Começa a definir o verdadeiro propósito de vida hoje

A maioria dos meus alunos está a tentar definir o seu propósito de vida e o Blog ViverEmAltaPerformance tem inspirado muitos leitores nesse afã, mas parece que há um mal comum a quase toda a humanidade neste momento: enquanto não consegue ter um propósito, as pessoas ficam paralisadas.

Há quem espere que o seu propósito caia dos céus nas suas mãos, escrito em letras douradas e trabalhadas num papiro precioso.

Deixa-me perguntar-te: Quantos amigos ou conhecidos tu tens, e que estão a viver neste momento sem qualquer inspiração? E tu, quantas vezes já sentiste essa paralisia?

Como mudar isso?


Começa a mudar a tua vida

A desinspiração é a mãe de toda a procrastinação e com isso a paralisia generalizada das pessoas a viverem sem alegria e sossego interior.

Enquanto tentas intelectualmente descobrir qual é o teu Propósito ao ler livros, fazer exercícios com o teu coach, refletir sobre a tua vida cinzenta, estás-te a bloquear de viveres uma vida que te inspire e seja inspiradora.

É exatamente a inspiração que te reconecta com o teu Propósito ou Propósitos (e sim, podes ter vários Propósitos ao longo da tua vida)!

Tens de parar de tentar descobrir qual é o teu propósito e primeiro começar a viver urgentemente escolhendo uma alimentação que te dá energia e vitalidade, fazendo atividade física, descansando de verdade, cultivando boas relações humanas e elegendo um mentor. Tudo isto com um objetivo: teres alegria e paz interior.

Pergunta-te, e responde honestamente:

• tu, hoje, ingeres alimentos e bebidas que energizam o teu corpo?

• estás devidamente hidratado?

• estás a dormir devidamente, a fazer exercício regular e a cultivar relações em que falas com as pessoas com a paixão necessária para teres a energia e vitalidade que mereces?

• tu, hoje, estás a reservar pelo menos 20 minutos do teu dia para simplesmente seres tu? (dica, podes simplesmente ser tu mesmo ao fechar os olhos e respirar fundo, ou escutar a tua música preferida, ou ler um livro que te inspira, ou caminhar na natureza, ou simplesmente sentares-te num banco de uma praça e observar as nuvens no céu).


Uma mão cheia de opções para encontrares o teu propósito

  • Alimentação vitalizante

Bananas, nozes e amendoins são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deves investir no seu consumo diariamente (se não fores intolerante a algum deles).

Os alimentos ricos em ómega 3, como as sementes de chía, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o stress e o esgotamento mental.

Se tens fome, dá preferência à fruta e se tens sede bebe água. Opta por comida caseira sempre que poderes e dá preferência aos biológicos. Por fim, se leste o meu artigo sobre a alimentação de alta performance, opta por uma alimentação vegetariana, sem qualquer tipo de carnes.

  • Atividade física regular

As técnicas do DeROSE Method aperfeiçoam a respiração e potencializam a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade aos movimentos e os exercícios também ajudam a melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do DeROSE Method ajuda a controlar a respiração, age com melhorias no sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um lifestyle que favorece o corpo inteiro, não agindo apenas num só aspecto da vida.

Vou deixar para ti uma pequena prática para poderes usar todos os dias logo ao amanhecer:

  • (re)Aprende a dormir

Dormir é uma necessidade que nos ensina muito sobre a nossa fragilidade e sobre as limitações humanas. A qualidade do sono influencia diretamente a nossa qualidade de vida e performance no dia a dia.

O descanso é uma necessidade, não uma opção. Sem o descanso adequado, o organismo envelhece precocemente.

Não há quem não precise de (re)aprender a descansar. Aqui vão 3 dicas:

  1. Não sejas controlador(a) – Pessoas controladoras têm excesso de trabalho, de funções, de tarefas e de preocupações.
  2. Planeia o teu descanso – Faz disso uma prioridade. Coloca na agenda. Na hora de descansar, descansa. Apenas isso.
  3. Relaxa – Relaxar é também confiar. Sê otimista: tu podes descansar.
  • Cultiva boas relações humanas

Há duas formas simples (mas nem por isso fáceis) de iniciar a própria reeducação nas relações do dia a dia, sejam elas profissionais, pessoais ou afetivas. São elas o cultivo da subtileza e a canalização dos impulsos.

Aprender a sublimar, transmutar ou redirecionar os teus impulsos instintivos fazem com que aprendas a como conseguires cumprir todas as normas de civilidade, de boa educação, de boas relações humanas, boas maneiras, sem sofreres com isso.

Cultivando boas relações humanas, fazes despertar a alegria e o sossego interior da aceitação que todas as boas relações humanas produzem.

  • Escolhe um mentor

Como qualquer eterno aluno da vida, todos nós devemos ter um professor, mentor ou Mestre para nos ensinar a Viver Em Alta Performance. Não é comum no atual mundo ocidental, mas essa tradição observamos naturalmente nas escolas de artes marciais e nas escolas ortodoxas iniciáticas orientais.

O papel do professor é um dos mais importantes na sociedade e por mais autodidata que sejas, precisas de ter um que te ensine, oriente e corrija. Por isso, se não tens está na hora de o encontrares.


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

 CIRILO LIFE coach

CIRILO
LIFE coach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Fontes de referência