Como ter uma mente de alta performance e conseguir tudo o que sempre sonhaste?

mente-altaperformance-Escola-Eduardo-Cirilo-Método-DeRose-Porto-viveremaltaperformance.jpg

A paixão pelo trabalho é um dos fatores mais importantes para se desenvolver uma mente de alta performance, tendo em vista que o nível de exigência e demanda de quem atinge este patamar de atuação são bastante altos.

Ter uma mente forte e segura pode contribuir muito para a resolução de questões e para evitar problemas no ambiente profissional e não só.

Desejas ter uma mente de alta performance? Queres ser mais direto e decidido? Muitas pessoas querem desenvolver características fortes como assertividade, liderança, resiliência… e estas qualidades são desejadas porque quem as tem é visto como aventureiro, amigável, espontâneo e geralmente ocupa cargos de liderança, em que as suas opiniões são respeitadas.

Aprenderes a prezar as características da tua personalidade e esforçares-te para desenvolvê-las é o desafio que tenho para ti. Se quiseres aprofundar mais, lê agora sobre a personalidade.

mente-altaperformance-derosemethod-profcirilo2.jpg

Entende as características da personalidade

Este é o momento de perceberes o que a personalidade quer dizer. Em termos psicológicos, a personalidade descreve as características únicas de um indivíduo. Isso inclui modos de pensar, sentir e agir. Esta combinação determina como tu podes responder a certas situações. Alguns exemplos serão a honestidade, o temperamento, a extroversão, a simpatia ou a impulsividade.

Existem muitas teorias para explicar como as personalidades se desenvolvem e porque algumas pessoas têm determinadas características e outras não. Muitas dessas teorias são baseadas na crença de que a personalidade tem natureza biológica ou ambiental (teoria da genética x ambiente).

Quando uma personalidade é desenvolvida, as suas características costumam permanecer estáveis ao longo do tempo. Gordon Allport defende que elas são determinadas biologicamente e moldadas por experiências ambientais. A teoria de Hans Eysenck acredita que a personalidade pode ser compreendida se for dividida em quatro dimensões do comportamento: introversão x extroversão x instabilidade x estabilidade.

Aprecia as tuas próprias características.Percebe que todos os aspectos da tua personalidade têm valor. Às vezes é difícil reconhecer os traços mais subtis, já que alguns são mais fortes e dominantes, mas coisas como credibilidade, generosidade e simpatia são tão importantes quanto os mais destacados.

Não te esqueças de que os aspectos secundários são fundamentais em determinadas situações ou papéis. Por exemplo, empatia e compreensão são vitais em eventos importantes da vida, como casamentos ou funerais.

Está na hora de agora saberes sobre o que uma mente de alta performance procura evitar. Continua a ler!

mente-altaperformance-derosemethod-profcirilo.jpg

O que uma mente de alta performance evita

Resumidamente, preparei-te uma lista bem simples do que não deves fazer, ou pelo menos deves começar JÁ a evitar conscientemente para poderes Viver Em Alta Performance:

  • Perderes tempo sentindo pena de ti;
  • Deixares que terceiros controlem a tua capacidade e o poder que é teu;
  • Intimidares-te com a possibilidade de mudanças;
  • Perderes tempo com problemas que não podes controlar;
  • Preocupares-te em agradar constantemente os outros;
  • Teres medo de riscos que podem ser controlados;
  • Deixares de realizar tarefas por medo de repetir erros do passado;
  • Repetires os mesmos erros em novas situações;
  • Teres inveja ou cobiçar o sucesso alheio;
  • Desistires em função de um fracasso;
  • Temeres passar tempo sozinho;
  • Acreditares que o mundo é injusto e lhe deves algo;
  • Esperares resultados imediatos.

Agora que estás avisado sobre o que não fazer, procura colocar em prática as 5 dicas para desenvolveres a mente de alta performance.

mente-altaperformance-derosemethod-profcirilo3.jpg

5 dicas para desenvolver a mente de alta performance

É indiscutível que pessoas de mentalidade forte têm hábitos saudáveis. Elas controlam as suas emoções, pensamentos e comportamentos, de maneira a prepará-los para o sucesso na vida.

