Como começar a meditar?

A meditação é uma técnica que conduz a mente para um estado de relaxamento e calma, utilizando métodos que envolvem postura e foco, que trarão tranquilidade e paz interior, além de diversos benefícios.

O DeROSE Method não vê a meditação apenas com o propósito do relaxamento, pelo contrário… meditar aumenta a nossa energia e despoleta motivação, lucidez e propósito para sermos mais empreendedores na vida. 

Esta prática tem cada vez mais adeptos, especialmente pelos diversos benefícios gerados que provocam melhorias significativas na performance e na produtividade, tão necessários para os dias turbulentos em que vivemos na sociedade. Ela é normalmente praticada em aulas e lugares próprios, conduzida por um instrutor, mas também pode ser feita em casa ou no trabalho. Para meditar sozinho, é necessário praticar as técnicas de 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes diariamente.


Para quem está agora a começar, 2 questões colocam-se:

  • Quais são os benefícios da meditação

  • Que dicas aplicar para meditar melhor


Continua a ler o artigo para saberes quais são as respostas adequadas a essas perguntas.

meditar-cirilo-derose-dicas-beneficios-mindfulness

Os benefícios da meditação

Para os mais ortodoxos e filosóficos como eu, e a nossa rede de escolas do DeRose Method, é uma heresia falar em benefícios sobre algo que surgiu como ferramenta infalível para o autoconhecimento, porém, a atualmente a maioria necessita de contrapartidas para valorizar algo. Assim, e com a prática diária da meditação, além da melhor gestão dos pensamentos e clarividência, existem outros benefícios, como:

- Regularização do stress e da ansiedade;

- Aumento do foco e da performance;

- Auxílio no tratamento da depressão;

- Ajuda no controlo da pressão sanguínea;

- Diminuição da insónia;

- Ajuda a controlar a glicemia nas diabetes;

- Ajuda no tratamento de distúrbios alimentares.

Desse modo, mesmo sendo um técnica de tradições antigas orientais, a meditação é totalmente aplicável para melhorar o bem-estar e qualidade de vida nos nossos tempos. 

Dicas para meditar

1. Tempo reservado: separa 1 ou 2 momentos ao longo do dia para desligar de tudo. Essa meditação pode ser feita ao acordar, para começar o dia com menos ansiedade e mais foco, no meio do dia, para destressar das tarefas, ou quando for dormir, para acalmar a mente.

2. Lugar tranquilo: escolhe um espaço tranquilo e com o mínimo de distrações possíveis, para facilitar a concentração.

3. Postura confortável: permanece sentado, com as pernas cruzadas, pés sobre as coxas e com as costas impecavelmente alinhadas. As mãos podem repousar no colo, com o dorso de uma sobre a outra, ou uma em cada joelho, com as palmas para baixo ou para cima. Essa posição não é obrigatória, porém é a mais recomendada pelos especialistas (pois assim é há mais de 5000 anos). Acomoda-te desde que estejas confortável, com ombros relaxados, a coluna reta e pescoço alinhado. Em seguida, fecha os olhos e respira profundamente.

4. Respiração consciente: Inspira profundadamente, puxando o ar com a barriga e o tórax, e uma expiração lenta e prazerosa, utilizando os pulmões completamente. O domínio da respiração pode ser difícil no começo, mas com a prática acostumas-te. Uma dica é contar até 4 na inspiração, e repetir para a expiração. Podes passa à prática fazendo gratuitamente nas aulas on-line.

5. Focar a atenção: é necessário foco para manter a atenção. No SwÁsthya Yôga existem 3 graus de meditação. Por exemplo, o segundo grau é num mantra, que é qualquer som que deve ser repetido várias vezes de forma a auxiliar a concentração para a meditação. O “Ôm" é o mantra mais conhecido, e traz aquietamento interior durante o exercício. Contudo, outros meios para atingir o foco são válidos, como uma imagem ou a própria respiração. O importante é que, para isso, a mente esteja calma e sem outros pensamentos. 

É comum surgirem muitos pensamentos durante a meditação, mas também com a prática, se tornará mais fácil esvaziar a tua mente. 

6 - Começa por meditar 2 minutos: esse tempo é o suficiente para começar e familiarizares-te com a prática. Segue com esse tempo por uma semana, então aumenta progressivamente quando sentir es necessidade. 

Durante a meditação, é natural que a tua mente vá para longe, portanto, não desistas ou sintas que não és capaz. Ao perceber isso, apenas traz de volta, sem julgamentos ou cobranças, repetindo quantas vezes forem necessárias. 

7 - Liberta-te da autocobrança e perfeccionismo: o objetivo principal da meditação é promover a conhecimento interior, então não faz sentido transformá-la em motivo de cobranças exigindo uma perfeição que não é real. Liberta-te da autocobrança e do perfeccionismo. Desfruta do processo, conecta-te com o presente e aproveita esses minutos para o relaxamento e bem-estar. Põe em prática o mindfulness.

8 – Conhece-te melhor: Aproveita para auto-observação, conhecendo-te melhor e gerires as tuas emoções, e tudo aquilo que estimula os teus momentos de felicidade ou tristeza;

9- Sente as partes do teu corpo: Faz uma verificação do teu corpo: começa pelos pés e sobe devagar, até chegar à cabeça. Essa é uma forma simples e muito poderosa de conectares-te contigo mesmo e com o teu corpo. 

Nós estamos condicionados a diversos  pensamentos e sentimentos, e vivenciar diferentes sensações durante a meditação é normal, principalmente nas primeiras tentativas. Ao meditar, o nosso corpo relaxa e algumas sensações são verdadeiras novidades, causando estranheza.

Quaisquer que sejam as sensações, entende que são reações do teu corpo desencadeadas pelo processo mental, e que potenciam notáveis melhorias para a tua saúde. Corpo e mente conectam-se, por isso vale a pena pelo menos fazer uma tentativa!

E agora?

Podes começar a meditar fazendo aulas on-line de Meditação e Foco na nossa escola ou visitar perto de ti umas das mais de 100 escolas do DeRose Method espalhadas pelo mundo. Este é o link para fazeres já on-line e sem custos: online.derosemeditation.com/cirilo


Por fim, Preenche o formulário se quiseres receber todas as atualizações:

Força lá em aplicar estes conceitos. É tempo de Viver Em Alta Performance e adquirires um estilo de vida afirmativo .

Se gostaste, partilha com os teus amigos.

Um forte abraço,

Edu Cirilo

Edu Cirilo

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações: