4 pilares da inércia: a gratificação instantânea, o medo, a falta de consequências e as falsas estimativas.

  • Deve ser aplicado em qualquer local

O que vale para a filosofia Kaizen é a tua integração em todos os campos em que atuas no dia a dia. Quer estejas em casa, no trabalho, a fazer desporto, a namorar ou a meditar na tua prática do DeROSE Method, o princípio é bem claro: melhoria contínua!

kaizen-Escola-Eduardo-Cirilo-Método DeRose-Porto-viver em alta performance

Porque é que o Kaizen funciona?

Uma das características do Kaizen é que os grandes resultados vêm de muitas pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. Contudo, isto pode ser erradamente interpretado, como se Kaizen fosse equivalente a pequenas mudanças. Na verdade, Kaizen significa que há um comprometimento total com as tuas micro metas e macro metas.

Pode não parecer muito, mas se melhorares um pouco todos os dias, como se de 1% apenasse tratasse, no início com resultados invisíveis mas gradualmente e de forma lenta começarás a sentir a evolução da tua vida. Pode demorar meses ou anos, mas os êxitos surgirão se te mantiveres focado em melhorares unicamente 1% diário.


E agora?

A grande vantagem que o Albert Einstein viu nos juros compostos, é que para quem está a acumular, a longo prazo eles geram uma incrível riqueza. Aquilo que nos primeiros anos seria uma desvantagem para os juros simples, a longo prazo mostra-se com a melhor decisão tomada.

Assim é com o investimento para o autoconhecimento! Apostares em Viver Em Alta Performance, pode não ser no início o mais satisfatório, mas no final vais chegar onde todos querem estar mas que só alguns conseguem conquistar.

Conseguires melhorar 1% apenas, todos os dias, acaba por ser bem simples e uma forma prática de atingires os teus objetivos. É fácil! É concretizável!

Com isto estás-te a preparar para a mudança efetiva, poderosa e realizadora que desejas.

Toca a aplicar estes conceitos!

Se gostaste, vais então gostar de acompanhar semanalmente o blog Viver Em Alta Performance. Já agora, faz um share clicando nos botões de partilha aí na tua frente.

Um forte abraço,

Edu Cirilo

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações: