Como começar a fazer jejum intermitente?

unsplash-image-ocEIDSIHqwM.jpg

Uma das últimas tendências no mundo da nutrição é o jejum intermitente, muito popular entre os atletas e considerado por muitos como um dos métodos mais eficazes para perder peso.

No artigo de hoje vou abordar o tema para quem está a iniciar e de modo a que a linguagem seja simples e prática. Este é um tema que apesar de trendable nos nossos tempos, já é abordado em múltiplas culturas há mais de 5000 anos.

Como fazer jejum intermitente? 

O jejum intermitente é uma abordagem nutricional que alterna entre períodos de alimentação e períodos de jejum. Portanto, não é uma dieta real, mas um programa alimentar que, em vez de sugerir o quê, indica quando comer. 

Basicamente, permite que o corpo use a sua energia armazenada, queimando o excesso de gordura corporal.

Existem várias recomendações para fazer o jejum, as principais são:

  • Padrão 16/8: Também conhecido como método leangains. Este esquema divide o dia em duas partes: 8 horas de alimentação e 16 de jejum. Pode ser considerado uma extensão do jejum que é feito automaticamente quando se dorme, retirando o pequeno almoço e fazendo a primeira refeição ao meio-dia e depois comendo até as 8 da noite.

  • Dias alternados (5:2): A ideia deste modelo é que durante dois dias por semana reduza a ingestão de calorias para um máximo de 500/600 calorias. Os dias não precisam ser consecutivos e nos restantes dias pode-se comer o que quiser.

  • Eat-stop-sleep: De acordo com este modelo, come-se em dias alternados, uma ou duas vezes por semana.

  • Jejum do guerreiro: Este jejum envolve comer apenas uma refeição por dia, seguindo o padrão de jejum 20/4: 20 horas de jejum, 4 horas por dia para comer.

Em todos os tipos de modelos pode-se ingerir bebidas de baixa caloria, como água, café e chá sem açúcar.

Quais os benefícios do jejum intermitente para o corpo?

O equilíbrio hormonal muda, de modo que o corpo aprende a fazer bom uso das reservas de gordura. Portanto abaixo alguns benefícios dessa prática:

  • Melhora a sensibilidade à insulina, especialmente em combinação com exercícios. Este ponto é muito importante para as pessoas que estão a tentar perder peso porque, se tem baixos níveis de insulina, é mais fácil queimar gordura. Estudos mostram que o excesso de peso pode interferir na capacidade da insulina de baixar os níveis de açúcar no sangue e, como resultado, ela é libertada em maiores quantidades, promovendo ainda mais o acúmulo de gordura.

  • A secreção da hormona do crescimento (HG) aumenta, acelerando a síntese de proteínas para que as gorduras fiquem disponíveis como recurso energético. O que significa que se queima gordura e constrói músculos mais rapidamente.

  • O jejum intermitente, quando feito de maneira correta, também ajuda a prevenir o diabetes tipo 2. Além disso, o corpo aprende a processar os alimentos consumidos durante esse período de forma mais eficiente.

  • De acordo com alguns estudos, o jejum ativa a autofagia, que remove as células danificadas, contribui para a renovação celular e geralmente apoia os processos regenerativos.

 

Jejum intermitente faz perder peso?

Ao saltar refeições, um déficit calórico é criado e, portanto, peso é perdido. Claro, desde que não compense os seus períodos de jejum com alimentos ricos em açúcar ou gordura, já que esse tipo de protocolo não diz necessariamente o que pode ou não pode comer. 

O jejum intermitente não é uma dieta, mas uma estratégia (e até mesmo um estilo de vida para alguns): pode escolher por quanto tempo adotá-lo e quais os alimentos que preferir ingerir fora do jejum.

Os potenciais benefícios do jejum intermitente são muitos e podem ser aproveitados de maneira preventiva ou curativa, associando-o a algumas terapias. 

Para saber outros benefícios do jejum, pode ler o meu artigo: 9 Benefícios do Jejum Intermitente

E agora?

Preenche o formulário para receber todas as atualizações:

Força lá em aplicar estes conceitos. É tempo de Viver Em Alta Performance e adquirir um estilo de vida afirmativo .

Se gostaste, partilha com os teus amigos.

Um forte abraço,

Edu Cirilo

Ah, e não te esqueças

Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações: