Como combater o stress com boas relações humanas na vida

Como diz o professor DeRose, “Com o pretexto da franqueza ou da autenticidade muitas pessoas são indelicadas, o que magoa quem está envolvido no mal-entendido e também quem não está.

Amizades promissoras são rompidas para sempre. Fecundas carreiras profissionais são destruídas. Enormes prejuízos morais e financeiros são contabilizados por causa de uma palavra ou fisionomia que poderia ter sido perfeitamente evitada.”

Para combater o stress, existem ao teu dispor miríadas de técnicas e teorias que quando aplicadas dão resultado com certeza. Mas, qual delas te permite ter um efeito a longo prazo tão eficaz quanto o cultivo das boas relações humanas?

Pode-se afirmar que, sem boas relações humanas, não pode haver Alta Performance e Qualidade de Vida.

Se queres saber mais sobre como combater o stress com boas relações humanas, para obteres resultados com impacto, continua a ler este artigo para leres mais sobre:

• O conceito de relações humanas
  • Uma proposta de boas relações humanas
  • Os 10 mandamentos das boas relações humanas

Gostaste do que vem aí? Aproveita e partilha este artigo sobre boas relações humanas para que mais pessoas possam aproveitar este potencial e combater o stress de forma eficaz.

O conceito de relações humanas

Ao conjunto de interacções que mantêm os indivíduos no seio de uma sociedade dá-se-lhe o nome de relações humanas.

As relações humanas são primordiais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada ser humano, já que graças a estes laços constituem-se as sociedades, quer as mais pequenas (por exemplo, nas aldeias) quer as maiores (nas cidades).

O campo das relações humanas é bastante importante no mundo do trabalho, tendo em conta que se não decorrerem com cordialidade, acabam por prejudicar a produtividade e a eficiência das empresas.

Segundo a Wikipédia, “as relações humanas entre indivíduos têm uma vida própria e peculiar, que ultrapassa as características dos seus componentes e se manifesta não só na relação de um grupo com outro, mas também, e principalmente, nas relações que os membros de um grupo mantêm entre si”.

O que seria para os dias de hoje, uma proposta válida para construires uma vida em Alta Performance de boas relações humanas na atual sociedade?

Uma proposta de boas relações humanas

Começa por assistir à transmissão de uma aula nas conferências High Stakes do motivador Gabriel Goffi. O convidado especial, DeRose, fala sobre as boas relações humanas para uma sala lotada.

DeRose na conferência High Stakes em São Paulo

Há duas formas simples (mas nem por isso fáceis) de iniciar a própria reeducação nas relações do dia a dia, sejam elas profissionais, pessoais ou afetivas. São elas o cultivo da subtileza e a canalização dos impulsos.

A arte de relacionares-te com subtileza vai desde pedires licença antes de entrar, até evitares chamar a atenção do outro se ele advertiu que está ocupado. Podes usar a ferramenta de perceber a pessoa com quem convives: descobrir as suas preferências a compartilhar o espaço físico e moldares-te o melhor que puderes, desde que isso não prejudique a tua própria liberdade.

Já para canalizares um impulso, ou dares um sentido a algo que já adquiriu velocidade, aplica a canalização de emoções ou pensamentos pesados: a resposta não está em não experimentá-los, e sim em dar-lhes um destino produtivo. Aprendes com isso a extrair energia das emoções mais variadas.

Esta é a proposta do DeROSE Method: sublimar, transmutar ou redirecionar os teus impulsos instintivos. É aprender a como conseguires cumprir todas as normas de civilidade, de boa educação, de boas relações humanas, boas maneiras, sem sofreres com isso.

Com a convivência dentro das escolas, os praticantes aprendem através do exemplo como podem resolver situações potencialmente explosivas.

Que tal começares por assumir um compromisso maior de civilidade?

stress-relacionamentos-cirilo-derosemethod

Os 10 mandamentos das boas relações humanas

1 - FALA com as pessoas. Não há nada tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente nos dia de hoje… precisamos mais de sorrisos amáveis;

2 - SORRI sempre para as pessoas, lembra-te que sorrir é um ótimo exercício para os músculos faciais: necessitas de ativar 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir;

3 - CHAMA pelo nome. A música mais suave, para muitos ainda continua a ser o próprio nome;

4 - SÊ AMIGO e prestativo. Se quiseres ter um amigo, sê amigo;

5 - SÊ CORDIAL. Fala e age com toda a sinceridade, tudo que fizeres, fá-lo com todo o prazer;

6 - INTERESSA-TE sinceramente pelos outros. Mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam, também tem valor para ti, de forma expontânea, sem precisar de te envolveres diretamente;

7 - SÊ GENEROSO EM ELOGIAR, cauteloso ao criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros;

8 - PREOCUPA-TE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro amigo: ouvir, aprender e saber elogiar;

9 - APRENDE a considerar os sentimentos dos outros. Existem sempre três lados em qualquer controvérsia: o teu, o do outro, e o que está certo;

10 - PROCURA sempre apresentar um trabalho excelente. O que realmente vale e fica nesta vida é aquilo que fazes e principalmente, como fazes as coisas para os outros.

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.

PROF. CIRILOLIFE COACH

PROF. CIRILO