3 maneiras de treinar a mente a ser mais aberta para a vida

mente-aberta-sucesso-altaperformance-derosemethod-profcirilo-escolaeduardocirilo-porto.jpg

A ciência explica que uma mente positiva e aberta é 31% mais produtiva, 37% melhor na realização de negócios. Os médicos são 19% mais precisos e rápidos para dar o diagnóstico correto.

Se ficarmos positivos e de mente aberta no presente, o nosso cérebro funciona ainda com mais sucesso, pois somos capazes de trabalhar mais, mais rápido e com mais inteligência.

Ainda sobre uma mente positiva e aberta para a vida, Mahatma Gandhi disse:

"Mantenha os seus pensamentos positivos, porque os seus pensamentos tornam-se as suas palavras. Mantenha as suas palavras positivas, porque as suas palavras tornam-se as suas atitudes.

Mantenha as suas atitudes positivas, porque as suas atitudes tornam-se os seus hábitos. Mantenha os seus hábitos positivos, porque os seus hábitos tornam-se os seus valores.

Mantenha os seus valores positivos, porque os seus valores… Tornam-se o seu destino."

No artigo de hoje vou-te falar sobre:

- Aprender e treinar são coisas diferentes

- 8 maneiras de treinar o teu cérebro para aprender mais rápido

- 3 maneiras de treinar a mente a ser mais aberta

Comecemos então sabendo a diferença entre aprender e treinar. Continua a ler!

mente-aberta-sucesso-altaperformance-derosemethod-profcirilo-escolaeduardocirilo-porto3.jpg

Aprender e treinar são coisas diferentes

O nosso cérebro está sempre a aprender e o ser humano está otimizado para a aprendizagem.

Os ambientes de maiores desafios e incentivadores de exercícios físicos, mentais, emocionais e sociais naturalmente diversificados, dão origem a mais e maiores conexões neuronais no cérebro, favorecendo por essa via a melhoria gradativa da inteligência.

Aprendemos melhor através de repetição, imagens visuais e por imitação. Como bons mamíferos que somos, a imitação será destas três a mais profundamente transformadora.

Existe uma clara diferença entre aprender e treinar.

Quando aprendes, crias novas redes neuronais, experimentando o que é novo através da observação e da tentativa de reproduzir o que te foi proposto.

Quando treinas, reforças e reativas circuitos de memória já existentes, para que em breve se tornem automáticos e não requeiram que neles penses de forma consciente.

O processo de aprendizagem exige que, em simultâneo, o inicies através de pequenos sucessos, com a presença de quem facilite a reflexão sobre o que foi feito e te dê feedback, consoante as necessidades.

Jorge Araújo, ex-treinador de basquetebol (treinou o Futebol Clube do Porto e a Ovarense) complementa afirmando que “Ninguém percorre sozinho o caminho da excelência, pois necessitas de quem te encoraje e critique no momento certo, tendo em vista a melhoria contínua pretendida. Precisas de quem te ajude a desenvolver uma fundamental paixão por aquilo que pretendes conquistar.

Aqui entra o papel crucial do treinador da vida, termo mais comum lifecoach ou mesmo no topo da escala o life mentoring que te alavancarão para o nível máximo de uma Vida Em Alta Performance.

Mas, ainda na falta de um coach ou mentor, como poderás iniciar esse processo de aprendizagem mais rápido?

mente-aberta-sucesso-altaperformance-derosemethod-profcirilo-escolaeduardocirilo-porto4.jpg

8 maneiras de treinar o teu cérebro para aprender mais rápido

Hoje vou ensinar-te a treinares uma das partes mais importantes do corpo: o teu cérebro.

Quando tu treinas o teu cérebro, tornas-te num aprendiz mais rápido em várias habilidades diferentes e evitas doenças de envelhecimento, como o Alzheimer.

Como é que podes treinar o teu cérebro para aprender mais rápido?

  • Trabalha a tua memória. Por exemplo, antes de adormeceres, fecha os olhos e tenta relembrar tudo o que aconteceu durante o dia, desde o momento em que te levantaste: o que fizeste, quem encontraste, quais eram as roupas das pessoas, o que disseste a cada uma.
  • Faz algo diferente repetidamente. Qual é a maneira mais simples de te lembrares do que vês? A repetição. Por exemplo, digamos que tu acabaste de conhecer alguém. "Olá, o meu nome é João" Não basta responder com "Prazer em conhecer-te”. Em vez disso, diz: "Prazer em conhecer-te, JOÃO". No espaço de menos de 3 minutos procura usar o nome da pessoa em alguma frase, pelo menos mais 2 vezes.
  • Aprende algo de novo. Estudos indicam que aprender a dançar ajuda idosos a evitar a doença de Alzheimer. O que é que isso significa? Quanto mais o teu cérebro usares, melhor ele irá funcionar. Por exemplo, aprender um novo instrumento ou aprender um novo idioma. No primeiro caso melhoras a capacidade de traduzir algo que vês para o que fazes e no segundo caso, expões o cérebro a uma maneira diferente de pensar e se expressar.
  • Adota um programa (software) de treino do cérebro. Um programa clinicamente comprovado como o Peak pode ajudar-te a melhorar a tua memória, ou a pensar mais rápido, apenas seguindo os exercícios de treino do cérebro.
  • Trabalha o teu corpo. O exercício físico não apenas trabalha o teu corpo, como também melhora a aptidão do teu cérebro. Mesmo um breve exercício de 20 minutos facilita o processamento da informação e as funções da memória. O cérebro é estimulado a criar novas conexões neuronais mais rapidamente.