Sabes quais são as atitudes que as pessoas de mentalidade forte têm para que tu também possas tornar-te mentalmente forte? Abaixo eu apresento-te algumas dicas para te orientar a desenvolveres uma mentalidade realmente poderosa.

1 – Não te deixes levar pelo imediatismo

Uma pessoa imediatista deseja vantagens imediatas sem considerar as consequências futuras que essas vantagens lhe possam trazer. Se queres ter um negócio de sucesso, precisas vencer o imediatismo, compreender que os resultados não surgem de forma instantânea, que eles devem ser construídos com responsabilidade, trabalho e conhecimento.

2 – Trabalha a tua autosuficiência

Uma pessoa autosuficiente é aquela que acredita na sua própria capacidade de organizar e executar ações que são importantes para o alcance dos resultados que ela deseja.

Assim, uma pessoa autosuficiente e autoconfiante, consegue reunir uma grande quantidade de energia que será de grande utilidade para a resolução de problemas e para a construção de resultados cada vez mais positivos.

Para te tornares mais autosuficiente precisas perceber como analisares-te a ti mesmo. Responderes às seguintes perguntas é o início:

  1. Eu realmente conheço as minhas próprias capacidades?
  2. Eu realmente conheço as minhas próprias limitações?
  3. Eu utilizo as minhas capacidades para resolver as minhas limitações?
  4. Eu realmente dou o devido valor a mim mesmo?

Depois tenta perceber como podes fazer para melhorar a percepção que tens acerca de ti mesmo, isso ajudar-te-á a trabalhar a autosuficiência.

Para encerrar este ponto, como ferramenta extremamente eficaz para evoluires na autosuficiência, recomendo-te a frequência regular do DeROSE Method, ou não fosse a disciplina que ensino há quase 20 anos e na qual está espelhada toda uma metodologia genialmente organizada pelo seu mentor, o Prof. DeRose.

3 – Aprende a ser flexível e criativo

Flexibilidade é seres mais tolerante às incertezas e mais criativo para enfrentares as dificuldades e desafios que surgem diariamente. Uma pessoa flexível sabe quando deve abandonar atitudes que não funcionam, e sabe reconhecer os próprios erros e aprender com eles. Uma pessoa flexível sabe buscar e encontrar opções, e é perseverante nos seus propósitos.

Para saberes se és flexível, verifica se consegues lidar bem com as novas situações, e se consegues mudar de atitude quando a realidade exige. Se perceberes que és muito rígido em determinados campos da tua vida, considera buscar maneiras de te tornarares mais flexível.

Isto é muito importante, pois para criares e manteres um negócio precisarás de ser sensível para perceber quando as tuas estratégias não estão a funcionar, e precisarás ser criativo para encontrar soluções eficazes para os problemas que te surgirão.

4 - Sê tenaz nos momentos difíceis

Uma pessoa tenaz é persistente e consegue enfrentar situações difíceis sem abandonar os seus propósitos. Para saberes se és tenaz, começa a perceber se és uma pessoa que desiste facilmente ou se busca alternativas para enfrentar os desafios que surgem no caminho.

Para treinares a tua tenacidade, recomendo que pratiques alguma atividade física, pois isso trabalhará a tua autodisciplina, fortalecerás o teu corpo, e ajudarás a perceber na prática que muitas vezes é preciso esforço e suor para alcançar bons resultados.

5 – Desenvolve a capacidade da moderação

Se tu és muito impulsivo, ou se te irritas com facilidade, é necessário que comeces a buscar formas de controlar o teu temperamento. Isto é importante para que sejas capaz de enfrentar situações complicadas com o mínimo de serenidade, de maneira a que consigas encontrar soluções eficazes.

Esta é uma característica muito importante para um empreendedor, visto que ele precisa lidar constantemente com situações stressantes, tais como: problemas com fornecedores e clientes, colegas profissionais etc.


E agora, estás já estás pronto para desenvolver uma mente de Alta Performance?

Tudo o que precisas de fazer é de passar à ação e observar o sucesso acontecer!

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significa muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life mentoring para Viveres Em Alta Performance e Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.

Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta. Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

Cirilo DeROSE LifeCoach

Cirilo
DeROSE LifeCoach

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Anatomia de uma mente perfeita

- Monotasking é o novo multitasking