O segredo para tomar as decisões certas e Viver Em Alta Performance

decisoes-sucertas-profcirilo-derosemethod-altaperformance7.jpg

Chegou o momento de tomares decisões importantes. Estás indeciso e não tens a certeza do que fazer? O teu sucesso depende de fazer escolhas inteligentes?

Tomar decisões certas e Viver Em Alta Performance é uma qualificação essencial da vida que é importante para todos, no entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem, a capacidade de tomar qualquer decisão num abrir e fechar de olhos.

A boa notícia é que, com o tempo e a prática, vamo-nos tornando melhores a tomar as decisões acertadas. A prática e o autoconhecimento são essenciais para fazer de nós pessoas mais conscientes emocionalmente e mais assertivas.

Qual é o segredo? Para tomares as decisões certas vou-te ensinar:

  • As perguntas que deves fazer antes de tomar as decisões;

  • Conhecer os 9 passos para tomares decisões certas;

  • As 2 regras simples.

Se queres saber mais continua a ler.


decisoes-sucertas-profcirilo-derosemethod-altaperformance4.jpg

As Perguntas que deves fazer antes de tomar decisões

– “O que eu quero, de verdade?

Exemplo de resposta: Quero largar aquela porcaria de trabalho que eu detesto, que me consome tempo e energia…e que me afasta dos meus valores.

HashFlare

– “O que pior pode acontecer no futuro, se eu não fizer isso?”

Exemplo de resposta: Posso continuar no meu trabalho, lidar com a burocracia irritante, com diretores incompetentes, com pessoas que puxam o tapete umas às outras e com uma carga de trabalho que me impede de fazer as coisas que eu mais valorizo.

– “O que pior pode acontecer no futuro, se eu fizer isso?”

Exemplo de resposta: Perder o meu salário. É possível que eu tenha dificuldades financeiras, que não possa pagar as despesas essenciais, tenha que mudar para uma casa menor, trocar as crianças de escola (caso tenha filhos), vender o carro e passar a usar transportes públicos, pelo menos por um tempo.

– “O que melhor pode acontecer no futuro, se eu não fizer isso?”

Exemplo de resposta: Bom, talvez eu possa habituar-me à rotina de trabalho, organizar-me para ser mais produtivo e não passar muito tempo na firma. Posso-me aproximar mais das pessoas e fazer alguns amigos. Também posso tentar ajudar o meu diretor, no que diz respeito às competências que eu acho que ele não tem.

– “O que melhor pode acontecer no futuro, se eu fizer isso?”

Exemplo de resposta: Vou realizar um sonho que tenho há muito tempo. Vou adorar estar num ambiente com as pessoas que admiro. Com certeza, farei muitos amigos, que além de clientes, podem-me ajudar a encontrar novas possibilidades profissionais, como escrever um livro ou fazer palestras motivacionais, para pessoas que buscam um sonho, mas têm medo de avançar.

Feitas as 5 questões, a etapa derradeira segue-se. Acompanha-me na restante leitura do artigo:


decisoes-certas-profcirilo-derosemethod-altaperformance.jpg

Os 9 passos para tomares as decisões certas

Fazer escolhas requer um equilíbrio bastante específico e de forças opostas: emoção e razão – além, é claro, de tentarmos prever o futuro próximo para saber se essas decisões serão consideradas as melhores.

Tomar uma decisão, independente do contexto em que nos encontramos, é algo que envolve os mais variados processos mentais. Defini 9 passos para te ajudar a cada dia a melhorares a tomar as decisões mais acertadas para Viveres Em Alta Performance:

1º - A intuição em primeiro lugar

Os pesquisadores Janine Willis e Alexander Todorv, da Universidade de Princenton, Estados Unidos, garantem que nós fazemos julgamentos sobre confiabilidade e agressividade das pessoas em menos de um segundo, tudo com base na nossa intuição pessoal – e essas primeiras impressões quase sempre mostram ser verdadeiras.

Não é errado confiares na intuição quando fores tomar decisões, sejam simples ou complexas. O importante é não deixares que os teus sentimentos pessoais distorçam a realidade para favorecer as escolhas pessoais.

