6 atitudes para lidar com o Stress em menos de 60 segundos e que são realmente eficazes

538904954

Em determinadas alturas da nossa vida todos nós já sentimos que não há nada que possamos fazer para diminuir o nível de stress.

Há apenas poucas pessoas no mundo que são completamente felizes e contentes com as suas vidas e que continuam a alcançar mais.

Sabes porquê? Sem stress.

Sim, eles estão livres das cadeias de tensão. Aplicam o princípio de Pareto, também conhecido como a Regra do 80-20. Quando tu aprendes a diminuir a ansiedade e o stress, mantendo-o longe da tua mente, experimentas uma felicidade interior e alcanças mais do que sonhas. As 6 atitudes para lidar com o stress em menos de 60 segundos e que são realmente eficazes, ajudam-te a diminuir a ansiedade e o stress na tua vida.

Vale muito a pena aprenderes diferentes estratégias e técnicas para lidares melhor com o stress, antes que este traga consequências graves para o teu bem estar físico e mental.

Reduzir o stress pode acontecer da mesma forma que ele aparece: RAPIDAMENTE. Qualquer das sugestões abaixo, é baseada nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method. Demoram cerca de 60 segundos a serem postas em prática, e em menos de um minuto sentirás o stress a desaparecer. Certamente que a tua mente e a tua saúde irão agradecer.

stress-ansiedade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Bebe um grande copo de água

Hidratar é a palavra de ordem para Viveres em Alta Performance. Por vezes a desidratação é uma fonte de stress sem que te apercebas disso. O correr do dia faz com que muitas vezes te esqueças de beber água; para além disso o teu cérebro terá de lidar com outra actividade naquele momento, e só isso o fará descontrair.

Beber água é um modo simples e barato de diminuires o stress. Lembra-te que a desidratação aumenta o nível de cortisol, que é uma das hormonas responsável pelo stress. Por isso, manteres-te hidratado contribui para menores níveis de stress. Além disso, o stress provoca um conjunto de respostas fisiológicas que tendem a aumentar a desidratação.

Se quiseres aumentar a qualidade da água que ingeres, lê como se pode fazer em casa água alcalina em QualidadeVida.pt.

Respira profundamente 4 vezes

O stress causa naturalmente hiperventilação, o que provoca um aumento do ritmo cardíaco e suores, levando a mais stress. O controlo da respiração é essencial para baixares o nível de stress.Ao contradizer o teu corpo com respirações profundas e lentas, ele irá responder com calma diminuindo o stress.

Qual é a razão da respiração superficial não ter o mesmo efeito? Porque ela age de maneira oposta, limitando a movimentação do diafragma. Assim, a região baixa dos pulmões não recebe oxigênio suficiente, o que pode causar falta de ar e ansiedade.

Esta técnica que te vou ensinar é conhecida como respiração diafragmática, abdominal ou compassada com ritmo quadrado. Ela encoraja o fluxo de oxigénio por todo o corpo, o que ajuda a desacelerar a pulsação e diminuir a pressão arterial.

Como fazeres:

  • Inspira devagar e o mais profundo possível enquanto contas até 4.
  • Mantém a tua boca fechada e os ombros relaxados.
  • Inspira até sentires o teu abdómen a ficar saliente.
  • Para e conta até 4.
  • Expira lentamente pelo nariz enquanto contas até 4.
  • Para e conta até 4.
  • Repete isto 3 a 4 vezes.

O próximo passo para aperfeiçoares a respiração é leres o artigo: Como respirar bem em menos de 4 dias

Medita num local calmo

A meditação está comprovada como uma forma excelente de mudar as ondas cerebrais. Medita logo de manhã para que o dia seja ultrapassado com um poder positivo, e de uma forma calma.

Uma das formas de meditação é estares num local calmo, fechar os olhos e pensares numa imagem ou num som que te sugira calma e paz.

Podes ler mais sobre a meditação no livro que te aconselho do Prof. DeRose, intitulado:

stress-ansiedade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Abraça e beija alguém

Já abraçaste alguém hoje?Se não, ainda é tempo. Tocar em alguém que se ama, é um calmante natural, ajudando a fortalecer o sistema imunitário.

A revista Super Interessante revelou que pesquisas indicaram que o contato físico tem o poder de aliviar o stress, curar doenças e até mesmo diminuir a violência.

As terapias de toque são milenares – o texto médico mais antigo da Índia, a Ayurveda (1800 a.C.) já prescrevia massagens como uma forma eficiente de cura. Basicamente, as teorias de toque podem ser divididas em três grupos:

  • Métodos energéticos (shiatsu, acupuntura, reflexologia)
  • Terapias manipulativas (massagem, massoterapia, osteopatia, quiroprática)
  • Métodos combinados (massagem reichiana, técnica Feldenkrais, cinesiologia aplicada)

Independentemente da eficiência de todas essas terapias, a maioria dos pesquisadores concorda num ponto: um simples toque humano é um meio eficiente e barato de melhorar a tua qualidade de vida.

Faz um acto de bondade

78% das pessoas que praticaram voluntariado ou gestos de bondade frequentes, no último ano, referem que sentiram os seus níveis de stress baixar.

Se te sentes numa eterna correria, pode parecer estranho, mas tenta praticar voluntariado. Doares um pouco do teu tempo, na verdade, faz-te sentir que tens mais tempo disponível (e isso equivale a menos stress).

É uma ação de civilidade e para além disso, fazer bem aos outros, acaba por ser mais benéfico a quem o pratica do que ao receptor desses gestos de bondade. É caso para dizer “há mais alegria em dar do que em receber!“.

Ajuda a tua vizinha de idade a levar as compras a casa, conversa com um amigo e dá-lhe o teu apoio; ajuda alguém com um gesto de bondade. A bondade é dos actos mais relaxantes que podem existir.

stress-ansiedade-altaperformance-performance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-portugal-viveremaltaperformance.jpg

Perdoa

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Psychology Journal of Health mostra que pessoas com mais facilidade para perdoar a si mesmas e aos outros estão mais protegidas dos males do stress.

Pesquisadores da Luther College e da Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, pediram que 148 jovens adultos preenchessem questionários que avaliaram níveis de stress durante a vida, a tendência para perdoar e a saúde física e mental. Os resultados sugeriram que, apesar do nível de stress pelo qual passaram, entre os indulgentes os problemas físicos e mentais decorrentes da vida stressante desapareciam.

Aceita o facto de que para Viver em Alta Performance estamos num mundo com coisas boas e outras más, e que as pessoas cometem erros.Deixa de lado a raiva e os ressentimentos. Livra-te da energia negativa para perdoar e seguir em frente.

Uma vida de remorso é viver para sempre atormentado e provavelmente a atormentar. É privar dos momentos bons que existem e que estão aí para serem vividos. O remorso é como uma nuvem negra, que te impossibilita de ver o sol.


E agora?

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) ou vem visitar-me pessoalmente à minha escola para fazermos uma sessão de life coaching e Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

 Prof. Cirilo Life Coach

Prof. Cirilo
Life Coach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.