Partilho contigo um fragmento das técnicas corporais de uma aula de iniciantes do DeROSE Method para poderes fazer em tua casa a qualquer momento. São apenas 10 minutos:

  • Passa algum tempo com os teus entes queridos. Se quiseres boas habilidades cognitivas, então tens que ter relacionamentos significativos na tua vida. Conversar com outras pessoas e envolveres-te com os teus entes queridos ajuda a pensar com mais clareza, e também pode levantar o teu humor.
  • Mantém-te hidratado. Não devemos esquecer esta máxima: “Quanto maior o nível de desidratação, menor a capacidade de alerta e concentração: mais sonolência, fadiga e cansaço”.

Beber água diariamente permite hidratar os órgãos, as células, os músculos… e também o cérebro. Isto não quer dizer que a água nos torna “mais inteligentes” mas sim que o nosso rendimento mental poderá atingir o máximo da sua capacidade de produção em função das nossas faculdades. Desta maneira, a água atua como uma espécie de guardiã delas e, portanto, também de nós.

  • Come direito e certifica-te que o chocolate amargo está incluído. Alimentos como frutas e legumes ajudam o teu cérebro a funcionar de forma ideal. No entanto, podes não saber que o chocolate amargo dá um bom impulso ao teu cérebro.

Ao comeres chocolate amargo, o teu cérebro produz dopamina, que é o neuro-transmissor responsável por aprenderes mais rápido e de lembrares melhor. Para não mencionar que o chocolate amargo contém flavonóides, antioxidantes, que também melhoram as tuas funções cerebrais.

Da próxima vez que tiveres algo difícil para fazer, certifica-te de dares uma mordidela ou duas num chocolate amargo (com mais de 80% cacau)!

Com estas 8 dicas para teres o teu cérebro mais aguçado, chegou a altura de saber como treinar a tua mente a estar mais aberta.

mente-aberta-sucesso-altaperformance-derosemethod-profcirilo-escolaeduardocirilo-porto9.jpg

3 maneiras de treinar a mente a ser mais aberta

Num mundo sempre polarizado, é importante considerares pontos de vista diferentes dos teus. Ser verdadeiramente de mente aberta envolve algum trabalho mental de alta exigência.

1 - Transforma os pensamentos negativos em positivos

Por vezes, ouvir uma nova ideia faz com que tu saltes para conclusões negativas, do estilo "Isso nunca funcionará!”. "As predições negativas tendem a transformar-se em profecias auto-realizáveis, e os pensamentos exageradamente negativos impedem-te de tomares medidas positivas ", escreve Amy Morin em Psychology Today.

Em vez disso, treina o teu cérebro para responder a pensamentos inúteis com declarações mais realistas, reformulando a situação.

Quando tu pensas:” Nunca me contratarão ", lembra-te: “Se eu continuar a trabalhar arduamente para procurar clientes, aumentarei as minhas chances de ter novos contratos", ou, quando estás a pensar, "Isto vai ser um desastre", procura antes evidências de que os teus esforços podem vir a ser um sucesso.

Em seguida, reescreve a tua reação, usando uma declaração mais equilibrada. Por exemplo, "Há uma hipótese de que isto não funcione, mas também há uma chance de eu conseguir sucesso. Tudo o que posso fazer é o meu melhor“.

2 - Sai da zona de conforto

Uma maneira da tua mente de ser mais aberta é adicionares mais experiências.

Uma vez por semana, ouve um género de música diferente, assiste a um novo tipo de filme ou experimenta alimentos que nunca provaste antes. Quando se trata de política, não assistas ou leias unicamente um ponto de vista, como a RTP ou SIC versus a TVI, ou o Expresso versus O Público. Assiste e lê os dois. Viaja e conhece culturas diferente interagindo com os locais.

Além disso, faz uma reflexão para expandires o teu círculo social, passando mais tempo com amigos que sejam diferentes de ti: racialmente, culturalmente, politicamente e tanto em idade quanto em género.

mente-aberta-sucesso-altaperformance-derosemethod-profcirilo-escolaeduardocirilo-porto12.jpg

3 - Pratica meditação

A meditação está-se a tornar bem conhecida pela sua capacidade de abrir as nossas mentes para novas ideias, permitindo deixar de lado as antigas que já não nos servem.

Depois de teres lido o artigo As 19 dicas para a meditação, já sabes que aqueles que praticam a meditação podem ajustar melhor as suas ondas mentais. Eles podem seguir os rastro das distrações e aumentar a produtividade mais rapidamente do que aqueles que não meditam.

Menos distrações dá espaço para o cérebro integrar novas informações. Esta ligeira mudança no ajuste do cérebro ajuda dramaticamente na incorporação de novos factos e ter uma mente mais aberta.

Existem 3 níveis de meditação. Os 2 primeiros, em símbolos e sons, e um terceiro que só será ensinado, após alguns anos de profunda transformação e conquista de altos padrões de qualidade de vida através do DeROSE Method.

Estás a procurar mais energia, mais saúde, mais concentração, relacionamentos positivos e satisfação na vida? Queres gerir melhor o stress?

Tu podes aproveitar todos esses resultados e muito mais com a meditação e com as 2 dicas anteriores.


E agora, estás pronto para entrar num Círculo Virtuoso e Viver Em Alta Performance?

Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.

Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life mentoring para Viveres Em Alta Performance e Qualidade de Vida.

Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.


Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!

Um forte abraço,

CIRILO DeRose LifeCoach

CIRILO
DeRose LifeCoach


Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

- Hábitos de sucesso para o dia a dia em Alta Performance.

- 19 Dicas para a Meditação