2º - Não sabes de tudo

As opiniões dos outros influenciam as nossas decisões. Para assuntos pessoais, isso pode não ser muito bom, porém noutros casos é melhor deixares que pessoas com mais conhecimento tomem decisões por ti do que tu tentares mostrar algo que não sabes.

3º - Analisa bem o problema

Na maioria das vezes, a dificuldade em optar por um determinado caminho reside em não compreender exatamente o que está em jogo.

O passo para lidares com a indecisão, portanto, é analisar com clareza a questão. Num ambiente calmo e silencioso, repete para ti mesmo qual é o conflito que tens a definir.

4º - Ajusta o teu foco

Permanecer centrado é essencial para conseguires pesar prós e contras e, depois, optar pela decisão mais benéfica. A mente precisa estar em paz, não muito ocupada, para poder abservar a situação como um todo.

Há diversas maneiras de treinares para alcançar essa condição em qualquer momento do dia, especialmente quando uma decisão urgente é exigida. A primeira delas é praticares exercícios de respiração, que ajudam a controlar a pressão arterial e aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro – diminuindo a ansiedade e, ao mesmo tempo, potencializando a sua atividade. A meditação é o outro recurso aconselhável, pois, entre os seus inúmeros benefícios, contribui para lapidar o foco.

Podes aprofundar agendando uma aula particular comigo para iniciares, caso ainda não pratiques o DeROSE Method. Sobre essas aulas podes informar-te de valores aqui.

5º - Esquece o passado

O que deve ser levado em conta ao fazeres uma escolha muda de uma situação para outra. Embora o aprendizado seja sempre útil, tenta-te livrar das especificidades da situação antiga para avaliares bem a atual.

6º - Organiza os teus pensamentos

Diariamente, mais de 60 mil ideias passam pela nossa cabeça. É claro que no meio desse mar de informações é difícil discernir as que valem a pena daquelas que só atrapalham. Mas, se dedicares-te a fazer uma triagem, tu diminuis o número de variáveis que impactam numa decisão. Para conseguires fazer a peneira, primeiramente elimina as reflexões originadas em momentos de tensão.

Decisões tomadas por pressão tendem a ser precipitadas – e erradas. Concentra-te nos pensamentos positivos; eles, sim, são indicadores de sucesso e de uma Vida Em Alta Performance. É provável que esse passo leve mais tempo do que os outros. Portanto, lembra-te de que pensares demais também pode deixar-te esgotado.

HashFlare

7º - Leva em conta o poder das decisões emocionais

Não tomes decisões baseadas nas tuas emoções, quando estiveres sob pressão e stress ou a pensar no que as outras pessoas podem achar de ti.

8º - Corre riscos

Ficamos bloqueados porque encaramos o fracasso como algo negativo, quando ele é apenas mais uma experiência de aprendizado. A verdade é que raramente há um único caminho correto.

O mais comum é que cada um deles traga benefícios diferentes. Procura tranquilizar-te: se o primeiro rumo não for o mais indicado, permite-te a uma segunda chance.

9º - Aproveita

Cada decisão é uma oportunidade, mesmo que não muito agradável ou feliz. Entender e aproveitar essa chance são coisas essenciais para que tu mantenhas o equilíbrio emocional e não te sintas frustrado.

Por fim, lê agora as 2 regras básicas para teres sempre contigo o poder da decisão.


As 2 regras simples para tomar decisões acertadas

• Dá ouvidos à tua voz interna!

• Faz uma lista dos pontos positivos e negativos.


decisoes-sucertas-profcirilo-derosemethod-altaperformance5.jpg

E agora, já estás pronto para tomar cada vez mais decisões acertadas e passares a Viver Em Alta Performance?

Tudo o que precisas de fazer é de passar à ação e observar o sucesso acontecer!

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significa muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life mentoring para Viveres Em Alta Performance e Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

CIRILO EROSE LIFE COACH

CIRILO
EROSE LIFE COACH

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Anatomia de uma mente perfeita

- Monotasking é o novo multitasking